Sabugal e Penamacor planeiam criar o Linx Park

Lince da Malcata - © Capeia Arraiana

Linx Park é o nome do projecto conjunto das Câmaras Municipais do Sabugal e de Penamacor com vista à criação do primeiro parque europeu de turismo sustentável transfronteiriço.

Lince - Reserva Nacional Serra Malcata - Capeia Arraiana

Lince Ibérico – Reserva Nacional Serra Malcata

As Câmaras do Sabugal e Penamacor pretendem criar o primeiro parque europeu de turismo sustentável transfronteiriço do património – o Linx Park.
O projeto deverá ser candidatado aos fundos do próximo quadro comunitário e já se encontra em fase de adjudicação de estudo. Esse trabalho prévio pretende delinear qual a melhor forma para avançar com o Lince Parque, o que, à partida, deverá ser feito em conjunto com as localidades vizinhas de Espanha.
O Linx Park foi apresentado durante a visita realizada ontem, 26 de Fevereiro, por Miguel de Castro Neto, secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza à Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM).
Durante o encontro, Miguel de Castro Neto ficou também a conhecer o novo projeto intermunicipal. No âmbito da visita governamental, os presidentes das Câmaras do Sabugal e de Penamacor aproveitaram também para recordar uma reivindicação antiga que se prende com a gestão conjunta da RNSM. O objetivo é que tal permita um maior aproveitamento do espaço, designadamente em termos desportivos e turísticos, salvaguardando a preservação da natureza. «Apresentámos o plano de ordenamento de território em termos da área cinegética para a RNSM, que pressupõe uma colaboração de gestão com o Instituto da Conservação da Natureza Florestal, que já nos deu alguma luz verde para que possamos avançar para uma gestão municipal», esclareceu o presidente da Câmara de Penamacor. António Luís Beites mostrou-se convicto de que «nos próximos tempos poderá haver uma colaboração muito mais aberta, activa e proactiva em prol deste território», sublinhou.
O secretário de Estado confirmou «a colaboração futura» mas remeteu para o Conselho Estratégico da RNSM a promoção das «alterações necessárias» para que os parques naturais deixem de ser vistos como elementos que carregam um conjunto de restrições». «É no âmbito do conselho estratégico que é feita a identificação, caso a caso, dos problemas e dos desafios. Será nesse âmbito que serão construídos os caminhos para responder às questões colocadas, mas há toda a abertura para sejam colocadas todas as possibilidades», afirmou. Miguel de Castro Neto ressalvou que «obviamente, há decisões que podem ser favoráveis ou desfavoráveis».
jcl (com agência Lusa)

One Response to Sabugal e Penamacor planeiam criar o Linx Park

  1. Finalmente, JCL. Mas será que estou a ler bem? Vejo nesta tua peça duas realidades contraditórias que apanhaste bem:
    1. Vontade dos autarcas;
    2. Hesitação e até meias-tintas do governante.
    Espero estar enganado!
    Obrigado por teres apanhado o essencial para nós.

Deixar uma resposta