Documentário sobre El Rei D. Dinis

À Fala Com... - © Capeia Arraiana

O Capeia Arraiana juntou, em Odivelas, junto ao túmulo de El Rei D. Dinis dois dos mais ilustres historiadores do concelho do Sabugal: Maria Máxima Vaz e Adérito Tavares. O resultado dessa histórica conversa é um documentário dividido em dois episódios que vão ser transmitidos pela LocalVisãoTv na Internet e nos canais por cabo Meo, Zon, CaboVisão, Optimus e Vodafone e pelo Capeia Arraiana na Internet.

Documentário sobre D. Dinis - Maria Máxima Vaz e Adérito Tavares - Capeia Arraiana

Documentário sobre D. Dinis no Mosteiro de Odivelas com os historiadores Maria Máxima Vaz e Adérito Tavares

Maria Máxima Vaz nasceu na Abitureira. Adérito Tavares em Aldeia do Bispo. Ambos com brilhantes percursos académicos. Ambos historiadores reconhecidos e de topo. Ambos sabugalenses.
Já tinham ouvido falar muito um do outro e apesar de viveram em Odivelas e na Calçada de Carriche (a uma distância de um tiro de bala de artilharia como diriam os curas nos inquéritos de 1758 do Marquês de Pombal) apenas se conheceram pessoalmente no passado mês de Maio na Pastelaria Espiga Dourada em Odivelas.
O desafio lançado pelo Capeia Arraiana aos dois historiadores consistiu em ligar Odivelas ao Sabugal através de El Rei D. Dinis. A oração de sapiência histórica que presenciámos junto ao túmulo do rei Lavrador foi brilhante e inesquecível.
As viagens de D. Dinis por todo o território nacional, a presença da rainha Santa Isabel em terras de Riba-Côa e as longas estadias com a sua corte no castelo do Sabugal, o Tratado de Alcanices, as negociações «diplomáticas» com a Rainha Maria de Molina, a história do Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, a beleza dos claustros e da sala do tecto bonito foram «conversadas» pelos ilustres historiadores sabugalenses. A viagem pela história dionisina e transcudana terminou na cozinha do mosteiro onde se falou das gastronomias conventual de Odivelas e raiana do Sabugal.
Mas nada melhor do que assistir ao documentário dividido em dois episódios que vai passar nos canais de cabo da LocalVisãoTv nos dias 20 de Julho na região Lisboa e Vale do Tejo (11:00 e 21:00 horas) e 28 de Julho na região da Beira Interior (10:00 e 19:00 horas). No Capeia Arraiana vai estar disponível a partir do dia 21 de Julho.

:: ::
Canais da LocalVisãoTv (Portugal visto de perto) – CaboVisão (19), Optimus Clix (19), Meo (199), Zon (199) e Vodafone (199).
:: ::

O professor Adérito Tavares é conhecido e reconhecido pelos sabugalenses. Falta cumprir-se o desígnio de conhecer e reconhecer a qualidade da professora Maria Máxima Vaz no Sabugal. Em Odivelas onde lhe atribuíram o nome a uma escola primária e a uma rua já há muito que é reconhecida. Ambos são brilhantes e ambos fazem o favor de ser nossos amigos. No Capeia Arraiana assinam colunas de opinião com muitas visualizações e partilhas. Maria Máxima Vaz com «Por Terras de D. Dinis» e Adérito Tavares com «Na Raia da Memória». Bem-hajam os dois pela disponibilidade e carinho com que aceitaram o nosso convite para este documentário.
jcl

Deixar uma resposta