Vinhos caseiros de Caria vencem em Belmonte

Vila Belmonte - Capeia Arraiana

Três produtores vinícolas da freguesia de Caria foram os vencedores da 1.ª Prova de Vinhos Caseiros do Concelho de Belmonte. A iniciativa decorreu no domingo, 23 de Março, contou com 28 participantes e foi organizada pela empresa municipal e pela Câmara Municipal de Belmonte.

Prova de Vinhos Caseiros do Concelho de Belmonte - Capeia Arraiana

Prova de Vinhos Caseiros do Concelho de Belmonte

Prova de Vinhos Caseiros do Concelho de Belmonte - Capeia Arraiana

Prova de Vinhos Caseiros do Concelho de Belmonte

A 1.ª Prova de Vinhos Caseiros do Concelho de Belmonte que teve lugar no Museu do Azeite contou com a participação de 28 produtores vinícolas das freguesias do concelho com excepção das Inguias que celebravam a festa da devoção a São José.
A votação final para consagrar o melhor vinho foi feita por escrutínio secreto em que participaram os presentes na iniciativa. Em primeiro lugar classificou-se João Paulo, o segundo lugar foi atribuído a António Querido e o terceiro a José Bernardino, todos da freguesia de Caria.
O presidente da Empresa Municipal de Belmonte, Joaquim Costa, explicou aos presentes que a iniciativa, inédita, visou «promover os produtos da terra numa região onde muitos agricultores produzem vinhos de qualidade e sensibilizar a população para a importância dos produtos genuínos do concelho e ajudar também na sua promoção, divulgação e escoamento».
O autarca evidenciou a «genuinidade dos produtos agrícolas e agro-pecuários do concelho e a sua qualidade», destacando «a importância que o sector tem na economia regional».
«Temos vinhos caseiros com grande qualidade como temos outros produtos da terra também com grande qualidade. Há que incentivar e motivar os produtores e divulgar estes recursos que também pode ter um peso económico significativo, contribuindo para o seu escoamento», disse o presidente da Empresa Municipal de Belmonte.
A primeira edição da Prova de Vinhos Caseiros do Concelho de Belmonte foi também um momento de convívio e de festa com a animação por grupos de concertinas, bombo, cavaquinho e cana, um lanche regional à base de «coisas tradicionais da terra» onde não faltou vinho, doçaria, enchidos e queijo.
A iniciativa da empresa municipal e da Câmara Municipal de Belmonte serviu também de pretexto para que o Museu do Azeite pudesse ser conhecido pelos participantes e visitantes.
:: ::
Os vinhos da região de Caria (e Belmonte) têm vindo a acumular prémios a nacional e internacional. Destaque para os nectares produzidos na Quinta dos Termos e na Adega Cooperativa de Belmonte onde «nasce» o «doispontocinco», vinho oficial da Confraria do Bucho Raiano do Sabugal.
:: ::
jcl (com Gabinete de Comunicação da C.M.Belmonte)

2 Responses to Vinhos caseiros de Caria vencem em Belmonte

  1. Eunice Santos diz:

    Permita-me apenas fazer uma correcção ao seu texto. O doispontocindo não pertence à Adega Cooperativa de Belmonte, pois a mesma não existe. O que existe é uma sociedade designada por 2.5 Vinhos de Belmonte Lda, situada na vila de Caria.

    • jclages diz:

      Muito obrigado pela correcção. Aliás aproveito para desejar os maiores sucessos vinícolas à 2.5 Vinhos de Belmonte, Lda, situada na vila de Caria do meu respeitoso amigo e empresário Senhor Manuel Gouveia.

Deixar uma resposta