A primeira edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT), a realizar de 1 a 4 de Maio, no Parque do Rio Diz na Guarda, vai contar com a participação de cerca de cem expositores de Portugal e de Espanha. O objectivo do município da «cidade mais alta» é mostrar as «potencialidades turísticas» da região transfronteiriça que vai da Guarda até Salamanca.
«Aumentar o poder de atracção e estimular a economia local» é o objectivo do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, «integrado na opção estratégica definida para o concelho». O autarca, em declarações à agência Lusa, destacou ainda que a adesão dos expositores ao certame constitui «um sucesso e ultrapassa as suas mais ambiciosas expectativas».
Álvaro Amaro admite que «o resultado deste sucesso à entrada» resultará da localização geográfica da Guarda e do facto de a autarquia ter conferido ao evento a designação de ibérica e contará com expositores de Espanha e de Norte a Sul de Portugal.
A feira ocupará uma tenda e o semicoberto existente no parque urbano do rio Diz numa área total coberta de cerca de cinco mil metros quadrados.
Segundo a autarquia, o semicoberto acolherá a área de restauração e de bebidas e um palco (para animação musical e realização de seminários) e a tenda albergará representantes de agências de viagens, hotéis, associações de municípios, termas, empresas de turismo aventura, associações empresariais, entidades de turismo (centro e Porto e norte) e a Diputácion de Salamanca (Espanha), entre outros.
No exterior haverá actividades desportivas e de turismo aventura e estarão instalados empresários do ramo automóvel e representantes de rotas turísticas e de entretenimento.
A programação inclui animação musical e actividades lúdicas e desportivas.
A inauguração está marcada para as 17h00 do dia 1 de Maio com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, segundo a autarquia da Guarda.
A entrada diária no recinto da FIT custará um euro por pessoa e o bilhete para os quatro dias vai custar 2,5 euros.
jcl (com agência Lusa)
Leave a Reply