Das eleições (3) – Assembleias de Freguesia

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

Debruço-me hoje sobre os resultados eleitorais para as Juntas de Freguesia.

O PSD conquistou as Juntas de Águas Belas, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha, Baraçal, Bendada, Cerdeira, Malcata, Nave, Quintas de São Bartolomeu, Rapoula do Coa, Vale de Espinho, Vila Boa, Vila do Touro, União de Freguesias de Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos, União de Freguesias de Lajeosa e Forcalhos (tendo o PS ganho na Lajeosa), União de Freguesias de Ruvina, Ruivós e Vale das Éguas e União de Freguesias de Seixo do Coa e Vale Longo.
Por sua vez, o PS ganhou as freguesias de Bismula, Foios, Quadrazais, Rebolosa, Rendo, Sortelha, União de Freguesias de Pousafoles do Bispo, Pena Lobo e Lomba, União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Sto António (tendo uma lista independente ganho em Aldeia de Sto António) e União de Freguesias de Santo Estêvão e Moita (com o PSD a ganhar em Santo Estêvão).
Nas freguesias de Aldeia da Ponte, Alfaiates, Casteleiro e Soito a vitória foi para listas independentes.
As maiores vitórias registam-se no Casteleiro (89,6%), Rebolosa (79,63%), Baraçal (74,05%), Alfaiates (73,85%) Aldeia da Ponte (73%), Sortelha (72,22%), Quadrazais (70,41%), e União das Freguesias de Ruvina, Ruivós e Vale das Éguas (70,33%).
Entre 2009 e 2013, O PSD “rouba” ao PS, na votação para as Assembleias de Freguesia, as freguesias de Águas Belas, Aldeia de Sto António, Nave e Vale de Espinho.
Em sentido contrário, o PS “rouba” ao PSD as freguesias de Foios, Lajeosa, Penalobo, Pousafoles do Bispo e Rendo.
Registe-se ainda variações significativas entre as votações para as Assembleias de Freguesia e para a Câmara Municipal dos dois partidos.
Assim, o PSD regista melhores votações para as Assembleias de Freguesia que para a Câmara em Águas Belas, Aldeia do Bispo, Aldeia da Ribeira, Aldeia de Sto António, Aldeia Velha, Badamalos, Baraçal, Bendada, Cerdeira, Foios, Forcalhos, Lajeosa, Malcata, Nave, Quintas de São Bartolomeu, Ruivós, Vale das Éguas, Vale de Espinho, Vale Longo, Vila Boa, Vila do Touro e Vilar Maior.
No que diz respeito ao PS, as votações para as Assembleia de Freguesia são superiores em Águas Belas, Bismula, Foios, Lajeosa, Lomba, Nave, Pena Lobo, Pousafoles do Bispo, Quadrazais, Rapoula do Coa, Rebolosa, Rendo, Ruvina, Sabugal, Seixo do Coa, Sortelha, Vale de Espinho e Vale Longo.

PS: Amanhã, dia 18 ás 16H00 realiza-se no Auditório Municipal a tomada de posse dos cidadãos sabugalenses eleitos para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal.
São, no total, 68 mulheres e homens por quem vai passar a gestão do Município.
Das suas decisões depende, em muito, o futuro do Concelho do Sabugal.
Por isso seria ótimo ver aquele Auditório cheio de sabugalenses que, com a sua presença, dessem ainda mais dignidade e importância a este ato.
Os eleitos devem perceber, desde o primeiro momento, que os sabugalenses estarão atentos aos seus atos e às suas decisões.
Acredito que esse é o sentimento dos que vão tomar posse e que, quando prestarem o seu juramento, o estarão a fazer com o sentido da responsabilidade que assumem perante todos, mas também com a vontade de tudo fazer pelo bem do Concelho e das suas gentes.
Cabendo-me dar posse aos novos eleitos, esta será também a minha última atividade enquanto presidente da Assembleia Municipal do Sabugal.
Saio com a certeza de que tudo fiz para defender o meu Concelho e para dignificar a Assembleia Municipal.
Saio com a certeza de que todos os membros da Assembleia tiveram a mesma atitude e de defesa do Concelho e de dignificação da Assembleia.
Permito-me agradecer publicamente ao Dr. Teles que, sessão após sessão, ali demonstrou de forma exemplar a sua cidadania, nunca deixando de utilizar o período de intervenção do público para questionar o Executivo Municipal sobre problemas reais da nossa terra.
Saio, mas continuarei a lutar pela construção de uma alternativa para transformar o Concelho do Sabugal num território competitivo e atrativo para nascer, crescer, viver, trabalhar, investir, envelhecer e visitar, promovendo de forma sustentada a qualidade de vida dos sabugalenses.

«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

One Response to Das eleições (3) – Assembleias de Freguesia

  1. José Domingos Martins Clemente diz:

    Há que reconhecer ,que todos estes depoiomentos,são rigorosos e sérios .Parabens ao seu AUTOR pela sua clareza.

Deixar uma resposta