Escola da Fé no Colégio Cristo Rei na Ruvina

Religião - © Capeia Arraiana (orelha)

O Centro de Espiritualidade Cristo Rei da Ruvina, no Sabugal, iniciou em 2014 a actividade «Escola da Fé» que decorre às quartas-feiras à noite sob a coordenação do padre Hélder Lopes. O primeiro encontro de 2014 contou com a presença do rabino Elisha Salas.

Colégio Cristo-Rei, Ruvina, Sabugal - Foto: Raul Sanches

Colégio Cristo-Rei, Ruvina, Sabugal (foto: Raul Sanches)

A Escola da Fé no Centro de Espiritualidade Cristo-Rei da Ruvina é coordenado pelo padre Hélder Lopes.
Em declarações ao jornal «A Guarda» o responsável pelo Centro informou que «o convite surgiu por ocasião da comemoração dos 69 anos da libertação dos campos de concentração nazis, aniversário celebrado a 27 de Janeiro».
«O rabino falou da história do povo hebreu, realçou o papel dos patriarcas e percorreu a história até aos nossos dias» apresentando «algumas festas, tradições, hábitos, preceitos, símbolos e orações dos judeus» e ensinando «algumas expressões hebraicas», esclareceu o padre Hélder.
Elisha Salas abordou, igualmente, o tema «da constituição do Estado de Israel, dos problemas com a Palestina e com os povos do médio oriente» e terminou a conferência apresentando «a experiência da comunidade judaica de Belmonte».
A propósito deste depoimento «ficou marcada uma visita de estudo, dos participantes na Escola da Fé, a Belmonte, para conhecerem a sinagoga, o cemitério judaico, o museu judaico, a judiaria e a comunidade», refere a notícia publicada no semanário regional A Guarda.
A Escola da Fé, que vai no segundo ano lectivo lecciona um curso básico de Teologia destinado a leigos do arciprestado do Sabugal estando o curso dividido por módulos mensais como explicou o padre Hélder Lopes: «Na primeira semana debatem-se os documentos do Concílio Vaticano II; na segunda semana a Sagrada Escritura; na quarta semana há um professor convidado e na terceira e quinta semana trata-se outra área da Teologia à escolha.»
jcl (com Ecclesia)

Deixar uma resposta