• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  A Cidade e as Terras • Autárquicas 2013 • Câmara Municipal Sabugal • Eleições Autárquicas • História • Ruivós • Sabugal  /  Nim’s, grilos e afins
José Carlos Lages - A Cidade e as Terras - © Capeia Arraiana (orelha)
03 Setembro 2013

Nim’s, grilos e afins

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
A Cidade e as Terras, Autárquicas 2013, Câmara Municipal Sabugal, Eleições Autárquicas, História, Ruivós, Sabugal agosto 2013 7 Comentários

Existem cenários especiais. O mês de Agosto no Sabugal é o palco perfeito para encontros e desencontros. Cenas fascinantes tatuadas de episódios que nos fazem recordar momentos que, apesar de longínquos no tempo, se eternizam numa apaixonante viagem ao nosso íntimo. A campanha autárquica para as eleições de Setembro trouxe para a ribalta os Nim’s, os grilos e afins.

Electricidade chega em Setembro a casa de família de cinco pessoas na Ruvina - Capeia Arraiana
Electricidade chega em Setembro a casa de família de cinco pessoas na Ruvina

Em ano de campanha eleitoral autárquica para as Freguesias (que teimam em assassinar) e para a Câmara Municipal, as conversas endurecem e os «amigos» de outrora enrugam o rosto transformando o dia 29 de Setembro num momento de vida ou de morte. De vida ou de morte para aqueles que sempre se alimentaram da teta da porca da política. E por isso o(s) Nim’s a tudo diz(em) que «Sim» mesmo quando, de facto, pensa(m) «Não», acolitado(s) por sinistros grilos assexuados que se reúnem em secretos ajuntamentos conspirativos onde não pode faltar o arroz com feijão. E é giro como as refrescantes Minis (Sagres) são um excelente motivo para falar de maniqueístas, de apolíticos, de independentes (fortemente dependentes), de boicotes, de empresárias de ajustes directos, de responsáveis pela vergonhosa união de freguesias e de telemóveis que teimam em ficar sem rede. As Minis Sagres ao poder!

António Dionísio não vai a votos nestas eleições apesar do apoio declarado de um grupo de amigos. Porventura não terá sido convidado no momento certo. Porventura não terá sido candidato a candidato no momento oportuno. António José Vaz foi a escolha do Partido Socialista para encabeçar uma lista à presidência da Câmara Municipal do Sabugal. O candidato socialista aposta nos nomes de Felismina Rito, Pedro Antunes e Joaquim Matos para o ajudarem a governar a autarquia. Na entrega das candidaturas no Tribunal do Sabugal registou 22 listas a Juntas de Freguesias. O número é significativo porque empata com o total de listas apresentado pelo Partido Social Democrata e ultrapassa as 20 de António Dionísio há quatro anos. Na candidatura laranja há a salientar a manutenção de Delfina Leal na vice-presidência e a substituição no terceiro lugar do vereador Ernesto Cunha pelo nome de Vítor Proença, actual chefe de gabinete e presidente da concelhia social-democrata. A presidência da Câmara Municipal do Sabugal será alcançada pelo partido que eleger o quarto vereador, ou seja, será um 4-3 final. Prognósticos…

Joaquim Ricardo não vai a votos nestas eleições deixando órfãos os 1781 votos (18,31% dos eleitores) que obteve em 2009. Os nomes que o acompanhavam na lista à Câmara praticamente desapareceram de circulação da vida política sabugalense confirmando não estarem fadados para tal papel. Os dois pesos-pesados da lista do MPT à Assembleia Municipal dividiram-se para as próximas eleições entre o PS (Francisco Bárrios) e o PSD (António Gata). Para a história autárquica do concelho do Sabugal fica o demolidor comunicado que publicou quando denunciou o acordo com os eleitos pelo PSD para o executivo. Recordar Aqui.

