Freguesias do concelho do Sabugal em 1758 (15)

Censos 1758 - © Capeia Arraiana

:: :: FORCALHOS :: :: Os manuscritos depositados na Torre do Tombo, em Lisboa, são a resposta a um inquérito censório a todo o reino assinado pelo Marquês de Pombal três anos após o terramoto de 1755. O Capeia Arraiana está a publicar as respostas dos párocos das paróquias das 40 freguesias do concelho do Sabugal agora que, pelo menos 10 das retratadas, vão desaparecer para sempre por obra e graça dos senhores mandantes da troika europeia.

Ermida Senhora da Consolação - Forcalhos - Capeia Arraiana

Ermida da Nossa Senhora da Consolação (Reinado D. Manuel I) – Forcalhos

FORCALHOS«O Cura Francisco Antunes, informa-nos acerca da ermida ou igreja de Nossa Senhora da Consolação. Segundo ele afirma, foi fundada “há 250 anos” (em 1508), por um tal João Calvo de Aldeia da Ponte. Tem muitas romarias.»

Comarca de Pinhel, Termo de Alfaiates, Bispado de Lamego.
Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), Dicionário Geográfico, vol. 16, doc. 116, p. 735.
Património arquivista da Paróquia dos Forcalhos entre 1670 e 1911.
Aqui.

O Lugar dos Forcalhos está situado na Província da Beyra Alta, do termo do Coa de Sima, da Comarqua de Pinhel, no termo da Villa de Alfaiates, e hé freguezia de Santa Maria Magdalena e anexa de Sam Thiago da Villa de Alfaiates.
Hé o dito lugar subordinado a dita Villa de Alfaiates que hé do Conde de Santhiago, e por nam ter confirmadas as doações se chama hoje por El Rey e assim se chama o mesmo lugar.
Tem quarenta e sinco vezinhos, consta de cento e seis pessoas maiores e vinte e sinco menores, que todos fazem o numero de cento e trinta e huma pessoa.
Está situado em hum piqueno monte, delle se descobre o Convento de Nossa Senhora da Sacaparte da Religiam de Sam Camillo, distante de huma legoa.
A parochia está dentro do lugar; hé orago Santa Maria Magdalena; tem tres altares. No altar mor está o Santíssimo Sacramento; no altar do lado direyto está o Menino Jezus; e no do lado esquerdo está a Senhora do Rozario. Tem hum arco de pedraria na capella mayor e outro no corpo da Igreja.
O Párocho hé Cura por aprezentaçam do Reytor de Sam Thiago da Villa de Alfaiates; tem de pençam sinco mil e quinhentos reis, obtinha hum almude de vinho e quarenta taneguas e meia de pam, a saber vinte e meia de trigo e vinte de centeio; deste pam pagam os moradores tres faneguas de trigo e seis de centeio, e o mais tudo para a Comenda de Sam Thiago da Villa de Alfaiates. Tem Cazas de Mizericordia que repara o povo. Tem huma capella do Santo Christo, nas eyras para a parte do poente
junto do lugar; e outra de Sam Bras dentro do lugar ao simo para a parte do norte; e distancia de meio legoa para a parte do norte, muito bem junto da Raia de Castella, hum Santuario e Igreja de Nossa Senhora da Conçolaçam; esta tem dois arcos de pedra e tres altares: o altar maior he da dita Senhora; o do lado direyto he de Sam Marcos, e o do lado esquerdo nam há imagens. A esta igreja vam em romagem varios povos em o primeyro, segundo o terceyro sabado da quaresma de cada hum anno, e em dia de Sam Marcos vam a esta em romagem varios povos do termo de Alfaiates e Sabugal; e em dia da Senhora d’Agosto vam à dita igreja o lugar de Malhada Sorda e Nave de Haver; e na segunda outava da festa do Espirito Santo vae a ella em romagem o povo de Aldeia da Ponte, com cruz levantada e a imagem de Sam Joam Baptista.
Esta igreja foy fundada por Maria Fernandes, viuva de Joam Calvo, naturaes de Aldeia da Ponte, termo da Villa de Alfaiates, e para a fundaçam teve provizâo de Sua Magestade há duzentos sincoenta annos; tem obrigaçam de missas em varios dias do anno, e huma dellas por saude de Sua Real Magestade. O Admenistrador há de ser clerigo da geraçam da lnstituidora ou do seu marido Joam Calvo; e por morte de hum nam houve clerigo parente da lnstituidora, e por huma escritura publica foy nomeado por Sua Real Magestade… o Reverendo Francisco Fernandes Gomes natural do lugar de Aldeia da Ponte, e Reytor da Igreja e Santa Maria dos Anjos da onrra de Escalham Sima Coa e Bispado de Lamego. He dotada a dita capella de muytas fazendas.
Os frutos que esta terra produz, e colhem os seus moradores, sam trigo, centeio, linho, sevada e algum milho, hé boa terra para gados.
Tem juizes da vara espadaneos que confirma a Camara da Villa de Alfaiates a quem estam sujeitos.
Dista de cidade de Lamego, capital deste Bispado, vinte e duas legoas, da de Lisboa, capital do Reyno, sessenta e quatro.

SERRA

O monte aonde está situado o lugar dos Forcalhos, hé braço da Serra de Xalma, sita no Reyno de Castella, distante a ditta serra tres légoas.

RIO

Para o pé deste lugar huma Ribeyra, a qual tem seu principio em hum reguato que nasce na Raia de Castella, onde chamam a Janestoza, destante meia légoa, e se chama a Ribeyra da Nave Saleyra; esta tem hum moinho de moer pam; e tem outro Ribeiro que chamam a Pisqueyra, nasce no termo de Aldeia Velha, termo do Sabugal, distante meia legoa; este tem hum moinho. Se juntam ambos o pé do lugar, e correm para o poente: o da Nave Saleyra depois de… o da Pisqueyra da Nave Longua distante serca de meya legoa, o qual nasce em Aldeia Velha, distante deste lugar huma legoa e algumas vezes foy chamado de o Rio Saleiraes fenece no Rio Coa, junto a Porto de Ovelha, termo de Castello Mendo. As agoaš sam livres. Os peixes que esta Ribeyra cria sam bordallos saudaveis por ser a agoa fria, pardolhas, e eyros. Tem esta Ribeyra tres pontes de pau: huma logo pella parte de sima deste lugar dos Forcalhos, no caminho da Lageoza, a outra mais abaixo no caminho de Aldeia do Bispo, e outra nas eyras no caminho de Alfayates, todas junto deste lugar dos Forcalhos.
14 de 4-758.
O Cura Francisco Antunes.»

Ver perguntas do inquérito. Aqui.
Fonte: Alfaiates-Na órbita da Sacaparte. Autores: Pe. Francisco Vaz e Pe. António Ambrósio.
(Continua.)

jcl

Deixar uma resposta