Padre Hélder nomeado vice-reitor do Seminário

Religião - © Capeia Arraiana (orelha)

O padre Hélder Lopes foi nomeado pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício, vice-reitor do Seminário Maior da Guarda. O sacerdote era responsável desde Agosto de 2008 pela Comunidade da Unidade Pastoral do Planalto do Côa que integra as paróquias de Arrifana do Côa, Badamalos, Bismula, Carvalhal, Rapoula do Côa, Ruivós, Ruvina, Vale das Éguas e Vilar Maior. Foi promotor e dinamizador de cerimónias marcantes – como a paixão de Cristo ou a encomendação das almas – que envolveram centenas de participantes e milhares de espectadores ao longo dos últimos anos. Deixa aos seus paroquianos um legado precioso e único onde se incluem, também, a recuperação de algumas igrejas raianas. O padre Hélder Lopes vai ser substituído pelo padre Daniel José Tomé da Silva Cordeiro.

aar_rogerio_20130810_700x525_13

Transcrição da nota episcopal de D. Manuel Felício com as nomeações para o ano pastoral 2014-2015 na Diocese da Guarda

Publicam-se as nomeações de sacerdotes para diferentes serviços na Diocese e que vão vigorar a partir do início do ano pastoral 2014-15.
Desejo, a propósito, reconhecer e agradecer a generosidade dos nossos padres, mais uma vez manifestada nas mudanças que foi necessário efectuar.
Peço às diferentes comunidades envolvidas nas mudanças que recebam bem os padres que lhes são enviados e àquelas a quem foi pedido para dispensarem os que as serviam que compreendam a necessidade de colocarmos o bem comum da Diocese acima dos interesses e gostos particulares.
Peço também aos grupos de cooperadores pastorais das paróquias e conjuntos de paróquias que aprofundem cada vez mais a colaboração com os seus párocos. Procurem criar-lhes as condições necessárias para eles se poderem dedicar cada vez mais ao que lhes é específico, ou seja, ao anúncio da Palavra, promovendo a evangelização e à celebração da Fé, nas comunidades.
Esforço que vamos considerar prioritário durante próximo ano pastoral é valorizar cada grupo de agentes pastorais no trabalho com o seu pároco.
Que o Senhor abençoe todo o nosso trabalho, por intermédio de Maria Santíssima, no ano pastoral 2014-15.

Nomeações

1. Reverendo Padre Hélder José Tomás Lopes – Vice-Reitor do Seminário Maior.
2. Reverendo Padre Gilberto Joaquim Roque Antunes – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Silva de Castelejo.
3. Reverendo Padre André Manuel Esteves Roque – Pároco da Paróquia de Santo Amaro de Lavacolhos.
4. Reverendo Padre João André Gomes Marçalo – Pároco das paróquias de São João Baptista de Alcaria, Nossa Senhora da Consolação de Peroviseu, São Sebastião da Capinha, São Bartolomeu do Salgueiro e São Sebastião do Escarigo.
5. Reverendo Padre Rui Miguel Manique Nogueira – Pároco de São Pedro «ad vincula» de Casegas.
6. Reverendos Padres Carlos Manuel Dionísio de Sousa e Agostinho do Nascimento Rafael – Párocos in solidum da Paróquia de S. Martinho (Covilhã), sendo moderador o primeiro. O Reverendo Padre Agostinho do Nascimento Rafael cessa as mesmas funções para que estava nomeado na Paróquia de Santa Maria e os Reverendos Padres Fernando Brito dos Santos e Henrique Manuel Rodrigues e Diácono Manuel Nogueira Gonçalves cessam as funções para que estavam nomeados nesta Paróquia de São Martinho.
7. Reverendo Padre Carlos Manuel Dionísio de Sousa – Pároco das paróquias de Santo André de Boidobra e Santa Maria Madalena do Peso.
8. Reverendo Padre Rafael Forjaz Mourão (SJ) – Pároco in solidum com o Reverendo Padre Manuel Freire Lobo Vaz Pato (SJ) da Paróquia de São Pedro (Covilhã), sendo este o moderador.
9. Reverendo Padre Luís Miguel Pardal Freire – Pároco das Paróquias de Manteigas (Santa Maria e São Pedro), São João Baptista do Sameiro, Nossa Senhora da Anunciação de Vale de Amoreira e Santa Maria Maior de Valhelhas.
10. Reverendo Padre Hugo Alexandre Pichel Martins – Pároco das paróquias de Nossa Senhora da Graça de Freches, Nossa Senhora da Calçada de Carnicães e Santa Águeda de Torres; São Miguel da Cogula, Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Vale do Seixo, Nossa Senhora dos Prazeres de Vila Garcia e Espírito Santo dos Falachos.
11. Reverendo Padre Celso Rocha Marques – Pároco das paróquias de São João Baptista da Granja e Nossa Senhora dos Milagres de Moimentinha.
12. Reverendo Padre Manuel Fernando Presa Valente – Pároco da paróquia de Santa Catarina do Reboleiro.
13. Reverendo Padre António Carlos dos Santos Martins – Pároco das paróquias de São Julião de São Gião, São Pedro de Sandomil, São Mamede de Vila Cova de Seia; São Sebastião de Carragosela, São Tiago e São João Baptista de Sabugueiro. É seu cooperador pastoral o Reverendo Padre Jorge Gouveia.
14. Reverendo Padre Daniel José Tomé da Silva Cordeiro – Pároco das paróquias de Nossa Senhora do Rosário da Ruvina, São João Baptista de Ruivós, São Sebastião de Vale das Éguas, Santa Maria Madalena da Rapoula do Côa, Nossa Senhora do Rosário da Bismula, São Bartolomeu de Badamalos e São Pedro de Vilar Maior; director do centro de espiritualidade «D. João de Oliveira Matos», com sede na Casa de Cristo Rei da Ruvina; membro do Secretariado Diocesano da Liturgia.

Nota: O início destas novas responsabilidades pastorais será decido por acordo entre quem deixa e quem assume as mesmas funções, até ao final do mês de Setembro.
Durante o mês de Agosto não se publica a agenda episcopal.
Guarda e Paço Episcopal, 29 de julho de 2014

+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda
:: ::
Aqui deixo o meu reconhecimento pessoal à dinâmica e à qualidade das acções pastorais demonstradas durante os cerca de seis anos em que o Padre Hélder Lopes esteve à frente das paróquias da Comunidade da Unidade Pastoral do Planalto do Côa. Parabéns e o meu bem-haja.
:: ::
jcl (com Diocese da Guarda)

2 Responses to Padre Hélder nomeado vice-reitor do Seminário

  1. Ramiro Matos diz:

    Conheci o Padre Helder numa visita às obras de requalificação da igreja e, desde essa data que percebi estar-se perante um homem bom, culto e dinâmico.
    Não me surpreende assim esta nomeação, e lamentando que o Concelho o perca, desejo-lhe os maiores êxitos nas novas funções para que foi nomeado.

  2. António Alves Fernandes diz:

    Conheci o Padre Hélder Lopes, há uns anos no lançamento do Livro Pater Familias, sobre o meu saudoso Pai, na Bismula, minha Terra Natal. Seguiram-se muitos outros contatos pessoais e fiquei a admirá-lo pela sua simplicidade, disponibilidade, proximidade, dinâmica, e sabedoria,(as suas homilias catequéticas), entre outros atributos. Também lamento a sua saída, mas estes HOMENS, ESTES PADRES, tem de ter horizontes mas largos e vastos, não podem ficar em terras desertificadas…
    No novo trabalho pastoral desejo-lhe as maiores felicidades.

Deixar uma resposta