• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Abitureira • Cultura • História • Livros  /  Máxima Vaz apresenta livro de Madre Paula
Literatura - Capeia Arraiana (orelha)
13 Julho 2014

Máxima Vaz apresenta livro de Madre Paula

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Abitureira, Cultura, História, Livros d. joão v, madre paula, mãe d'água, máxima vaz, patrícia muller 4 Comentários

«Madre Paula – Mulher de Deus, Amante do Rei» é o título do romance histórico da autoria de Patrícia Müller sobre a «paixão proibida» entre o Rei D. João V e uma das mais famosas freiras de Odivelas. «D. João V sempre teve uma predilecção por mulheres bonitas, acumulou paixões e aventuras. Mas Paula Tereza Silva foi o seu grande amor. Permaneceram juntos, secretamente, mais de uma década e chegaram mesmo a ter um filho.» O livro foi apresentado esta quarta-feira, 9 de Julho, pela doutora Maria Máxima Vaz e pelo jornalista Pedro Rolo Duarte no cenário intimista e contemplativo do ventre da Mãe d’Água, às Amoreiras, em Lisboa.

Apresentação do livro Madre Paula - Mãe d'Água das Amoreiras - Patrícia Müller, Pedro Rolo Duarte e Maria Máxima Vaz -  Capeia Arraiana
Apresentação do livro «Madre Paula» na Mãe d’Água das Amoreiras
Maria Máxima Vaz, Patrícia Müller e Pedro Rolo Duarte

O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras é uma espécie de caixa-forte em forma de cubo com fachadas em cantaria de calcário que servia de depósito para as águas provenientes de Belas (Sintra) e de Caneças (Odivelas) através do Aqueduto das Águas Livres. O grande reservatório dos Jardins das Amoreiras, projectado em 1745 e concluído em 1834, foi considerado Monumento Nacional em 1910.
Os troços iniciais do Aqueduto foram construídos durante o reinado do vigésimo-quarto Rei de Portugal, D. João V, o Magnânimo (22-10-1689 a 31-7-1750) e resistiram sem grandes estragos ao Terramoto de 1755. O longo reinado de 43 anos do «Rei-Sol português« foi o mais rico da História de Portugal em consequência da descoberta de ouro no Brasil no final do século XVII.
A intensa vida deste monarca que «sempre teve uma predilecção por mulheres bonitas e acumulou paixões e aventuras» levou-o a reconhecer em documento que só foi tornado público após a sua morte, em 1752, a paternidade a três filhos bastardos. Ficaram conhecidos como os «Meninos de Palhavã» porque habitaram o palácio do marquês do Louriçal que é hoje a residência do embaixador de Espanha em Lisboa.
O decreto real considerava que eram filhos de «mulheres limpas de todo sangue infecto» e pedia ao príncipe herdeiro para favorecer os irmãos.
D. António (1704-1800) era filho de Luísa Inês Antónia Machado Monteiro, doutorou-se em Teologia e foi ordenado cavaleiro da Ordem de Cristo; D. Gaspar (1716-1789) era filho de uma religiosa de Odivelas, Madalena Máxima de Miranda, e chegou a arcebispo primaz de Braga; e D. José (1720-1801) filho da religiosa Madre Paula (retratada no livro) e que exerceu o cargo de Inquisidor-mor. D. António e D. José entraram em conflito com o marquês de Pombal e foram desterrados para o Buçaco em 1760 de onde só regressaram depois da morte de D. José I, em 1777.

Apresentação do livro Madre Paula - Mãe d'Água das Amoreiras - Patrícia Müller, Pedro Rolo Duarte e Maria Máxima Vaz -  Capeia Arraiana
Apresentação do livro «Madre Paula»

Madre Paula – Mulher de Deus, Amante do Rei
Na quarta-feira, 9 de Julho, foi apresentado na Mãe d’Água o livro «Madre Paula – Mulher de Deus, Amante do Rei» da autoria de Patrícia Müller. O espaço do depósito de água no interior do monumento foi pequeno para tantos convidados surpreendendo até as ninfas que fazem dele sua habitação permanente.
O enquadramento literário esteve a cargo do jornalista Pedro Rolo Duarte que não tem dúvidas que a relação entre o Rei D. João e Madre Paula «foi uma paixão correspondida». «A minha mãe frequentou o Instituto de Odivelas e contava que todas as alunas queriam visitar à torre de madre Paula apesar de ser um espaço vazio», recordou o jornalista defendendo que gosta de «rir, sonhar e aprender enquanto leio um livro e a Patrícia dá-nos uma leitura enxuta e visual respeitando e valorizando o pensamento e os diálogos de amante do Rei». «Para mim as cenas de sexo não podem ser descritas de forma patético nem sob a forma de uma comédia e, em nenhum momento, a autora confunde a humildade com a modéstia. A madre Paula é uma imagem de Portugal e dos portugueses.» Pedro Rolo Duarte terminou, em tom de brincadeira, como começou: «A impressão do livro vale o dinheiro do tinteiro.»
A apresentação e enquadramento histórico do livro esteve a cargo da doutora Maria Máxima Vaz que se confessou apreensiva quando lhe foi dada uma prova a ler mas que no final ficou muito satisfeita porque «a Patrícia nunca condenou Madre Paula». «O historiador Borges de Figueiredo ajudou a desmistificar e anular erros de trabalhos históricos pouco rigorosos. A madre Paula entrou no Mosteiro de Odivelas, como noviça aos 15 anos de idade, por vontade do pai, viúvo e ourives de profissão. Um ano depois fez votos perpétuos. O mosteiro recebia meninas da aristocracia e as festas eram uma das principais ocupações das freiras muito dotadas musicalmente e no canto coral e nesse tempo dizia-se que nas missas do mosteiro escutava-se o coro celestial», ensinou perante uma plateia atenta e silenciosa a historiadora. «O rei D. João V conheceu Paula Silva entre os 16 e os 19 anos. O relacionamento durou 13 anos tendo o monarca mandado construir nos terrenos do mosteiro uns aposentos com dois pisos recheados de luxos conhecidos como a Torre de Madre Paula. O oratório e a banheira de prata vieram de Londres e por toda a habitação havia abundância de prata e talha dourada», disse, ainda, Maria Máxima Vaz.
Em breves declarações finais a autora, Patrícia Müller, visivelmente satisfeita com o número de pessoas presentes confessou que tinha sonhado que «na apresentação estavam apenas dois ou três amigos». «Esta mulher existiu. Para o mundo ela era apenas uma freira. Mas para D. João V ela era uma rainha. Tentei que ela não ficasse envergonhada se estivesse aqui.»
:: ::

