A Justiça é representada por Alcínio Vicente na figura de uma sedutora mulher de olhos vendados, segurando os códigos. As pessoas dos vários extractos sociais, expectantes no poder da Justiça, aguardam a sua decisão.

O pintor Alcínio Vicente, natural de Aldeia do Bispo, concelho do Sabugal, expressa neste quadro uma preocupação dos dias de hoje.
A Justiça é cega pela razão da sua imparcialidade. Não pode haver uma justiça para os ricos e os poderosos e outra justiça para os pobres.
É por isso que a Justiça é muitas vezes representada com os olhos cobertos com uma faixa, para não ver quem tem pela frente, para se cingir aos factos, para decidir com objectividade.
As cores vivas delimitando as formas, o elemento humano, o cenário citadino, as vivas expressões faciais, fazem desde quadro de Alcínio uma imagem viva da Justiça face aos tempos que correm.
plb
:: ::
«Vivências a Cor», expressão de Alcínio Vicente
Leave a Reply