«Vento de leste» sopra em Aveiro

Volta a Portugal em Bicicleta 2013 - © Capeia Arraiana

O russo Alexander Serov (Rusvelo) venceu a primeira etapa da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Em Aveiro já se aguardava uma chegada ao sprint e, em plena recta da meta, foi o corredor de leste quem se impôs ganhando ligeira vantagem antes do risco de meta. Alexander Serov, profissional desde 2001, conseguiu aos 31 anos o mais importante triunfo da carreira.

Chegada a Aveiro ao sprint

Chegada a Aveiro ao sprint

«Esta era uma etapa para os sprinters da equipa. Durante todo o percurso houve muito vento de frente que atrasou o andamento da corrida. No final estava com receio, mas a equipa trabalhou bem», explicou o corredor natural de São Petersburgo, que além de vencedor do dia vestiu a Camisola Vermelha BIC da classificação por pontos.
O líder, o alemão Christoph Pfingsten (Cycling Team de Rijke/Shanks), chegou integrado no pelotão e manteve a Camisola Amarela Liberty Seguros. Nas restantes classificações Fábio Silvestre (Leopard/Trek) é agora o melhor jovem e enverga a Camisola Branca RTP. Ronan Van Zandbeek (Cycling Team de Rijke/Shanks) lidera o prémio da montanha com a Camisola Azul PODIUM.

De fuga em fuga até Aveiro
Esta primeira etapa da “Grandíssima”, como começa a ser conhecida a Volta a Portugal, teve 203,3 km e foi a mais longa desta edição. A ligação entre o Bombarral e Aveiro ficou marcada por duas fugas. A primeira logo após a partida da capital da pêra rocha. Dois corredores isolaram-se na dianteira da corrida, Abdraimzhan Ishanov (Astana) e Ronan Van Zandbeek (Cycling Team de Rijke/Shanks). Na passagem pelo único prémio de montanha do dia, na Nazaré, o duo da frente separou-se e apenas ficou destacado Abdraimzhan Ishanov, mas o corredor do Cazaquistão também acabou por abdicar da aventura e parou, literalmente, à espera do pelotão. Foi então que entraram em ação dois entrangeiros de equipas portuguesas. O angolano Walter da Silva (Banco BIC / CARMIM) e o espanhol Adrian Lopez (Rádio Popular / Onda). A 20km da meta o pelotão voltou a rolar agrupado e quando se esperava uma chegada mais renhida ao sprint, o russo Alexander Serov (Rusvelo) chegou ao triunfo.

A Volta dos mais novos
Aveiro, além de cenário da primeira etapa da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros assistiu também esta quinta-feira à conclusão da etapa inaugural da Volta a Portugal de Cadetes, destinada a jovens com 15 e 16 anos. Os locais de chegada das três etapas da competição coincidem com as metas da Volta dos profissionais. Antes da chegada da caravana foi o jovem Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP) que ganhou ao sprint a primeira etapa dos Cadetes da prova que ligou Figueira da Foz a Aveiro.

2ª Etapa – 9 agosto 2013
Oliveira de Azeméis – Viana do Castelo
O terceiro dia de prova da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros que conta apenas como a segunda tirada, vai correr-se entre Oliveira de Azeméis e Viana do Castelo com a particularidade da Volta regressar ao monte de Santa Luzia, um dos ex libris da cidade do Lima. A partida para os 187,2 Km da tirada está agendada para as 12h35. O pelotão deverá chegar a Viana do Castelo cerca das 17h20.
plb (com PAD)

Deixar uma resposta