Sapinho em foco no Festival de Cinema da Feira

Cinema - © Capeia Arraiana

A obra do realizador sabugalense, Joaquim Sapinho, estará em destaque no 17.º Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira. O certame, que decorre entre os dias 1 e 8 de Dezembro, fará uma retrospectiva dos filmes do cineasta raiano como, por exemplo, «Deste lado da ressurreição», «Mulher Polícia» ou «Corte de Cabelo».

Cinema - Joaquim Sapinho - Capeia Arraiana

Cinema – Joaquim Sapinho – Capeia Arraiana

No 17º Festival de cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, iniciado no dia 1 de dezembro e que se prolongará até ao dia 8 de dezembro, Joaquim Sapinho será o realizador em foco, através de uma retrospectiva integral dos seus filmes, onde serão projetadas obras como «Deste lado da ressurreição», «Corte de Cabelo», «Mulher Polícia» ou «Julião Sarmento».
Américo Santos, director do Festival Luso-Brasileiro, explica ao jornal «Público» as escolhas: «Joaquim Sapinho é um cineasta que afirma muito a questão da portugalidade e este ano é ideal para fazermos uma retrospectiva deste género. Pedro Costa, a quem dedicámos um programa na primeira edição, é um cineasta que nos interessa e o debate é uma forma de trazer a palavra para o Festival.»
Também em foco, na secção «Sangue Novo», dedicada a cineastas emergentes, está Patrick Mendes, que terá cinco trabalhos apresentados no evento, enquanto José Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata fazem parte do programa especial, estando marcada a exibição de «O Corpo de Afonso», «Mahjong» e «Allegoria Della Prudenza».
Finalmente, uma nota para a presença no último dia do certame do cineasta Pedro Costa, que participará num debate moderado pelo jornalista José Miguel Gaspar e organizado sob as perspectivas da critica, do realizador e da sua família cinematográfica (técnicos, atores, etc.). A fechar o festival terá lugar a cerimónia de entrega dos prémios do festival e é exibido «Olho Nu» uma obra que já passou pelo «doclisboa» e que parte de um conjunto de imagens e sons reunidos por Ney Matogrosso.
Ao longo dos oito dias do festival, serão exibidas obras de realizadores como João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, Kleber Mendonça Filho, Joaquim Pinto, Patrick Mendes, entre outros.
:: ::
Exibição das obras de Joaquim Sapinho
Quinta-feira, dia 5, 18:00 – «Mulher Polícia» (2003) 84’
Sexta-feira, dia 6, 18:00, «Deste Lado da Ressurreição» (2012) 113’
Sábado, dia 7, 00:00, «Corte de Cabelo» (1995) 91’
Domingo, dia 8, 17:30, «Diários da Bósnia» (2005) 82’
Domingo, dia 8, 19:00, «Julião Sarmento» (1994) 60’
:: ::
Portal oficial do Festival. Aqui.
:: ::
jcl

Deixar uma resposta