Cerca de 500 bombeiros, vindos de todo o país, prestaram homenagem aos camaradas falecidos em 2012 no noite de sábado, 18 de Maio, no cinema São Jorge em Lisboa. Na X Gala de homenagem aos Bombeiros de Portugal da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais foi, infelizmente, homenageado a título póstumo o sub-chefe Sérgio Hilário dos Bombeiros Voluntários do Sabugal.

(Clique nas imagens para ampliar.)
Homenagem ao sub-chefe Sérgio Hilário
A X Gala de Homenagem aos Bombeiros de Portugal é uma das iniciativas de maior solenidade da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) e visa reconhecer e louvar o trabalho desenvolvido por aqueles que, sob anonimato, zelam pela segurança e pelo bem-estar de todos os cidadãos.
Na cerimónia que decorreu no sábado à noite, 18 de Maio, no cinema São Jorge, em Lisboa, foram homenageados a título póstumo quatro bombeiros que perderam a vida durante o ano de 2012. A corporação dos Bombeiros Voluntários do Sabugal esteve presente na cerimónia pelos piores motivos.
O bombeiro sub-chefe Sérgio Domingos Martins Hilário, que faleceu com 36 anos, a 30 de Novembro de 2012, vítima de doença súbita em condução de veículo de transporte de doentes não urgentes entre Coimbra e o Sabugal, foi agraciado com o prémio prestígio póstumo 2012 pela ANBP.
Para receber a homenagem póstuma deslocou-se a Lisboa a sua filha, acompanhada pelo irmão do Sérgio, Hugo Hilário, pelo adjunto do Comando, Carlos Oliveira e pelo presidente da Direcção Luís Carlos Carriço. Marcaram ainda presença o presidente da Assembleia Geral, Ramiro Matos, e o secretário da Direcção, José Carlos Lages. Foram momentos muito emotivos os vividos pela comitiva sabugalense aquando da chamada ao palco para serem homenageados com a fotografia em fundo do Sérgio Hilário.
Nas homenagens póstumas foram também lembrados Paulina Pereira, dos Bombeiros Municipais de Abrantes, 46 anos, a 21 de Julho de 2012, a caminho de um incêndio florestal; Vítor Joaquim, dos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, com 55 anos, a 9 de Agosto de 2012, a caminho de um incêndio florestal; e Fernando Reis, dos Bombeiros Voluntários da Aguda, 49 anos, a 22 de Outubro de 2012, em acidente rodoviário em condução de veículo de transporte de doentes urgentes.
A lista dos Prémios Prestígio 2012 foi constituída pelo coronel da Força Aérea, José Codeço, antigo segundo comandante Operacional Nacional da ANPC; pelo major-general Arnaldo Cruz, antigo presidente da ANPC; por DInis Jesus, antigo comandante operacional distrital de Setúbal; por Luís Caracol, antigo dirigente e subchefe principal do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa; e por José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
A cerimónia foi apresentada por Patrícia Henriques e Eládio Clímaco, incluiu imagens que recordaram os 25 anos do incêndio do Chiado e contou com a participação de Adelaide Ferreira, Lenita Gentil, Ludgero Rosas, Nuno André (ilusionista), Simon Blue, Banda do Regimento de Sapadores Bombeiros, Orfeão dos Serviços Sociais da C.M. Lisboa, e Jó e os Dados.
À memória do Sérgio Hilário.
José Carlos Lages
Leave a Reply