As praias fluviais de Vale do Rossim (Gouveia), Valhelhas (Guarda) e Loriga (Seia) foram distinguidas com qualidade de ouro pela Quercus, num conjunto de 28 praias interiores. O galardão é atribuído às praias cuja água foi classificada de «excelente» nas últimas quatro épocas balneares, precedida de pelo menos «bom» há cinco anos.
A associação ambientalista, com base em informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, identificou este ano 355 praias com qualidade de ouro (mais 19 que no ano anterior), 28 das quais são praias interiores (mais 8 que em 2013).
O concelho com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (com 19 zonas balneares), seguido de Vila Nova de Gaia (18), Vila do Bispo (12), Torres Vedras e Cascais (11).
Os concelhos com maior número de praias interiores com qualidade de ouro são Vinhais (3), Macedo de Cavaleiros, Pampilhosa da Serra, Proença-A-Nova e Vila de Rei (com duas praias cada).
Tal como nos anos anteriores, a Quercus voltou a disponibilizar aos 93 municípios com zonas balneares distinguidas a Bandeira oficial das Praias com Qualidade de Ouro 2014, que pode ser afixada pelas autarquias à entrada das praias galardoadas.
No início de todas as épocas balneares, a Quercus atribui a classificação de «praias com qualidade de ouro» às zonas balneares do país cujas águas apresentem melhores resultados em termos de qualidade.
As praias fluviais do distrito da Guarda distinguidas (Vale do Rossim, Valhelhas e Loriga) mantêm a qualidade de ouro com que já foram distinguidas em 2013.
A avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura, e baseia-se apenas na qualidade da água.
O objectivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos apresentam uma água balnear de qualidade, tendo em conta a classificação da legislação em vigor.
A Quercus disponibilizou a listagem de praias de ouro de 2014 na sua página digital (aqui).
plb (com Quercus)
Leave a Reply