Das eleições autárquicas (1)

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

Escrevia há quatro anos que tinha o direito de, democraticamente, pensar que se perdera uma oportunidade de ouro para alterar o estado a que chegou o nosso Concelho.

Infelizmente, quatro anos passados, mais uma oportunidade se perdeu, e agora de uma forma mais grave, pois que, custe a quem custar ler isto, a um Executivo sem ideias nem capacidade para transformar o Concelho do Sabugal num Concelho com futuro, junta-se uma oposição fragilizada e, infelizmente, igualmente, sem ideias nem capacidade para transformar o Concelho do Sabugal num Concelho com futuro.
Mas esta é outra história a que a seu tempo voltarei, pois penso que agora é o momento de as estruturas partidárias se debruçarem sobre as opções tomadas e sobre os resultados obtidos, e daí tirarem as devidas conclusões.
Permito-me, no entanto tirar, dos resultados eleitorais registados, algumas conclusões:
1 – Existe um grande derrotado que é o Concelho do Sabugal e as suas gentes que veem o seu futuro mais uma vez adiado;
2 – A nível partidário, só um partido pode cantar vitória, o PSD, que, num cenário nacional adverso e face a um aumento significativo da abstenção (votaram em 2013 menos 1109 eleitores), aumenta a sua votação em 160 eleitores, permitindo-lhe recuperar a maioria absoluta no Executivo Municipal e manter essa maioria a nível da Assembleia Municipal, pois aos 14 deputados municipais diretamente eleitos, juntará os 16 Presidentes de Junta eleitos em listas do PSD (não tenho ainda informação como será o desfecho de Águas Belas, onde se registou um empate) e, pela experiência do atual mandato, parte significativa dos Presidentes de Junta eleitos em listas independentes;
3 – E se há um partido claramente vencedor, há um partido claramente derrotado que é o PS que perde por 539 votos, o que ainda é mais significativo, pois há 4 anos essa diferença, apesar da candidatura do Joaquim Ricardo, havia sido apenas de 285 votos. O PS contabiliza vitórias significativas nos Foios e nas Agregações Sabugal-Aldeia de Sto António, Santo Estêvão-Moita e Pousafoles do Bispo-Pena Lobo-Lomba, mas a aposta era, sobretudo, na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, objetivos não alcançados;
4 – Mas se há partidos vencedor e vencido, há também atores políticos vencedores e vencidos.

No lote dos vencedores, não poderia deixar de referir como vencedor o atual Presidente da Câmara, António Robalo, que renova o seu mandato e vê um futuro próximo mais facilitado.
Igualmente vencedores são o Manuel Nabais digno vencedor da eleição para Presidente da Agregação Sabugal-Aldeia de Sto António, assim como as Presidentes das Juntas de Sortelha e de Quadrazais que não só renovaram o seu mandato como o fizeram aumentando a sua votação.
Vencedores são também, naturalmente, todos os Presidentes de Junta eleitos ou reeleitos.
Como derrotados, os primeiros nomes que me vêm à cabeça são os do Presidente da Comissão Política Concelhia do PS, Nuno Teixeira, e do candidato a Presidente de Câmara pelo PS António José Vaz, bem como o Zé Manel dos Foios.
Mas grandes derrotas têm de ser atribuídas a Felismina Rito que não só nada trouxe ao PS, como, estou certo, ainda contribuiu decisivamente para a sua derrota (e aqui cabe perguntar qual a lógica de o PS desenterrar os projetos, ditos estratégicos do seu irmão?).
Igualmente derrotados são o ainda vereador Luís Sanches face aos resultados obtidos em Aldeia Velha (onde o PS perde para a Junta, para a Câmara e para a Assembleia Municipal), e o ainda Presidente da Junta de Freguesia da Cerdeira que, embora candidato a vereador, não evitou a derrota do PS na Cerdeira.
:: ::
Na próxima crónica farei uma análise mais cuidada dos resultados eleitorais.
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

One Response to Das eleições autárquicas (1)

  1. Celino Augusto diz:

    Nos derrotados penso que faltarão todos aqueles que podendo fazer alguma coisa, nada fizeram, e o pouco que fizeram mais valia não o terem feito… e muitos deles ainda dizem que gostam do Sabugal…

Deixar uma resposta