Foi, como sempre, com enorme prazer e gosto, que a Junta da Freguesia dos Fóios aceitou o convite para estarmos presente na feira «Ecoraya» que teve lugar, em Salamanca, no passado fim de semana, dias 15 e 16 do corrente mês de Dezembro, onde apresentámos duzentos quilos de castanhas e cinquenta litros de jeropiga. O assador gigante fez mais uma vez furor no país de «nueutros hermanos».

Confesso que me dá imenso prazer ver tanta gente em volta do assador quase a ponto de se empurrarem por meia dúzia de castanhas e um copo de jeropiga. Quando é novidade é sempre assim.
Mas os elementos da equipa de sapadores já estão habituados a lidar com estas situações e de forma simpática acabam por bem servir todas as pessoas.
Mas desta vez não foram só as castanhas e a jeropiga a fazerem as delícias dos salmantinos. O Antoine, proprietário do viveiro das trutas, também foi contratado para levar cem quilos de trutas fritas, cortadas em postas pequeninas, como já todos conhecemos. Outra novidade e outro sucesso.
A organização da feira, que não falha, colocou umas correntes de modo a que as pessoas se colocassem em bicha para que todos pudessem saborear o pitéu.
Para além dos aspectos já referidos também pretendo realçar o espaço da empresa Sabugal+ onde também se esgotaram as castanhas e as avelãs.
Estiveram ainda presentes outros produtores do nosso município a quem também saudámos com muito carinho. Quando nos encontramos no estrangeiro somos todos mais amigos.
Um agradecimento muito especial aos três técnicos, um português e dois espanhóis, pelo facto de nos terem convidado e pelo envolvimento e dedicação para que a feira fosse um sucesso. E foi.
Parabéns Dr. Carlos Santos e parabéns ao Carlos Cortes e ao Agustin.
Recebi hoje um e-mail de uns amigos de Salamanca e dizem-me que entre o Natal e Ano Novo virão doze pessoas passar dois dias ao nosso concelho.
Cá estaremos para lhe oferecer uma jeropiga.
:: ::
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos
(Presidente da Junta de Freguesia dos Fóios)
Leave a Reply