«Poetando» é a coluna de Manuel Leal Freire no Capeia Arraiana, na qual aos domingos vai publicando poemas inéditos, cada um dedicado a uma aldeia do concelho do Sabugal. Nesta edição o escritor e poeta dedica um soneto à Ponte de Sequeiros, na freguesia de Valongo do Côa.

PONTE DE SEQUEIROS
Ponte de SequeirosAli passou Aníbal fero barca
Jurando contra Roma eterno ódio
Ali o Júlio César se demarca
De Crasso, de Pompeu, e mais de Clódio
Os ciclos que a história já abarca
Declínio acentuado ou alto pódio
Ali deixaram imperecível marca
Gravando em dura pedra um episódio
Fronteira entre Leão e Portugal
Exibe bem claro ainda o sinal
Vigia para tratos aduaneiros
A Roma os caminhos todos tendem
Proclamam os que os símbolos entendem
Que o Tibre inveja a Ponte de Sequeiros
«Poetando», Manuel Leal Freire
Acho que não vale a pena discutir a pertença da Ponte de Sequeiros porque, pessoalmente, considero-a monumento nacional e um dos mais lindos que já vi, olhando ao seu enquadramento. Devo dizer que, nos anos entre 94 e 96, não recordo a data exacta, quando me encontrava à frente do Agrupamento de Escuteiros do Sabugal, encontramos, debaixo de um dos penedos do leito do rio, uma pedra que encimou um dos arcos que faziam parte das portas da dita fronteira, gravada com uns caracteres romanos que, obviamente, não soube traduzir. Com muitíssimo esforço conseguimos subi-la para junto do caminho, mas já não conseguimos carregá-la no carro, pelo que a deixamos escondida?… detrás de um outro rochedo. Poucos dias depois participei este achado ao Sr. Engenheiro Fernando Curado, que imediatamente disponibilizou uma carrinha para transportar a pedra mas, ao chegarmos ao local, esta já tinha desaparecido. Lamentei e lamento e perda dessa pedra porque seria mais um testemunho da história da nossa ponte.
A ponte de Sequeiros segundo os escritos Católicos e civis antigos é pertença da ex. Freguesia de Badamalos, também se pode ver por aqui, http://goo.gl/maps/CDle5 : Valongo do Côa não tem qualquer ligação em termos de Freguesia com a Ponte de Sequeiros pois limite de Badamalos acaba já depois da ponte, esta só tem ligação com Badamalos, Cerdeira, e Seixo