Freguesias do concelho do Sabugal em 1758 (34)

Censos 1758 - © Capeia Arraiana

:: :: SOUTO :: :: Os manuscritos depositados na Torre do Tombo, em Lisboa, são a resposta a um inquérito censório a todo o reino assinado pelo Marquês de Pombal três anos após o terramoto de 1755. O Capeia Arraiana está a publicar as respostas dos párocos das paróquias das 40 freguesias do concelho do Sabugal agora que, pelo menos 10 das retratadas, vão desaparecer para sempre por obra e graça dos senhores mandantes da troika europeia.

Capela de Santo Amaro - Soito - Sabugal - Censos 1758 - Capeia Arraiana

Capela de Santo Amaro – Soito – Sabugal

SOUTOO cura Hipólito Tavares informa que na terra há muita castanha e muito contrato de panos de lã, que se obrarão na terra, cada ano, mais de 50.000 côvados. Aqui nasceu o célebre Capitão Tolda.

Comarca de Castelo Branco, Termo do Sabugal, Bispado de Lamego.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), Dicionário Geográfico, vol. 35, doc. 233, p. 1601.
Património arquivista da Paróquia do Souto entre 1615 e 1911.
Aqui.

Exm.º e Revm.º Senhor:
Para satisfação ao que V.Ex.cia me manda, a respeito do que Sua Magestade Fidelíssima pretende saber no que pertence aos interrogatórios inclusos, respondo o seguinte:

1 – Esta minha Freguesia chamada Souto do Sabugal, anexa à Matris da Nave, se acha situada na Provincia da Beira Alta, hé Bispado de Lamego, Comarca de Castelo Branco, Termo do Sabugal.

2 – Hé Senhor donatário o IIlustríssimo Conde de Óbidos, e por se não achar encartado corre a administração de justiças por conta de Sua Real Magestade.

3 – Consta esta Freguezia de duzentos e vinte e seis vezinhos, pessoas maiores e menores setecentas e vinte.

4 – Esta situada em hum vale da Serra chamada da Granja; não se descobre povoação alguma.

5 – A Igreja Matris está dentro da Freguesia, com coatro altares: no principal está o Santissimo Sacramento, em seo tabernáculo, e no mesmo altar está a Senhora da Conceição em seo trono, e hé orago da Freguesia; tem o altar colateral de Sam Pedro da parte direita; da parte esquerda o altar da Senhora do Rozário e da mesma parte outro altar de São Francisco.

8 – O párocho desta Freguesia do Souto hé cura annual por aprezentação do Vigário da Nave do Sabugal.

11 – Em esta mesma freguesia se acha hum hospital, e por administrador delle o Provedor da Comarca de Castello Branco; tãobem tem sua Capella da Misericordia, e terá esta Capella de renda vinte mil
reis; e tem mais esta freguesia, outo capellas a saber: dentro da freguesia se acha a Capella com a imagem de Sam Modesto; fora da freguesia está outra Capella com a imagem de Sam Brás; mais outra com a imagem do Espirito Santo; mais outra com a imagem de Santa Bárbara; mais outra com a imagem de Santo António; mais outra com a imagem de Sam Joam; mais outra com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres.

14 – Á Capella de Santo Amaro, no dia quinze de Janeiro acode muita gente em romaria e se achavam na mesma capella mais de duzentas muletas de pau, que ali tem deixado pessoas tolhidas e
aleijadas, que são milagres que o Santo tem feito, por ser imagem muito milagrosa.

15 – Os frutos da terra sam algum centeyo, pouco trigo, porque a terra hé muito fria, há muita castanha. Há muito contrato de panos de lam, que se obrarão na terra cada anno, mais de cincoenta mil covados.

16 – Tem dous juizes espadanos sugeitos aos da Villa do Sabugal.

18 – Em esta terra floresceo hum homem por alcunha o Tolda, Capitão de Cavallos; andou nas guerras que teve o Senhor Dom Pedro com Espanha; foi homem de grandes forças, fez grandes proezas com as
Armas, e ainda se conserva nesta freguesia a trombeta da sua Companhia, com grande estimação.

20 – O Correio de que esta terra se serve hé o da cidade da Guarda, a qual dista cinco legoas.

21 – Dista esta terra da Cathedral de Lamego vinte legoas, e da capital de Lisboa cincoenta.

25 – Acha-se em esta terra hum forte muito antiguo, mas de prezente está todo demolido.

26 – Não tem esta freguezia mais couza alguma digna de memória, porque não tem fontes, rios, nem montes.

Por verdade passey esta. Souto, vinte e nove de Mayo de 1758.
O Pe. Cura Hipolito Tavares

:: ::
Ver perguntas do inquérito. Aqui.
Fonte: Alfaiates-Na órbita da Sacaparte. Autores: Pe. Francisco Vaz e Pe. António Ambrósio.
(Continua.)

jcl

Deixar uma resposta