A empresa «Viúva Monteiro & Irmão» mudou de imagem, fez uma festa de arromba na «cidade» do Sabugal no dia 2 de Agosto e… na semana seguinte dispensou a gerente Ana Fantasia. Dizem as más-línguas por desentendimentos com a administradora Ana Luísa que, entretanto, assumiu o lugar deixado vago na gerência. E só falo desta questão interna da administração de uma sociedade privada porque a «Viúva» não é uma empresa qualquer. Tem sido responsável nos últimos anos pelo transporte escolar dos alunos do concelho do Sabugal em contratos de ajuste directo que rondam mais de um milhão de euros anuais. Também por isso não deixa de ser digno de destaque que a actual gerente e administradora, Ana Luísa, entenda ser candidata à Assembleia Municipal do Sabugal nas listas do PSD. Aposta de risco elevado…

O mês de Agosto no Sabugal é sempre especial com encerros, capeias, festas religiosas, caminhadas, mergulhos nas belíssimas praias fluviais do Côa, encontros de amigos à volta das Mini’s Sagres, serões refrescantes nos balcões das casas do largo da aldeia, o zumba (a dança da moda) e as voltinhas na rejuvenescida Famel Zundapp que me acompanha desde os 12 anos de idade. Em ano de eleições autárquicas a aposta é ainda maior. Este ano tivemos um fim-de-semana, nos dias 17 e 18, repleto de emoções. No sábado mais uma edição da Volta a Portugal em Bicicleta com a Câmara Municipal do Sabugal a transferir 45 mil euros para a Pró-Raia para ajudar à festa. O pacote incluiu a transmissão do programa Verão Total da RTP1 a partir dos jardins do Auditório. Na sexta-feira à noite o apresentador José Carlos Malato depois de jantar no restaurante Robalo conviveu até de madrugada nas festas da Torre. No sábado de manhã, diz quem assistiu ao vivo ao directo da televisão pública, estava «num dia difícil» e teve necessidade de consumir bastas garrafas de água. No domingo à noite o cabeça de cartaz foi Tony Carreira. Alguns elementos do grupo foram, ao almoço, conhecerem as maravilhas gastronómicas dos Fóios. O cantor de sonhos, depois de uma merecida noite de descanso nas casas de turismo rural Carya Tallaya em Vale das Éguas, cantou e encantou no Estádio Municipal do Sabugal bem composto de fãs. Cerca de 8700 espectadores segundo número avançado pela organização. Ainda cabiam mais algumas…

A minha canção preferida do Tony
https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/09/tc_sonhosmenino.mp3

Os pais da criança da redução de freguesias, ou seja, os deputados da nação demoram em pedir desculpa pela lei que pariram. Ou será que não tem desculpa…

Aquando da discussão na Assembleia Municipal do Sabugal sobre a redução do número de Juntas de Freguesia todos os deputados (81 se não faltou nenhum) se manifestaram resistindo contra essa medida. Houve até quem, em declaração de voto, assumisse o boicote eleitoral na sua freguesia (Aldeia de Santo António) em caso de concretização de tal «vergonha». Em breve saberemos quanto vale a palavra de um homem. Ainda a propósito contaram-me uma estória que se passou num concelho da região centro e que não resisto a partilhar. Como a Assembleia Municipal desse concelho optou por não indicar nenhuma união de juntas de freguesia durante o prazo legal o presidente da Câmara foi chamado a Lisboa ao secretário de Estado da tutela e no segredo do gabinete traçaram o futuro da divisão administrativa do respectivo concelho. E assim ficou. É uma estória que deve ter muito pouco (ou nada) de verdade. Como é evidente…

É talvez a mais «anti-democrática lei democrática» aquela que obriga a pedir certidões para integrar uma lista de candidatos a uma Junta de Freguesia. Passo a explicar: o presidente da Junta de Freguesia qualquer que seja a sua cor política, repito, qualquer que seja a sua cor política fica a saber os potenciais adversários que estão a tentar constituir uma lista concorrente na sua freguesia. Assim fica em vantagem e isso deveria ser considerado ilegal, imoral e anti-democrático. Mas afinal para que serve essa tal certidão? Ninguém sabe e é o simplex no seu melhor. No concelho do Sabugal, mais propriamente na dita União de Freguesias de Ruivós, Vale das Éguas e Ruvina aconteceu um episódio que merece reflexão. A lista do PS encabeçada por Tânia Leitão entendeu convidar dois fregueses de Vale das Éguas para integrar a sua lista. Com os respectivos papéis assinados foram junto do presidente da freguesia para pedir o famoso papelinho certificativo. No domingo à noite, 4 de Agosto, um dia antes do final do prazo para entrega das listas no Tribunal do Sabugal, as esposas de dois candidatos laranja (estes curiosamente naturais de Vale das Éguas e da Ruvina) bateram à porta da sede de campanha dos socialistas acompanhadas de dois documentos assinados dando conta da desistência dos dois fregueses de Vale das Éguas. Pois…

