Exposição sobre a Capeia Arraiana em Paris

O Consulado de Portugal em Paris inaugura no próximo dia 14 de Setembro, às 18h30, uma exposição dedicada à tradição popular portuguesa Capeia Arraiana.

Trata-se de uma iniciativa que se segue ao registo da Capeia Arraiana como Património Cultural Imaterial no Inventário Nacional do Instituto dos Museus e da Conservação, classificado pelo seu valor enquanto manifestação popular e etnográfica.
A Capeia Arraiana, diz-se numa nota divulgada pelo Consulado de Portugal em Paris, é uma manifestação tauromáquica específica de algumas freguesias da orla raiana do concelho do Sabugal, que se singulariza pelo facto de a lide do touro bravo ser realizada com o auxílio do forcão, estrutura triangular em madeira suportada por um grupo de homens que assim enfrenta as investidas do touro.
A mostra, que está integrada na programação cultural do Consulado, pode ser visitada até 26 de Setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Espaço Nuno Júdice do Consulado Geral de Portugal – 6 Rue Georges Berger 75017 Paris.
A organização da exposição partiu da iniciativa da Associação RAIAR, de Aldeia do Bispo, e especialmente dos raianos Domingos Ricardo e Manuel Luís Gonçalves, contando com a colaboração do Consulado de Portugal em Paris.
plb

One Response to Exposição sobre a Capeia Arraiana em Paris

  1. Manuel Lui´s Nunes diz:

    Sinto um enorme e indescritível orgulho pela iniciativa. Parabéns ao dinâmico Presidente da RAIAR, Domingos Ricardo e ao Vice-Presidente Manuel Luís Gonçalves. Afinal,como elemento do Conselho Fiscal da RAIAR, só tenho de elogiar, quão orgulhoso me sinto de tal arrojada iniciativa. Vale sempre a pena “lutar” contra ventos e marés, apesar de todas as contingências. Os arraianos são imparáveis nas iniciativas de amor e defesa dos valores e tradições das suas terras e “berças”.

Deixar uma resposta