José Capote, Maria Máxima Vaz, João Martins e Paulo Leitão
José Capote, Maria Máxima Vaz, João Martins e Paulo Leitão

:: ::
jcl

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Feira Terras do Lince em Penamacor
Artigo Seguinte   Património funerário medieval no Sabugal (2)

Artigos relacionados

  • Voto antecipado no Sabugal

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021
  • Orçamento de 25 milhões de euros para 2021 no Sabugal

    Quarta-feira, 13 Janeiro, 2021

4 Comments

  1. Avatar Fernanda Ruth Jacobetty Santos Vieira Responder a Fernanda
    Quinta-feira, 25 Setembro, 2014 às 23:38

    A frase da autora “tentei que ela não ficasse envergonhada se estivesse aqui” demonstra grande sensibilidade. Fiquei com vontade de ler o livro. Parabéns pelo lançamento.

  2. Avatar Maria Máxima Vaz Responder a Maria
    Segunda-feira, 14 Julho, 2014 às 10:28

    Bom dia, António Emídio,

    Frei Pedro de Sá já era muito compreensivo, pois a atitude mais comum era a intolerância e a condenação. Estas mulheres, na sua maioria viam-se privadas da liberdade, da herança e dos afectos familiares, ignoravam a sua vontade, eram afastadas do convívio familiar logo na adolescência e como ocupação davam-lhe a oração, actos litúrgicos e contemplação.
    Continuar a condená-las parece-me uma crueldade.

    Gostei da atitude da autora e das suas palavras – ” tentei que ela não ficasse envergonhada se estivesse aqui”.

    O José Carlos Lages destacou de facto, os aspectos principais do lançamento. Boa reportagem.

  3. Avatar Alberto Pachê Responder a Alberto
    Domingo, 13 Julho, 2014 às 9:56

    O título é mais que sugestivo. Quem melhor que a professora, Maria Máxima, para fazer a apresentação do livro sobre a Madre Paula. Parabéns à autora, Patrícia Muller, parabéns à apresentadora, e parabéns ao JCL, pelas fotos tão elucidativas. Que bom que era fazer-se também uma apresentação do livro na CCS.

  4. António Emídio António Emídio Responder a António
    Domingo, 13 Julho, 2014 às 8:32

    Drª. Maria Máxima Vaz :

    Frei Pedro de Sá, dizia o seguinte : « As freiras são as mais sujeitas às inconstâncias que todas as demais mulheres, porque o corpo preso faz o coração inquieto ».

    Sem dúvida que o amor de D.João V por Madre Paula foi grande, ficou na História, como na história ficou, tendo chegado aos nossos dias muito do luxo da sua « cela » no Convento de Odivelas, tapeçarias, cristais, e outras preciosidades.

    António Emídio

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5159 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Temos cá tudo e tanto (10)
  • A Mimosa
  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • Cogumelos, tartulhos e míscaros...
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)
  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • O Renascimento
  • D. Dinis - Medidas de fomento
  • O assalto ao Capitólio
  • Histórias da memória raiana (6)

Comentários recentes

  • José Carlos Mendes em Temos cá tudo e tanto (10)
  • Mário Antunes em Temos cá tudo e tanto (10)
  • LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA em A Mimosa
  • Joaquim Tenreira Martins - em O assalto ao Capitólio
  • Nélia Santos Martins em Um encontro inesperado

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • Alcínio Vicente
    Seremos um povo de índole conservadora? Alcínio Vicente Terça-feira, 20 Outubro, 2015
  • José Carlos Lages
    Festival «Ó Forcão Rapazes» 2010 (2) José Carlos Lages Quinta-feira, 26 Agosto, 2010
  • José Carlos Lages
    Mensagem de Ano Novo de Cavaco Silva José Carlos Lages Terça-feira, 5 Janeiro, 2010
  • António Alves Fernandes
    Falar de Escutismo António Alves Fernandes Segunda-feira, 9 Fevereiro, 2015
  • José Carlos Lages
    Capeia Arraiana da Casa do Sabugal na Moita José Carlos Lages Segunda-feira, 23 Maio, 2016

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Julho 2014
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« Jun   Jul »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.003.432 hits

Blog Stats

  • 3.003.432 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.