Há na dita «união» duas listas concorrrentes. Uma encabeçada por uma freguesa de Ruivós e outra por um freguês da Ruvina. Aproveito para assumir que sou contra a União das Freguesias de Ruivós, Vale das Éguas e Ruvina. Não vai melhorar as condições e a qualidade de vida nas três freguesias. Não vai promover o desenvolvimento local. E, acima de tudo, vai acicatar uma espécie de «rivalidade» há muito perdida. É um facto que Ruivós nunca teve capitalistas que investissem em colégios de religiosas mas não foi por aí que deixou de criar património valorizando a sua identidade com muita, mesmo muita, dignidade. Sempre fomos um povo que alimentou a sua identidade e o seu valor com muito orgulho, muita vaidade, muita força e muita união dos que lá vivem e dos que tiveram de partir mas que voltam todos os anos. Os nossos antepassados merecem que os honremos. Viva a Associação dos Amigos de Ruivós! Viva a Freguesia de Ruivós! Viva!

Considero que a vida deve ser vivida com frontalidade e por isso assumo a minha solidariedade pessoal (já não voto no concelho do Sabugal) com a candidata Tânia Leitão para a União de Freguesias de Ruivós, Vale das Éguas e Ruvina. Coragem Tânia!

No ano da graça de 2013 depois de Cristo continuamos a ter uma deficiente cobertura de telecomunicações no concelho do Sabugal. E não, não é verdade que o poder autárquico não tem nada a ver com isso. Em tantas viagens a velocidades vertiginosas a Lisboa e Coimbra não há tempo para solicitar melhoramentos na rede de telemóveis e internet no concelho do Sabugal? Não me parece. Se há capacidade para «inventar» a um mês das eleições alguns postes que vão levar a electricidade (ver foto) a uma família de cinco votos na Ruvina que vivia há cerca de quatro anos sem luz na casa que construiu após retornar do Luxemburgo também devia haver engenho e arte para outros feitos. Há responsabilidades pelo que não foi feito e a deficiente rede de telecomunicações é uma das maiores críticas escutada a quem visita (e habita) as terras sabugalenses. Como promover o turismo e o investimento empresarial sem uma boa cobertura de internet e telemóvel? Assim não é possível…

Ainda em relação ao mandato autárquico que agora acaba não se consegue apontar a «obra do regime». Foram quatro anos de trapalhadas na empresa municipal Sabugal+ que, de acordo com a lei, já se encontra sob a tutela da administração central sem ninguém conseguir assumir a responsabilidade política de decisões que acautelem os serviços e os funcionários. Foram quatro anos em que se pararam as obras de acesso à A23 sem, contudo, arranjar nenhuma alternativa «melhor». Foram quatro anos onde se abandonou o projecto do Parque de Campismo mas não se criaram alternativas nem que fosse para autocaravanas. Foram quatro anos onde não se concretizou o projecto Ofélia Club nem o sonho do Parque Medieval. Alguém sabe onde pára o «amigo» António Reis? Foram quatro anos em que o complexo empresarial do Espinhal não teve (pelo menos visíveis) novas empresas. E continuamos a aguardar a requalificação entre pontes. E continuamos a aguardar o projecto Veneza das Beiras. E continuamos sem saber o que tem feito o projecto anunciado com pompa e circunstância em Fevereiro de 2011 e a que deram o nome de Universidade Rural. Recordar Aqui. E 2013 foi o ano em que fechou o RaiHotel e a Hospedaria Senhora da Graça na cidade do Sabugal e começou a ser construído um novo hotel no Cró. (?!?) E foi também o ano em que desapareceu o mamaracho do cruzamento para a Aldeia Histórica de Sortelha. E foi também o ano em que ficámos a saber da escolha de uma empresa de Lisboa para «ensinar» aos decisores políticos sabugalenses, com a ajuda dos que estão fora, as melhores opções para o futuro do concelho. Assim seja…

