Continuamos a dar conta do pulsar do concelho do Sabugal há sete décadas, quando corria o ano de 1942, tendo por base a 62.ª edição do Anuário Comercial de Portugal, que catalogava a vida económica e institucional portuguesa. Damos agora nota dos serviços públicos que a vila sede de concelho dispunha e quais eram os seus responsáveis.
Tribunal: a vila do Sabugal era comarca de 3.ª classe e a administração judicial estava a cargo do juiz Dr António R. Cabral, sendo chefe de secretaria o Dr José Esteves Pinto. O Tribunal tinha três secções, sendo chefe da 1.ª Afonso Augusto de Magalhãis (sic), da 2.ª Joaquim Alves Fernandes e da 3.ª Amadeu C. Dias.
Câmara Municipal: era presidente do Município o Dr Carlos Alberto Almeida Frazão, tendo como vereadores Albano R. N. Ferreira, Frederico Ferreira de Andrade, Dr João Mendes Paulo e Joaquim B. da Silva. O chefe da secretaria municipal era Rubem Marcos Esaguy. Havia dois médicos Municipais: o Dr Francisco Maria Manso e o Dr José Baptista Monteiro.
Correio e telégrafo: tinha por chefe de estação José Gonçalves de Almeida.
Escolas primárias: a vila possuía quatro professores primários: Adelaide Fernandes de Carvalho, José A. M. Galhano, Maria da Graça Costa Pina e Maria José Barreiros Mota.
Finanças: o Sabugal tinha repartição fiscal de 2ª classe, nela se incluindo a secção de finanças e a tesouraria da fazenda pública. O lugar de chefe de finanças estava vago, sendo informadores fiscais António M. Ferreira, Joaquim C. Guimarãis (sic) e Manuel L. Alexandrino. Havia ainda dois escrivães das execuções fiscais: João de Fontes e Sousa e Olímpio Quintela. Era tesoureiro da fazenda pública Adelino H. Gaspar dos Santos e exercia as funções de «proposto» Vergílio M. M. Sequeira.
Guarda Fiscal: a vila possuía uma secção, cujo comandante era o tenente Albano R. N. Ferreira (que era também vereador da Câmara Municipal).
Julgado de Paz: o juiz de paz, encarregue de resolver as questões menores, era o cidadão Joaquim António Capêlo.
Junta de Freguesia: era presidente Laureano Piçarra, tendo por vogais José N. Soares e Mário A. Correia.
Misericórdia e Hospital: o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal era o Dr Carlos Alberto de Almeida Frazão (que era igualmente presidente da Câmara Municipal), que tinha por secretário José Gonçalves Baltazar e por tesoureiro António A. S. Martins. Eram por sua vez vogais Albertino Teixeira e Joaquim Nabais. Os médicos do Hospital do Sabugal eram o Dr Adalberto Pereira e o Dr José Gonçalves Pina.
Notários: Dr João Mendes Paulo (que também era vereador da Câmara) e José Pereira Cavaleiro. Era ajudante António Augusto Malcatanho.
Pároco: César Fatela.
Regedor: Joaquim Flôr.
Registo Civil: era conservador o Dr Carlos Alberto de Almeida Frazão (também presidente da Câmara e provedor da Misericórdia).
Registo Policial: era encarregado o Dr José Esteves Pinto (também chefe de secretaria do Tribunal) e o chefe do serviço era José Joaquim Augusto dos Santos.
Registo Predial: tinha por conservador o Dr César Augusto Louro, sendo ajudante António Fernandes de Almeida.
Saúde Pública: era subdelegado (o posto mais alto a que o concelho tinha direito) o Dr José Baptista Monteiro.
Solicitador: Augusto Fitz Alan Quintela.
Tutoria de Infância: exercia as funções de juiz presidente o Dr António R. Cabral (que era também juiz da comarca). Era 1º juiz adjunto o Dr José Baptista Monteiro (o subdelegado de saúde) e 2º juiz adjunto Joaquim Nabais. Eram juízes substitutos o Dr Carlos Alberto de Almeida Frazão (presidente da Câmara), o Dr Francisco Maria Manso (médico municipal), Joaquim António Capêlo (juiz de paz). Era curador de menores o delegado do Procurador da República (cujo nome não é citado) e era secretário Afonso Augusto de Magalhãis (sic), que também exercia funções de chefe da primeira secção do tribunal.
Bombeiros Voluntários: o primeiro comandante era Rubem Alan Esaguy (que também era secretário da Câmara) e segundo comandante Vergílio Monteiro (comerciante).
Em próximo artigo daremos conta de quem exercia as actividades comerciais, industriais e profissionais mais importantes na vila do Sabugal.
Paulo Leitão Batista
Parabéns por este documento. É de grande valor e verifica-se e regressão a que chegamos nos tempos de hoje. Ontem, uma vila repleta de atividades, hoje uma cidade e concelho moribundo.