Fim-de-semana cheio!

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

O próximo fim-de-semana, de 9 e 10 de Novembro, será recheado, no concelho do Sabugal, com um conjunto de acontecimentos que justificam a participação de todos.

Joaquim Leal (grão-mestre) e Manuel Leal Freire (confrade de honra) da Confraria do Bucho Raiano - Março de 2011

Joaquim Leal (grão-mestre) e Manuel Leal Freire (confrade de honra)
Confraria do Bucho Raiano – Março de 2011

1 – A justa homenagem
Dia 10 de Novembro comemora-se o dia do Concelho, oportunidade para que o Município reconheça publicamente a valia de alguns sabugalenses.
E é da máxima justiça que nesse dia se reconheça o mérito cultural do nosso conterrâneo dr. Manuel Leal Freire.
É também da máxima justiça que, publicamente, se reconheça o valor dos trabalhadores do Município com 15, 25 e 35 anos de serviço, bem como dos que recentemente se aposentaram.
Mas esta cerimónia vai ficar marcada sobretudo pela imposição da medalha de mérito cívico aos anteriores Presidentes de Junta das Freguesias de Aldeia da Ribeira, Baraçal, Foios, Lomba, Penalobo, Quintas de São Bartolomeu, Sabugal, Vale das Éguas, Vale Longo, Vila do Touro e Vilar Maior, os quais, não puderam recandidatar-se por terem mais de três mandatos.
Andaram bem os vereadores do Partido Socialista quando apresentaram esta proposta em reunião do executivo municipal; andou bem o executivo quando aprovou a proposta; e andou bem a Assembleia Municipal quando ratificou esta proposta.
Como tive oportunidade de afirmar na sessão extraordinária de 26 de julho, esta distinção mais não faz do que formalizar o reconhecimento do mérito que os eleitores destas freguesias sucessivamente já lhe haviam reconhecido no momento do voto.
Foram sabugalenses que deram o seu melhor em defesa dos seus fregueses, em quem as populações confiavam e, por isso, lhes era devida a medalha de mérito cívico do Município.
Acredito que muitos habitantes dessas freguesias vão marcar presença na cerimónia a realizar às 10 horas da manhã no Auditório Municipal.

2 – IV Mostra de Doces e Compotas em Sortelha
Durante todos os fins de semana do mês de novembro decorre em Sortelha esta mostra de doces e compotas que merece uma visita e, sobretudo, a prova e a compra das delícias que ali se encontram em exposição.
E porque não no sábado, dia 9 ou no domingo após a sessão solene, uma deslocação à nossa aldeia histórica?

3 – A feira anual de São Martinho no Casteleiro
É no dia 10 deste mês esta feira tão antiga, onde para além de se poder «enfeirar» alguma coisa, há sempre a oportunidade de partilhar o magusto e provar a jeropiga…

:: ::
ps1. O Sabugal era na sexta-feira passada uma cidade diferente, pois cheia de gente que, apesar de ter deixado de ser feriado (quem terá sido o padre, bispo ou papa que tentou matar esta tradição tão antiga?), se deslocou para honrar os seus mortos e, no simbolismo de um ramo de flores, significar toda a saudade e mágoa que sentem. Ali estive também acompanhando a minha mãe ao cemitério onde o meu pai foi enterrado.
ps2. Durante esta curta visita, fui informado que a Modache teria fechado ou iria fechar. Não pude confirmar esta informação mas, se assim for, é mais uma machadada no escasso tecido empresarial sabugalense.
ps3. Uma Comissão, por certo recheada de especialistas de elevado renome de toda a Europa, reuniu durante três anos para a elaboração de uma norma europeia que vai mudar a vida de todos nós. Após trabalhos demorados e, acredito, recheados de intervenções e contribuições de elevado nível, a referida comissão estabeleceu as normas a que devem obedecer os autoclismos nas casas de banho dos europeus! Não é, pasme-se, anedota!… A partir de agora os autoclismos devem ter capacidade máxima de 5 litros e permitirem uma meia descarga de 3 litros! Três anos a «mamarem» à custa de todos os contribuintes da União Europeia é obra!…
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

One Response to Fim-de-semana cheio!

  1. António Alves Fernandes diz:

    Prestar homenagem ao Bismulense Manuel Leal Freire é um ato de dignidade, de respeito e de justiça, que peca por tardia.

Deixar uma resposta