Uma acta história da Misericórdia do Sabugal

Romeu Bispo - Casa do Castelo - © Capeia Arraiana

Com a aproximação dos 500 anos da Misericórdia do Sabugal, que se cumprirão em 2016 pretendemos dar a conhecer algumas actas que constam dos arquivos. Apresentamos uma acta onde em 25 de Agosto de 1906 foi vertido o «Auto de juramento e posse» dos mesários eleitos. À distância de um século encontramos algumas diferenças nos procedimentos, mas é de referir o interesse demonstrado no cumprimento da legalidade e na transparência das decisões tomadas.

Auto de Juramento e posse (de 1906)

Auto de Juramento e posse (de 1906)

Auto de juramento e posse
Ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil novecentos e seis, aos vinte e cinco de Agosto, nesta vila de Sabugal e sala de reuniões da Santa Casa da Misericórdia aonde se achava o cidadão Joaquim José das Póvoas Provedor da mesa transacta, comigo secretário João Celestino da Costa Quintela e que foram também presentes José Gonçalves Ribas, Afonso Dias, José Joaquim Lopes, António Moreira, João António Nabais, António Maria Quadrado, Ismael Augusto da Motta mesários eleitos no dia doze do corrente mês para servirem durante o ano de mil novecentos e seis a mil novecentos e sete, e logo por ele Provedor lhes foi definido juramento nos Santos Evangelhos em harmonia com o compromisso desta irmandade o qual eles receberam e prometeram cumprir e assim ficaram investidos no referido cargo, juramento que também prestei eu secretário e ele Provedor por também havermos sido reeleitos. Em seguida procedeu-se ao escrutínio para se elegerem o novo Provedor, Tesoureiro e Secretário dando o resultado seguinte: Para Provedor foi eleito o cidadão José Gonçalves Ribas, para tesoureiro Afonso Dias e para secretário Joaquim José das Póvoas, os quais tomaram os seus lugares.
De tudo se lavrou esta acta que vai assinada por todos os presentes depois de lida por mim João Celestino da Costa Quintela, a escrevi e assino
José Gonçalves Ribas
Adelino Franco
Afonso Augusto Dias
Ismael Augusto da Motta
Augusto Gonçalves Baltazar
José Joaquim Lopez
Joaquim José das Póvoas

As assinaturas do Auto de Juramento e Posse

As assinaturas do Auto de Juramento e Posse

:: ::
Romeu Bispo (actual vice-provedor da SCM do Sabugal)

Deixar uma resposta