O Comando Territorial da Guarda da GNR informou que os seus militares detiveram na semana passada um homem por furto de um veículo em Freixo Numão e outros dois por furto no interior de residência em Seia. Também houve detenções por posse ilegal de armas, tráfico de droga e caça ilegal.

Na manhã de 15 de Fevereiro, militares Posto Territorial de Freixo de Numão, detiveram um jovem de 21 anos de idade, residente no concelho de Alfândega da Fé, por crime de furto em veículo. A detenção ocorreu na sequência da denúncia do lesado apresentada no Posto da GNR daquela localidade, tendo de imediato os militares da encetaram diligências que culminaram na detenção do suspeito, que tinha na sua posse 479 euros, furtados do interior do veículo. O detido admitiu a autoria do furto e o dinheiro foi entregue ao seu proprietário.
No mesmo dia 15 de Fevereiro, militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, identificaram dois indivíduos de 21 e 30 anos de idade, residentes no concelho de Seia, por crime de furto. Os suspeitos foram identificados no cumprimento de mandados de busca domiciliárias efetuadas às residências dos mesmos, no âmbito de dois Inquéritos por crimes de furto ocorridos no concelho de Seia, nomeadamente, em estabelecimentos de restauração e bebidas em residência a correr termos naquele Núcleo de Investigação Criminal. Nessa sequência foram apreendidos diversos artigos de beleza e higiene, um número considerável de chaves e chaveiros conotados com os furtos e ainda um trator agrícola, duas preguiças e um macaco hidráulico, artigos presumivelmente provenientes de furtos. Os factos participados ao Tribunal Judicial de Seia.
Na noite do mesmo dia 15 de Fevereiro, militares do Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel detiveram, em flagrante delito, um indivíduo de 26 anos de idade, residente no concelho de Torre de Moncorvo, por crime de tráfico de estupefacientes. O suspeito foi detido quando procedia à venda de haxixe junto da Central de Camionagem de Foz Côa e tinha na sua posse 45,1 gramas daquele produto e 150 euros que lhe foram apreendidos. Nessa sequência foi efectuada busca domiciliária à residência do mesmo onde foram apreendidas mais 79,3 gramas da mesma substância, o que totaliza 124,4 gramas de haxixe, quantidade suficientes para cerca de 250 doses individuais. Foram ainda apreendidos um telemóvel e uma navalha para corte do produto estupefaciente. Presente ao Tribunal de Turno da Foz Mêda, ficou com a medida de coação de Termo de Identidade e Residência a aguardar o resultado do Inquérito.
Em 12 de Fevereiro, militares do Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel, detiveram um indivíduo, de 63 anos de idade, residente no concelho de Foz Côa, por crime de posse ilegal de arma.
A detenção ocorreu no cumprimento de mandados de busca domiciliária efetuada à residência do suspeito, no âmbito de um Inquérito a correr termos no referido Núcleo de Investigação Criminal, tendo sido apreendida uma arma de caça de calibre 12, duas armas brancas (facas de mato), 119 cartuchos de chumbo, bala e zagalotes, dois rolos, com 100 metros de codão lento e 61,30 metros de cordão detonante.
Presente ao Tribunal Judicial de Foz Côa, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência, ficando a aguardar o resultado do Inquérito.
No dia 13 de Fevereiro, militares do Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Vilar Formoso, detiveram um indivíduo, de 52 anos de idade, residente no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, por crime de posse ilegal de armas. A detenção ocorreu no cumprimento de mandados de busca domiciliária efectuada à residência do suspeito, no âmbito de um Inquérito por crime de posse ilegal de armas, a correr termos naquele Núcleo de Investigação Criminal, tendo-lhe sido apreendida uma caçadeira de calibre 12 e 50 cartuchos do mesmo calibre.
Numa outra busca domiciliária efectuada, no mesmo dia (13 de Fevereiro), à residência de outro suspeito, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, foi apreendida uma arma de caça de calibre 12, uma pistola de calibre 6,35 mm e 7 munições de calibre 6,35 mm. O suspeito não foi detido por se encontrar no estrangeiro e os factos foram participados ao Tribunal Judicial de Figueira de Castelo Rodrigo.
Na tarde de 17 de Fevereiro, militares do Posto Territorial de Foz Côa, detiveram um indivíduo, de 23 anos de idade, residente no concelho de Foz Côa, por crime de posse ilegal de arma. A GNR actuou na sequência de uma chamada telefónica a comunicar que um individuo tinha ameaçado outros populares com uma arma de fogo em Freixo Numão. A patrulha deslocou-se aquela localidade, vindo a abordar o suspeito no interior de um veículo, no qual detinha uma pistola de calibre 6,35 mm em situação ilegal que lhe foi apreendida. O jovem conduzia o veículo sob a influência do álcool e apresentava uma Taxa de Álcool no Sangue superior a 1,20 g/l o que o fez incorrer igualmente em crime.
Durante a semana em apreço o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), levou a efeito duas Operações de fiscalização da caça no distrito da Guarda, onde foram fiscalizados 71 caçadores, tendo sido detidos três. Dois deles por caçar aos tordos por meios não permitidos e o terceiro por caçar em Zona de Caça Municipal sem consentimento e sem possuir carta de caçador nem de licença de uso e porte de arma.
plb
Leave a Reply