Confraria do Bucho no I Capítulo dos Enchidos

FPCG - Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas - © Capeia Arraiana

A Confraria do Bucho Raiano esteve presente e representou a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) no I Capítulo de Entronização da Confraria Gastronómica dos Enchidos que teve lugar na Herdade do Monte do Cortiço, no concelho alentejano de Montemor-o-Novo no passado sábado, 26 de Janeiro.

I Capítulo Confraria Gastronómica dos Enchidos

(Clique nas imagens para ampliar.)

A Herdade do Monte do Cortiço, em Montemor-o-Novo, propriedade do cantor Paco Bandeira foi o palco para a apresentação no dia 26 de Janeiro do mais recente processo de intenções do movimento confrádico português: a Confraria Gastronómica dos Enchidos.
A novel confraria organizou o seu primeiro capítulo e foi apadrinhada pela Confraria da Chanfana e pela Confraria da Marmelada de Odivelas.
Presentes neste primeiro acto capitular dos confrades dos enchidos estiveram, além das confrarias madrinhas, a Confraria do Bucho Raiano (que também representou a FPCG), a Confraria Gastronómica do Ribatejo e a Confraria do Leitão da Bairrada.
Na cerimónia capitular foram entronizados cerca de dezena e meia de confrades incluindo os elementos dos órgãos sociais da confraria e o confrade de honra Paco Bandeira.
Após o almoço o momento musical incluiu a participação das cantoras Teresa e Daniela, truques de magia, as imitações únicas de João Canto e Castro e por fim a actuação de Paco Bandeira que foi recordando a pedido dos confrades temas como «a quinta sinfonia» ou «a ternura dos quarenta».
A ideia para a Confraria Gastronómica dos Enchidos surgiu num grupo de amigos da Grande Lisboa que se reúnem periodicamente numa tertúlia em Massamá. O objectivo, agora, é destacar e promover os enchidos de todas as regiões de Portugal.
jcl

Deixar uma resposta