Passeio típico a Belmonte e Sortelha

Belmonte e Sortelha vão receber a visita do Mototurismo do Centro, no próximo dia 2 de Junho, domingo.

Cartaz promocional da iniciativa do Mototurismo do Centro

Cartaz promocional da iniciativa do Mototurismo do Centro


Trata-se de um passeio de motorizada que irá dar a conhecer a tipicidade e um pouco da história, destas duas localidades beiroas.
A organização fala em Sortelha como um aldeia histórica localiza-se na Beira Alta, na zona raiana, e pertence ao concelho do Sabugal. «Situada a 773 metros de altitude, a sudoeste da Serra de S. Cornélio, assenta sobre terrenos graníticos e integra-se na zona do concelho onde se verificam simultaneamente as altitudes mais baixas (400 a 800 metros) e as encostas mais declivosas».
Já sobre Belmonte, diz-se que «é um Concelho quase tão antigo como a Nacionalidade». Acrescentando-se «A vila de Belmonte teve foral em 1199 e está situada no panorâmico Monte da Esperança (antigos Montes Crestados), em cujo morro mais rochoso foi construído nos finais do séc. XII o seu castelo que juntamente com os castelos de Sortelha e Vila de Touro, formaram até à assinatura do Tratado de Alcanices (1297), a linha defensiva do Alto Côa, apoiada na retaguarda pela muralha natural da Serra da Estrela e pelo Vale do Zêzere».

Programa do passeio:
Saída da sede do MTC pelas 9 horas direção estrada da beira passando por Venda de Galizes até à Ponte das 3 Entradas onde pararemos para um cafézinho e apreciar, para quem não conhece, esta ponte não muito habitual.
Ponte das 3 entradas a Unhais da Serra, trajeto onde se pode aproveitar para arredondar os pneus.
Continuando por Tortosendo, apanhando a N18 em direção a Belmonte, onde iremos almoçar um prato típico da região- Feijocas.
Belmonte tem uma zona histórica muito bonita e muito bem conservada que vale a pena perder algum tempo para apreciar.
De Belmonte seguimos em direção a Sortelha, aldeia histórica muito bem preservada e digna de visita.
Saíndo de Sortelha em direção à Covilhã, subiremos à torre em direção a Seia -N17, regressando a Coimbra.
plb

One Response to Passeio típico a Belmonte e Sortelha

  1. Natália Bispo diz:

    A promoção do Concelho de Sabugal, é feita a partir da Aldeia Histórica de Sortelha…mas quando esta linda gente lá chegar, vão voltar atrás como acontece em inúmeros casos. O mais grave é que compreendemos que não se possa visitar todo o Concelho… nem sequer ficam a saber que estão num Concelho com muita história e que tem cinco Castelos…que existe um Castelo único em Portugal, que está aqui à beirinha do Côa “na Vila de Sabugal”…Não existe um painel com essa referência…há anos que nos debatemos e alertamos para esta situação…mas tudo continua igual!
    Na ultima BTL foi a confirmação…um painel de Sortelha com dois alpinistas sentados num barroco a olharem em frente…desculpem, até podiam estar sentados… a olharem para os Alpes…
    Sabemos que a estratégia é mesmo esta, estarmos integrados no Pavilhão das Aldeias Históricas e o nosso Município aposta com todo o esforço nesta Promoção segundo nos disse a directora do Stand…
    É um caso a pensar…o nosso Concelho não se compadece com estas situações e a falta de turistas tem que ter algum motivo…talvez…quem sabe, hoje o RaiHotel ainda estivesse aberto! Opinião pessoal…somente.

Deixar uma resposta