Ano 2013 em retrospectiva

O ano que agora finda ficou marcado, a nível regional, pelas eleições autárquicas, que tiveram por grande novidade o fim do domínio socialista na câmara da Guarda. Mas houve outros acontecimentos localmente relevantes, como os encerramentos do Raihotel, da Casa do Castelo e da rádio Star FM, o fim da comarca do Sabugal e a polémica à volta das obras de requalificação na Praça da República. A nível mundial o grande acontecimento do ano foi a morte de Nelson Mandela, que comoveu o mundo e gerou actos de homenagem muito participados e mediatizados. Veremos seguidamente que acontecimento marcou cada mês do ano 2013.

JANEIRO
Encerramento do Raihotel

A notícia do fecho do Raihotel, empreendimento turístico de referência no Sabugal, marcou o início do ano, fazendo antever a agonia do já muito fraco sector do turismo no concelho, num ano de crise económica e social. O empresário Manuel Joaquim Rito ainda tentou encontrar uma solução através da venda ou trespasse mas não apareceram interessados para a unidade hoteleira que deixou de ser economicamente rentável.

RaiHotel - Sabugal - Capeia Arraiana

RaiHotel – Sabugal

FEVEREIRO
Confraria do Bucho realizou Capítulo nos Fóios

No dia 9 de Fevereiro, sábado de Carnaval, a aldeia onde nasce o rio Côa, os Fóios, recebeu o IV Capítulo da Confraria do Bucho Raiano que juntou à cerimónia de entronização dos novos confrades, momentos de reflexão, homenagem a personalidades e animação musical, tudo terminando num fabuloso almoço de bucho em que participaram mais de 200 convivas. Destacou-se a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e do Chefe de Estado-Maior do Exército, general Pina Monteiro – ambos agraciados com as insígnias de honra da confraria.

Foto de família no cruzeiro dos Fóios

Foto de família no cruzeiro dos Fóios

MARÇO
António José Seguro no Sabugal

Em ano de eleições autárquicas o secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, esteve em Aldeia de Santo António, concelho do Sabugal, onde falou com populares e visitou o lar de idosos da localidade. A comunicação social que acompanhava o líder do PS deu expressão à visita e às suas preocupações com o isolamento crescente do Interior de Portugal

António José Vaz, Nuno Mota e António José Seguro - Aldeia Santo António - Sabugal - Capeia Arraiana

António José Vaz, Nuno Mota e António José Seguro – Aldeia Santo António – Sabugal

ABRIL
Pinharanda Gomes homenageado no Porto

«A Obra e o Pensamento de Pinharanda Gomes» foi o tema do colóquio que decorreu no dia 9 de Abril no Auditório Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, organizado pelo Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e pelo Instituto Luso-Brasileiro de Filosofia. O significado e valor da obra do filósofo e ensaísta Pinharanda Gomes esteve em discussão em dois painéis – «Entre filosofia e cultura» e «Entre filosofia e teologia» – onde participam, entre outros, João Bigotte Chorão, Miguel Real e Renato Epifânio.

A Obra e o Pensamento de Pinharanda Gomes - Capeia Arraiana

A Obra e o Pensamento de Pinharanda Gomes

MAIO
Obras no Sabugal envoltas em polémica

A requalificação do largo do chafariz, na Praça da República, em pleno coração da cidade do Sabugal, causou forte polémica. O projecto, que não foi colocado à discussão pública, ainda que a obra tivesse lugar no centro histórico e administrativo da cidade, gerou inúmeras críticas, nomeadamente nas redes sociais. Depois do abate indevido das árvores centenárias e do plantio de medronheiros em sua substituição, a colocação de um novo pavimento não foi do agrado geral.

O lancil de granito escuro polido fica acima dos degraus do chafariz

O lancil de granito branco polido fica acima dos degraus do chafariz

JUNHO
Vila Franca de Xira recebeu Capeia Arraiana

A 35ª Capeia Arraiana organizada pela Casa do Concelho do Sabugal teve lugar no dia 1 de Junho, na Praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca de Xira. A tourada do forcão rumou de novo a um concelho vizinho de Lisboa, para onde várias dezenas de autocarros levaram muitos sabugalenses do concelho onde confraternizaram e assistiram ao espectáculo numa manifestação de irmandade raiana que se repete anualmente.