A Casa do Castelo no Sabugal fechou porque a qualificação foi vencida pela incompetência. O projecto familiar de Natália e Romeu Bispo resistiu até ao limite mas os proprietários consideram que «estão esgotados até porque agora, os que não gostam da Casa, já passaram aos insultos». O concelho do Sabugal vai ficar mais pobre, ainda mais pobre e os suspeitos são… «os do costume». O espaço gerido por Natália e Romeu Bispo promoveu com muito «saber fazer» o concelho do Sabugal. O verdadeiro posto de turismo (sem horário e com muita humanidade e simpatia) do concelho do Sabugal foi, nos últimos anos um projecto privado, estava situado no Largo do Castelo do Sabugal e chamava-se «Casa do Castelo». Mas parece que a incompetência e falta de curriculum de alguns (poucos, muito poucos) venceu. Até quando? O tempo dirá…

A nível nacional os responsáveis pelo Bloco de Esquerda somam e seguem. Depois de defenderem o casamento homossexual e confirmarem que a melhor solução para dirigir o BE seriam um homem e uma mulher e depois de uma campanha contra as touradas em todo o País… (em todo o País não; em todo o País com excepção de Salvaterra de Magos onde têm a única presidente de Câmara e a tradição taurina é muito forte), querem agora acabar com os piropos na rua às mulheres. Com esta dos piropos o que os bloquistas querem mesmo é anular a candidatura dos machos latinos a Património Imaterial Nacional. Coisas muito à frente…

E a finalizar perguntamos quem é o autor da seguinte afirmação?
«Sou independente de todos os partidos, vou em segundo para a Junta de Freguesia mas depois eu é que mando.»

Resultados eleitorais para as Autárquicas 2009. Recordar Aqui.

:: ::
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
Albert Einstein
:: ::
«A Cidade e as Terras», opinião de José Carlos Lages

jcglages@gmail.com

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior GNR apreende roupa contrafeita no Soito
Artigo Seguinte   A hora implacável do regresso

Artigos relacionados

  • Serra da Malcata na SIC

    Sábado, 23 Janeiro, 2021
  • Voto antecipado no Sabugal

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021

7 Comments

  1. Avatar António André Responder a António
    Domingo, 15 Setembro, 2013 às 11:00

    Sr. Joaquim Teixeira, saiba o senhor como surgiu a casa e depois falamos. Nem sempre as coisas são o e como parecem.
    Caro AMIGO José, confesso que estou embasbacado com as tuas opiniões, que respeito, mas não entendo. Não eras tu, não faz muito tempo, que aplaudias toda e qualquer iniciativa do actual elenco camarário? ! Que outros interesses se levantam? Que te move afinal?
    Quanto a dita união de freguesias, também eu não concordo e temo que a mesma se torne em desunião. Ruvina ,é a terra que me viu nascer, mas nada me move contra Ruivós ou Vale das Éguas, muito menos contra as pessoas ou a forma como ao longo dos tempos evoluíram. Apelar ou reavivar rivalismos passados, que felizmente já não existem, de pouco servirá para o futuro das três freguesias . Abraço e até à próxima garraiada em qualquer borladero?

  2. Avatar Celino Augusto Responder a Celino
    Quarta-feira, 4 Setembro, 2013 às 13:09

    Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto
    Artigo 7.º – Inelegibilidades especiais
    (…)
    2 — Não são também elegíveis para os órgãos das autarquias locais em causa:
    – Os concessionários ou peticionários de concessão de serviços da autarquia respectiva;
    – Os devedores em mora da autarquia local em causa e os respectivos fiadores;
    – Os membros dos corpos sociais e os gerentes de sociedades, bem como os proprietários de empresas que tenham contrato com a autarquia não integralmente cumprido ou de execução continuada.
    (…)
    Perante isto, e tendo em conta o que é dito acima, será que uma gerente da Viúva Monteiro pode ser candidata?

  3. Avatar Joaquim Teixeira Responder a Joaquim
    Terça-feira, 3 Setembro, 2013 às 23:26

    A fotografia e a legenda dão-me que pensar até onde pode ir a perversidade.
    Se bem entendi, a questão é saber como é possível deixar uma família (possivelmente de gente remediada) durante 4 anos sem luz eletrica para a colocar apenas no último ano de mandato,.

