Serra da Malcata vai voltar a ter linces

Lince da Malcata - © Capeia Arraiana

A presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas disse em Penamacor que a Reserva Natural da Serra da Malcata vai receber em breve alguns dos linces ibéricos que estão no centro de reprodução de Silves.

Linces estarão em breve de volta à Malcata

Linces estarão em breve de volta à Malcata


Segundo noticiou hoje o magazine on-line Kaminhos, esta foi uma das boas novas deixadas pela presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas na visita realizada a Penamacor. Segundo o vice presidente do Município, António Cabanas, existe também a possibilidade de pôr fim à proibição da caça na Serra da Malcata do lado de Penamacor: «O que não acontece do lado do Sabugal onde se pode caçar, o que é uma injustiça, agora há finalmente uma abertura do ICN para a abertura da caça grossa uma vez que também reconhecem, pela primeira vez, que a caça pode ser benéfica para os habitats do lince.»
Ainda segundo a notícia do Kaminhos, assinada por Paula Brito, a nova presidente do ICN mostrou-se preocupada com o estado de abandono a que chegaram as casas de turismo natureza «que nos últimos anos se têm vindo a degradar e a vandalizar devido ao abandono». A responsável mostrou-se receptiva a encontrar uma solução com as autarquias “nós estaremos de braços abertos para encontrar essa solução», rematou o autarca.
O Instituto de Conservação da Natureza e agora das Florestas, é proprietário de 5 mil hectares de terreno na Reserva Natural da Serra da Malcata.
plb

3 Responses to Serra da Malcata vai voltar a ter linces

  1. Carlos Nabais diz:

    Convém esclarecer que as freguesias que têm terrenos dentro dos limites da reserva do lado do Sabugal podem praticar só caça menor e não caça grossa, e é aqui que está o ridiculo da questão, pois se o principal alimento do lince é o coelho e hoje o seu principal predador o javali, pode-se caçar coelho e não javali!!!!!!!!!!!!!
    Aliás esta questão já à cerca de 3 anos foi discutida com responsáveis da reserva por mim próprio, assim como a questão da possibilidade de organização de montarias mesmo dentro da reserva, mas nunca mais ouve qualquer evolução da questão.

    • bina Silva diz:

      Antes de haver a reintroduçção do Lince desejo
      que haja uma verdadeira e eficaz campanha de sensibilização dos habitantes, pois de contrário será um trabalho inglório para pesar de muita gente.

Deixar uma resposta