Os meios de comunicação social e a democracia são neste momento antagónicos.

Qual é um dos problemas principais da Democracia presentemente? A informação.
Desde sempre, os meios de comunicação social denunciaram os abusos que o poder judicial, o poder legislativo e o poder executivo praticavam, era a missão deles. Estavam esses meios de comunicação ao serviço dos cidadãos, por isso se lhes chamava o quarto poder, ou o contrapoder. Opuseram-se esses meios de comunicação a esse crime horrendo que foi a escravatura legal na jovem Democracia dos Estados Unidos, opuseram-se também em França e na Inglaterra ao colonialismo, também legal nas democracias desses países. Havia campanhas de denúncia contra a escravatura e o colonialismo.
Nos últimos 20 anos, assim que o Neoliberalismo se foi apoderando do poder político devido à Globalização, o contrapoder desapareceu. Os meios de comunicação social caíram nas mãos de grupos mediáticos ao serviço do sistema, são presentemente o único poder, o poder absoluto. Assimilaram os outros três, o judicial, o legislativo e o executivo. Usam de todas as falsidades e mentiras para defenderem os seus privilégios, opõem-se fanaticamente a qualquer mudança social, são latifundiários mediáticos.
Estamos a assistir dia a dia, a um aumento do poder económico, financeiro e mediático em detrimento do poder político, este, o único eleito democraticamente. Os meios de comunicação social actuam conforme o mercado, ou seja, conforme as suas leis, sendo assim, a notícia não passa de uma mercadoria, só interessa a que conseguir congregar o maior número de leitores, muitas vezes até são falsas! Um exemplo flagrante foram as armas de destruição massiva do Iraque, antes da invasão, existiam, depois da invasão, já não!
Porque é que uma força política e uma ideologia minoritárias na Europa, são hegemónicas nesta mesma Europa? Estou a referir-me ao Neoliberalismo. A razão tem a ver com a comunicação social, cujos patrões são os que mais proveito tiram deste sistema político-económico.
Dou-lhe um conselho querido(a) leitor(a), deixe a comunicação social controlada e vá até à Internet, procure blogues e outras leituras, afastadas da hegemonia do poder económico.
:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Junho de 2008.)
:: ::
Leave a Reply