O vereador socialista Francisco Vaz entendeu difundir publicamente um comunicado onde faz um balanço da sua participação no executivo da Câmara Municipal do Sabugal. «Saio desta experiência mais maduro e mais sábio do que entrei», é uma das convicções que partilha no dia da última reunião camarária deste mandato.
«
Comunicação
Quando há quatro anos integrei a lista do PS à Câmara Municipal, fi-lo porque confiava nas mulheres e homens que integravam aquela lista e, sobretudo, pelo respeito e consideração que me merecia o cabeça de lista e meu amigo, António Dionísio.
Não esperava, até pelo lugar que ocupava na respetiva lista, vir a pertencer a este Executivo, nem as minhas opções de vida nem a minha experiência me faziam ambicionar tal.
Acreditei sempre que o projecto de futuro para o nosso Concelho nos permitisse ganhar, mas o voto dos sabugalenses é soberano e, democraticamente, não restava ao PS outro caminho que o de integrar o Executivo Municipal e reger as suas posições pela defesa intransigente dos interesses do Concelho do Sabugal.
Contingências da vida pessoal dos vereadores eleitos fizeram com que, de repente e inesperadamente, fosse convocado para tomar posse enquanto vereador.
Confesso que a primeira reacção foi recusar, mas o apoio que tive dos vereadores, Sandra e Luís, das estruturas do Partido Socialista concelhio, e ainda do António Dionísio, levou-me a aceitar esse desafio. A todo este apoio associou-se ainda o meu sentido de dever, pois não faz parte da minha personalidade, fugir às responsabilidades que me são atribuídas.
Nada sabia de política, mas todos, e quero sublinhar todos, desde o Sr. Presidente e restantes vereadores do PSD, ao Vereador Joaquim Ricardo e, naturalmente, aos Vereadores do PS, contribuíram para que me sentisse de bem comigo mesmo, e capaz de interpretar em cada momento qual o sentido de voto que melhor contribuía para o bem do Concelho e dos seus habitantes.
Foi uma experiência única. Hoje sinto que cumpri o meu dever e que, apesar de algumas limitações pessoais e outras decorrentes de pertencer à oposição, contribuí para que os vereadores do PS neste executivo, fossem uma verdadeira força de oposição, mas também, defensores coerentes dos interesses do Concelho.
Soubemos votar contra quando isso era inevitável, soubemos fazer as pontes quando tal se revelava necessário.
Nestes últimos dias que exerço funções de vereador no presente executivo camarário, não queria terminar sem deixar expresso um conjunto de agradecimentos que, considero, mais que justos:
Ao Partido Socialista do Sabugal que em mim confiou enquanto candidato e em mim continuou a confiar e a apoiar, para ocupar este lugar de vereador.
Ao António Dionísio que, desde a primeira hora, esteve ao meu lado, convidando-me para integrar a sua lista e apoiando-me sempre que lho requeri.
Ao Presidente da Assembleia Municipal, Engº Ramiro de Matos pelos seus ensinamentos e apoio que sempre me prestou, a qualquer hora que o solicita-se.
À vereadora Sandra Fortuna e ao vereador Luís Sanches, meus companheiros de bancada e meus conselheiros e apoiantes desde que aqui cheguei.
Ao Sr. Presidente, Eng.º António Robalo, à Sr.ª Vice-Presidente Dr.ª Delfina Leal, e aos Vereadores Eng.º Ernesto Cunha e ao Dr. Joaquim Ricardo, pela forma como souberam contribuir para a minha integração no Executivo Municipal.
Às funcionárias e funcionários do Município que deram o seu apoio a este Executivo e sempre corresponderam aos meus pedidos e solicitações.
A todas as pessoas que não estando na linha da frente, se prontificaram sempre a ouvir-me e a enriquecer-me com as suas ideias e opiniões.
Saio desta experiência mais maduro e mais sábio do que entrei.
Esta vivência aumentou o amor que tenho por este concelho e hoje sinto-me mais capaz de contribuir para integrar o pelotão de todos aqueles que acreditam num Concelho do Sabugal melhor!
Um bem haja a todos.
Sabugal, 25 de Setembro 2013
O vereador
Francisco Vaz
»
jcl
Pude apreciar de perto ,nas reuniões de Câmara onde estive por mais que uma vez, neste mandato que termina ,a postura do vereador Francisco Vaz , e considero que fez um trabalho excelente quer individualmente ,quer de equipa. é desta gente que o Sabugal precisa.
Desde que conheci o Xicotó nunca duvidei das suas capacidades para defender bem o Concelho do Sabugal, mas, e sobretudo, nunca duvidei de estar perante um Homem com H grande.
A amizade e respeito que ganhámos nestes quatro anos são, espero, para toda a vida