    • José Carlos Lages jclages Responder a jclages
      Terça-feira, 3 Setembro, 2013 às 23:31

      Correcto

  4. Avatar António Santos Responder a António
    Terça-feira, 3 Setembro, 2013 às 14:32

    A empresa Sabugal+ está morte e putrefacta por ação de um cancro que a gangrenou durante anos. Devido a uma gestão desastrosa de um imcompetente que lhe acumulou saldos negativos.
    Está sob tutela do poder central – muito bem dito.
    Para a financiar a Câmara pagou-lhe os serviços na promoção das tardes dos anos 20 que se realizaram junto à casa do castelo…
    Muito bem, mas devido à incuria de quem nada fez a empresa vai se dissolvida pelo poder central, oficiosamente, como diz a lei, e os empregados vão para a rua engrossar as estatísticas do desemprego. A questão é se o senhor que a administrou e a gangrenou vai continuar a viver da politica sem nunca ter sido eleito.

  5. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Terça-feira, 3 Setembro, 2013 às 10:07

    Convém recordar que o cabeça-de-lista do PSD à Assembleia Municipal pertenceu ao grupo de trabalho da reforma administrativa que acabou com muitas das freguesias do concelho. E eu não me esqueço. Só não votou a favor da lei porque já não era deputado. Ou seja, aqueles que se manifestaram tanto contra a lei vão , agora, votar nele como cabeça de lista à Assembleia Municipal. Assim também se vê a coerência das pessoas.
    Sobre a pergunta formulada, Zé Carlos, eu faço outra: Não é essa pessoa que tem um familiar muito próximo (o mais próximo possível) numa das listas concorrentes à Câmara, neste caso a que está no Poder? Independente de quê?

  6. José Carlos Mendes José Carlos Mendes Responder a José
    Terça-feira, 3 Setembro, 2013 às 3:04

    Eh, pá, Zé Carlos (tu). Depois de uma noitada de trabalho nada leve… só mesmo tu com uma magnífica peça destas para me obrigares ainda a 20 minutos de completa concentração… isto não se faz ao Zé Carlos (eu).

    Registei de repente três momentos:
    1 – a Famel Zundapp. Não sou amante mas, oh, se me lembro delas – e surpreendeste.me;
    2 – o teu apoio expresso e livre a uma candidata – brilhante;
    3 – a tua postura de «não ficares a ver» o mal acontecer – boa!

    Um abraço pelo bom artigo que aí fica.

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5163 days ago

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Serra da Malcata na SIC
  • Martinha e Matias foram expostos na Bendada
  • Casteleiro – novos mistérios da Serra d’Opa
  • Primeira Página (23.01.2021)
  • Um bom mote para o nosso concelho (9)
  • Nevoeiro, chuva, neve, granizo, geada, gelo e códão
  • A crise
  • Temos cá tudo e tanto (10)
  • Uma tarde em Cacuaco
  • Arquivo de Sondagens

Comentários recentes

  • Franklim Braga em Temos cá tudo e tanto (10)
  • Aurelio Crespo em O lume crepita no lar…
  • José Manuel em O lume crepita no lar…
  • António Gonçalves em Vamos votar no domingo!
  • Mário Antunes em O lume crepita no lar…

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • leitaobatista
    Trancoso realizou montaria ao javali leitaobatista Terça-feira, 8 Dezembro, 2009
  • José Carlos Lages
    Cavaco Silva visita Penamacor José Carlos Lages Quinta-feira, 4 Fevereiro, 2010
  • Manuel Leal Freire
    No Concelho – o desamuo do forno Manuel Leal Freire Quarta-feira, 16 Janeiro, 2013
  • Fernando Lopes
    Monólogos Fernando Lopes Sexta-feira, 31 Maio, 2013
  • Manuel Leal Freire
    Agostinho Pires – um polemista de excelência Manuel Leal Freire Quinta-feira, 20 Novembro, 2014

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Setembro 2013
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« Ago   Out »

SONDAGENS – ARQUIVO

Sondagens
Clique para ver sondagens arquivadas

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.006.691 hits

Blog Stats

  • 3.006.691 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.