O Comando Territorial da GNR da Guarda comunicou que a operação «Carnaval 2014» apresentou resultados similares aos da operação realizada em 2013, registando-se o mesmo número de acidentes, não houve mortes nem feridos graves, registando-se apenas um aumento nos feridos ligeiros.

A operação teve por alvo a circulação nas estradas entre os dias 28 de Fevereiro e 4 de Março, com uma atenção especial para as vias mais críticas e que conduziam aos locais onde tradicionalmente ocorrem festividades carnavalescas.
Comparativamente à operação «Carnaval 2013», registou-se o mesmo número de acidentes (26) e não se registaram vítimas mortais ou graves. Já no tocante à sinistralidade leve, registaram-se nove feridos ligeiros (mais três que em 2013).
Foram fiscalizados nas estradas do distrito da Guarda 1.014 condutores, tendo sido detidos 16, dos quais 12 por condução com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,20 gramas por litro, e três por falta de habilitação legal para o exercício da condução. Foi controlada a velocidade a 2.839 veículos, dos quais 64 circulavam em excesso de velocidade.
Contabilizaram-se 161 contraordenações de diverso âmbito, nomeadamente 12 por excesso de álcool, duas por utilização de telemóvel no exercício da condução, três por falta de inspeção periódica obrigatória.
A operação envolveu um efetivo de todos os Destacamento Territoriais e Trânsito, que de forma coordenada levaram a cabo ações de caráter preventivo, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, regular o trânsito e garantir o apoio a todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança.
plb
Leave a Reply