Cartaz Capeia Arraiana - Casa Concelho Sabugal - Vila Franca Xira - Capeia Arraiana

Cartaz da XXXV Capeia Arraiana da Casa do Concelho do Sabugal em Vila Franca Xira

JULHO
A comarca do Sabugal foi extinta

No dia 29 de Julho a Assembleia da República aprovou a Lei da Organização do Sistema Judiciário, que criou a Comarca da Guarda, com sede nesta cidade, a ela circunscrevendo todos os Municípios do Distrito, incluindo naturalmente o Sabugal. Acaba assim a comarca do Sabugal e o tribunal ficou condenado a passar a mera secção de proximidade, apta a receber e expedir documentos, mas sem magistrados adstritos. A Justiça fica mais longe do cidadão sabugalense.

Tribunal do Sabugal - Capeia Arraiana

Tribunal do Sabugal foi julgado e condenado à extinção

AGOSTO
Volta a Portugal em Bicicleta no Sabugal

O ciclista Alejandro Marque (OFM/Quinta da Lixa) venceu o contrarrelógio Sabugal–Guarda da penúltima etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, chegando assim à liderança da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros, consagrando-se vencedor no dia seguinte. A cidade do Sabugal recebeu a Volta pelo terceiro ano consecutivo.

O vencedor da etapa - Alexandro Marque

O vencedor da etapa – Alexandro Marque

SETEMBRO
PS perde Câmara da Guarda

Pela primeira vez na história do poder local democrático português o PS não venceu umas eleições autárquicas no concelho da Guarda. Ao arrepio da onde rosa que invadiu as autarquias portuguesas nas eleições de 29 de Setembro, na Guarda os Socialistas perderam o seu valioso bastião para o PSD, ficando a Câmara sob a presidência de Álvaro Amaro, que protagonizou uma viragem a que foi dada larga repercussão nacional.

1376473_712521528762674_1103027789_n

OUTUBRO
Cunha Rasteiro agraciado em Espanha

O Tenente-Coronel Cunha Rasteiro ilustre oficial do Comando territorial da Guarda da GNR foi condecorado pela Guardia Civil espanhola com a Cruz da Ordem de Mérito, tendo recebido a distinção numa cerimónia pública realizada em Salamanca. O oficial sabugalense foi agraciado tendo em conta as suas qualidades na acção que vem desenvolvendo na área fronteiriça.

Cunha Rasteiro (à direita) entre os demais homenageadados - foto do «Diádio de Salamanca»

Cunha Rasteiro (à direita) entre os demais homenageados (foto: Diário de Salamanca)

NOVEMBRO
Américo Rodrigues demitido do TMG

O director artístico do TMG-Teatro Municipal da Guarda, Américo Rodrigues, foi demitido pelo novo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro. Responsável pela programação do TMG desde 2005, Américo Rodrigues foi demitido por telefone quando pretendia dar uma conferência de imprensa para explicar o preço de um espectáculo que a Câmara encomendara ao TMG. A demissão foi muito contestada e Álvaro Amaro foi acusado de autoritarismo e sectarismo.

Apresentação do livro de Américo Rodrigues na Fábrica de Braça de Prata em Lisboa - Abril de 2009 - Capeia Arraiana

Apresentação do livro de Américo Rodrigues na Fábrica de Braça de Prata em Lisboa – Abril de 2009

DEZEMBRO
Rádio Star FM Sabugal acaba a emissão

A Star FM Sabugal (96.8 FM para a região raiana) chegou ao fim quase no final do ano. A frequência (que já teve diferentes nomes) passou por vários processos «evolutivos». Nesta fase terminal os noticiários obrigatórios por Lei para uma rádio local eram «feitos» a partir de Lisboa pelo telefone numa clara tentativa de optimização de recursos. Para o futuro os sabugalenses vão contentar-se com uma rádio (M80) que transmite música dos saudosos tempos de há 20 e 30 anos atrás.

Star FM Sabugal - Capeia Arraiana

Star FM Sabugal – 96.8 FM – The End

plb

One Response to Ano 2013 em retrospectiva

  1. Jose Morgado diz:

    Na minha opinião o acontecimento mais positivo, foi a passagem da Volta a Portugal em bicicleta pelo Sabugal e o mais negativo a extinção da Comarca do Sabugal. No computo dos eventos, nos doze meses,, o peso dos negativos é mais marcante e mexe mais com a vida dos sabugalenses residentes do que os positivos. Votos de que para o Novo Ano, se inverta esta tendência. Boas Festas para os leitores do Capeia e para a generalidade de todos os sabugalenses.
    Zé Morgado.

Deixar uma resposta