Feira-concurso do Jarmelo

Vaca Jarmelista - Jarmelo - Capeia Arraiana

Vai realizar-se no próximo dia 2 de Junho (domingo) mais uma edição da feira / concurso do Jarmelo, na qual os criadores de gado apresentarão os seus bovinos a concurso e os amigos aproveitarão para passar bons momentos de convívio.

Feira do Jarmelo

Feira do Jarmelo

Muitos foram os criadores que nos últimos trinta anos tiveram o orgulho e a coragem de levar até ao Jarmelo os seus animais, para que, de uma forma simples, mas apaixonada, estes fossem avaliados e classificados. Mais que os prémios atribuídos, sentiu-se em cada ano o dever cumprido, a obrigação e devoção de ir com os animais até à Feira-concurso do Jarmelo.
Muitos desses criadores já não se encontram entre nós, pelo que, respeitando cada uma das gotas do seu suor, a tradição, o encontro, o diálogo e aproximação entre os sectores de atividade locais, entre as gentes do meio rural e o meio urbano, com o intuito de desenvolver de uma forma sustentada o Jarmelo e toda aquela região envolvente, as duas Freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e a ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, organizam este ano a 30ª edição da Feira-concurso do Jarmelo.
A 30ª edição marca assim uma etapa. Foram 30 anos de esforços, sacrifícios de todos os que de alguma forma, direta ou indiretamente colaboraram na organização deste evento, mas que, com satisfação veem chegar este evento à sua 30ª edição.
Dada a contínua diminuição, durante os últimos anos, dos apoios ao evento, tendo em consideração a difícil conjuntura nacional, poderá a continuidade da realização da Feira-concurso do Jarmelo estar em risco. Espera pois, a organização, com a realização da 30ª edição deste evento, que as entidades oficiais, as empresas ou os cidadãos reconheçam a importância do mesmo para o desenvolvimento do mundo rural de toda esta região, admitindo o eventual apoio às futuras edições deste singular evento.
Dando igualmente continuidade à promoção da raça bovina autóctone do Jarmelo, integrado na 30ª edição da Feira do Jarmelo, irá também decorrer o 5º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
A Raça Bovina Jarmelista, ameaçada de extinção há meia dúzia de anos, chegando a apresentar menos de meia centena de efetivos, tem sobrevivido à mais diversas adversidades, apresentando atualmente, no seu livro genealógico, o registo de mais de 200 animais, nos quais se incluem cerca de 130 fêmeas reprodutoras. Recorde-se que o livro genealógico da Raça Bovina Jarmelista encontra-se confiado, desde 2007, data em que a Raça Jarmelista foi reconhecida como mais uma Raça Bovina Portuguesa, à ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda.
Este ano, tal como tem acontecido todos os anos, salvo raríssimas exceções, a Feira-concurso do Jarmelo acontecerá no primeiro Domingo de Junho, este ano será assim no próximo dia 2.
Como já vai sendo habitual a Feira-concurso terá início às 8h00 com a chegada dos animais sujeitos a concurso. Pelas 10h00 horas será efetuada a avaliação/classificação dos animais, após o que terá lugar a consequente entrega de prémios aos seus criadores pelas 12h30. Às 13h00 realizar-se-á mais uma vez a degustação da vitela jarmelista e à tarde, pelas 16H00, decorrerá a habitual garraiada animada pelos «Los Paráguas Toreros». Durante o dia haverá ainda animação do recinto e estarão abertas as já tradicionais tasquinhas.
Nesta 30.ª edição da Feira-concurso, espera-se uma vez mais uma grande afluência de visitantes, que poderão passar mais um agradável dia de convívio e contato com o mundo rural. Faz-se assim um convite a todos para que, solidariamente com o evento, enverguem uma t-shirt alusiva à Feira-concurso do Jarmelo, e que, com alegria a satisfação, façam um passeio pelo recinto da Feira.
Para os amantes da natureza e do desporto a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo sugere mais uma vez, como forma de chegar até ao Jarmelo naquele dia, a realização de uma caminhada ou um passeio de bicicleta pelo Trilho do Jarmelo. Trilho esse que integra Rede Municipal de Percursos Pedonais, desde o Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda, até ao recinto da Feira do Jarmelo. Será com certeza uma forma diferente de visitar o Jarmelo no próximo dia 2 de Junho.
Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo

Deixar uma resposta