Portugal – Antes e depois do 25 de Abril

VideoDestaque - © Capeia Arraiana

:: 25 DE ABRIL :: :: O jornalista da TVI, Victor Bandarra, «construíu» em vídeo uma interessante comparação entre o Portugal antes e depois do 25 de Abril de 1974.


Victor Bandarra, jornalista da TVI, fez uma comparação entre o Portugal do antes e depois do 25 de Abril de 1974.
Às 22:55 do dia anterior aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa o jornalista João Paulo Dinis anunciava: «Faltam cinco minutos para as 23 horas. Convosco Paulo de Carvalho com a canção do Eurofestival 1974. «E depois do adeus» foi a senha de partida na madrugada de 25 de Abril de 1974 para os militares revolucionários. Portugal nunca mais foi o mesmo.
Às 00:20 ouvia-se na antena da Rádio Renascença a voz de Zeca Afonso cantando «Grândola, Vila Morena». A revolução estava em marcha.
Às 04:24 a voz do jornalista Joaquim Furtado lia o primeiro comunicado do MFA-Movimento das Forças Armadas: «Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal. Apelamos aos comandos das força militarizadas para que sejam evitados quaisquer confrontos com as forças armadas.»
:: ::
jcl

Deixar uma resposta