Os jornalistas Paulo Salvador e Ricardo Ferreira, da TVI, deslocaram-se ao Sabugal para degustarem e divulgarem o célebre cabrito do restaurante Robalo, tendo elaborado uma peça para a série «Mesa Nacional», que diariamente é emitida por aquela estação de televisão inserida nos respectivos serviços noticiosos.
Os jornalistas, que têm vindo a divulgar o que há de melhor na gastronomia portuguesa, começaram por dizer que iam à Serra da Estrela, ao Restaurante Robalo, onde, porém, não comeriam peixe.
No Sabugal João Robalo foi o anfitrião, recebendo os repórteres em sua casa, junto à enorme grelha onde prepara o ex-libris do restaurante: o cabrito grelhado. Mostrou como como se talha a carne, como se coloca na grelha e como se volta a cortar depois de assada e se dispõe na travessa que vai à mesa, onde diariamente faz as delícias dos clientes.
Para entrada o restaurante dispôs uma mioleira sabugalense, também grelhada, tendo-se explicado que se trata de uma espécie de farinheira, mas diferente por ser confeccionada com miolo de pão. Na mesa estava também uma salada de merujes, que deliciou Paulo Salvador, que lhe destacou o travo ácido. Depois falou-se do cabrito do concelho do Sabugal, tendo João Robalo explicado como se confecciona, assim como é composto o delicioso molho que o acompanha. O jornalista provou, saboreou e expressou o veredicto: «Este cabrito é uma coisa do outro mundo.»
O cabrito grelhado é de facto uma das ementas gastronómicas que enobrecem o concelho do Sabugal.
À presença na pequena peça televisiva que ontem, dia 16 de agosto, que passou nos noticiários da TVI, juntou-se hoje a presença no programa «Verão Total» da RTP, dedicado ao Sabugal, onde João Robalo destacou os produtos que serve no seu restaurante para além do cabrito: os enchidos, o bacalhau grelhado, e as sobremesas – farófias, arroz doce, aletria e floretas.
:: ::
Ver a reportagem «Mesa Nacional» da TVI. Aqui.
:: ::
plb
Leave a Reply