Neve suspende aulas na Guarda

Inverno - © Capeia Arraiana

Estão suspensas as aulas em todas as escolas da cidade da Guarda por causa da neve. Começou a nevar com grande intensidade às sete e meia da manhã desta quarta-feira. A Proteção Civil está a espalhar sal nas estradas para manter os acessos transitáveis.


«A neve está a dificultar o trânsito em muitas estradas do distrito da Guarda, incluindo as autoestradas A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e A23 (Guarda/Torres Novas)», disse à agência Lusa o coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil, Eduardo Mata, esclarecendo que «uma intensa queda de neve originou uma situação caótica nas estradas da Guarda».
«Muitas estradas estão congestionadas devido a carros atravessados nas vias», disse a fonte do CDOS cerca das 22:00 horas desta terça-feira.
O responsável indicou que a situação ocorre «um pouco por todo o distrito», em autoestradas, estradas nacionais e no troço do antigo IP5 nas proximidades da cidade da Guarda.
Segundo o CDOS, os bombeiros estão a auxiliar e a transportar, para as respetivas residências, alguns condutores que estão a deixar as viaturas nas bermas das estradas, por não poderem seguir marcha devido à neve.
A Câmara Municipal da Guarda colocou um aviso na sua página na Internet onde informa que «devido à queda de neve e por questões de precaução», a Proteção Civil Municipal encerrou ao trânsito as ruas Mestre de Avis, Ribeiro Sanches, do Encontro e Francisco Piçarra de Matos.
«O acesso à VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda) pela rotunda dos bombeiros encontra-se temporariamente encerrado devido ao atravessamento de um camião TIR», assinala a autarquia.
Na mesma nota, a Câmara da Guarda refere que «as pessoas devem circular com a máxima precaução por forma evitar quaisquer constrangimentos pessoais ou materiais».
«A Proteção Civil Municipal, as equipas de exterior da autarquia e demais entidades estão a trabalhar por forma a minimizar os efeitos do mau tempo», conclui.
jcl (com agência Lusa e SIC)

Deixar uma resposta