Um grupo de sabugalenses quer avançar com o projeto da criação da Associação dos Antigos Alunos da Escola Secundaria do Sabugal, que será apresentado publicamente no Auditório Municipal do Sabugal, no dia 1 de Fevereiro, sábado, pelas 17 horas.

«Fortes razões fazem fortes ações»: é este um dos lemas essenciais para que algo seja feito. Neste país, em que tudo foge do interior, é preciso ter iniciativas de apelo aos jovens. É preciso ligar todas as pessoas às suas origens, alimentar as raízes que nos ligam à nossa terra natal, para que estas não enfraqueçam ou desapareçam. É por estes motivos e muitos outros que nos surgiu a ideia da criação de uma Associação de Antigos Alunos do Agrupamento de Escolas do Sabugal, onde se pensa realizar ações concretas para fortalecer a união e a cooperação entre as pessoas do concelho do Sabugal e apoiar os alunos do agrupamento de Escolas do Sabugal.
Objetivos:
– Desenvolver e estreitar, segundo os princípios do associativismo, as relações de solidariedade entre os antigos alunos do agrupamento de Escolas do Sabugal;
– Contribuir para o prestígio do Agrupamento de Escolas do Sabugal e para o seu contínuo desenvolvimento como instituição educacional;
– Cooperar com o Agrupamento e com os atuais alunos;
– Incentivar e promover a cidade do Sabugal.
Ações:
– Convívio Anual de antigos alunos;
– Cartão de Sócio da Associação com descontos em produtos/serviços regionais/locais (a desenvolver mais tarde protocolos com empresas/lojas/espaços/clínicas…);
– Organização de um banco de testes/ resumos/ apontamentos/ trabalhos/ relatórios, para facilitar a vida dos atuais alunos do Agrupamento de Escolas do Sabugal;
– Organização de um Fórum que consistiria em: exposição/apresentação de universidades e escolas profissionais; apresentação / divulgação de profissões e outros temas relativos a empregos e ao mundo do trabalho; consultas de psicologia/orientação vocacional…
Isto é o início de um projeto para o qual se requer uma equipa empenhada e determinada em reforçar os laços que ligam cada um de nós a este maravilhoso concelho do Sabugal, uma equipa trabalhadora, pois nada se faz sem esforço. Como tudo na vida, no início será difícil, mas temos a consciência de que é urgente agir para elevar o nome do nosso concelho e do Agrupamento de Escolas do Sabugal. Terminamos, repetindo: «Fortes razões fazem fortes ações».
Rita Rito
Acho esta ideia muito positiva! A participação cívica dos nossos Jovens é necessária e determinante. Desejo o maior sucesso à iniciativa em prol de uma nova dinâmica do nosso Concelho. Espero que possa ser mobilizadora de muitos e bons Valores que passaram pelo Agrupamento do Sabugal.