Festival do Forcão em Aldeia da Ponte

Capeias Arraianas / Encerros - © Capeia Arraiana (orelha)

Realizou-se no dia 16 de Agosto, sexta-feira, o 27º Festival «Ó Forcão Rapazes», em Aldeia da Ponte, onde foram lidados ao forcão excelentes touros por nove equipas representando outras tantas povoações raianas.

Touros fortes no Festival do Forcão

Touros fortes no Festival do Forcão

Os touros, do ganadeiro forcalhense Zé Nói, fizeram as delicias dos que pegaram ao forcão e dos que assistiram nas bancadas da praça.
A organização do Festival deste ano coube aos Fóios e ao Soito. E estiveram em praça equipas representando as demais aldeias que costumam participar no evento: Aldeia do Bispo, Aldeia da Ponte, Aldeia Velha, Alfaiates, Forcalhos, Lageosa e Ozendo.
Alguns dos fortes e encorpados touros que vieram à praça deram penosa luta, obrigando os rapazes do forcão a pegar-lhe com alma, o que não evitou que um touro passasse por baixo de forcão e outro que saltasse sobre a galha, o que, felizmente, não gerou qualquer ferimento nos corajosos pegadores.
Aos nove touros da praxe juntou-se o sobrero (o touro suplente) que no final foi lidado por elementos de todas as equipas, numa demonstração de amizade que foi muito aplaudida pela assistência.

O Festival do Forcão tem sido o melhor cartaz de divulgação da Capeia Arraiana no Verão, porém este ano o facto de ter sido realizado em dia de trabalho levou a que a praça não estivesse cheia de gente, ao contrário do que é habitual.
plb

Deixar uma resposta