• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Beira Alta • Guarda • Tradições • Turismo  /  Exposição sobre a morcela da Guarda
03 Setembro 2012

Exposição sobre a morcela da Guarda

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Beira Alta, Guarda, Tradições, Turismo câmara municipal guarda, Guarda, joaquim valente, morcela, norberto gonçalves, paulo leitão batista 5 Comentários

Está patente ao público, na Galeria de Arte do Paço da Cultura, na Guarda, uma exposição denominada «Morcela da Guarda – Tradição, Saber e Sabor». A mostra, cujo catálogo (bilingue) contém um texto da autoria do sabugalense Paulo Leitão Batista, é uma iniciativa da Câmara Municipal da Guarda e da Pró-Raia.

Morcela da Guarda - Foto NAC - Blogue Núcleo Acção Cultural da CM Guarda

A exposição denominada «Morcela da Guarda – Tradição, Saber e Sabor» é uma iniciativa da Câmara Municipal da Guarda, contando com o apoio da Pró-Raia, e tem por objectivo enaltecer um dos mais genuínos e característicos produtos gastronómicos da região. Através de registos fotográficos e videográficos percorrem-se os caminhos da memória para se reviver a tradição das matanças do porco, que ainda há uns anos aconteciam nas aldeias, onde todas as famílias cevavam e matavam um «marrano» para dele retirarem alimento para todo o ano.
O porco era a mantença da casa, na medida em que fornecia carne e enchidos, que todos a apreciavam, confeccionados segundo os saberes que foram transmitidos em gerações sucessivas.
A partir do sangue retirado no momento da matança confeccionava-se um dos mais genuínos enchidos portugueses: a morcela. A da Guarda há muito que adquiriu nome e estatuto, sendo uma das mais apreciadas do país.
O catálogo da exposição contém textos de dois estudiosos das tradições regionais: Paulo Leitão Batista e Norberto Gonçalves. O primeiro, que também é chanceler da Confraria do Bucho Raiano, do Sabugal, escreve sobre a morcela enquanto primeiro enchido da matança, e aborda temáticas como «a ceva do marrano», «o tempo das matanças», e a própria «confecção das morcelas». Já Norberto Gonçalves apresenta um texto intitulado «De faca e alguidar», através do qual descreve o antigo ritual da matança.
O catálogo é de edição bilingue (português e inglês), e os textos são enquadrados por um conjunto de fotografias colhidas numa matança à antiga feita numa aldeia do concelho da Guarda. O vistoso e bem concebido catálogo contém ainda um conjunto de receitas modernas em que a morcela é o ingrediente principal.
No acto de inauguração da mostra, o presidente do Município da Guarda, Joaquim Valente, assumiu que uma das formas pelas quais a edilidade egitaniense irá defender o seu produto gastronómico de excelência será através da criação da Confraria da Morcela, que a Câmara irá apoiar.
Porém o primeiro passo para o lançamento da futura Confraria da Morcela da Guarda está dado e, para isso, nada melhor do que ter chamado a escrever o catálogo da exposição o chanceler da Confraria do Bucho Raiano.
A exposição, inaugurada no dia 12 de Julho, pode ser visitada até ao dia 15 de Setembro, de terça a sábado, das 14 às 20 horas.

Reportagem da LocalVisão Guarda. Aqui.

E porque sempre achei ridículas as falsas humildades aqui deixo um público louvor à enorme qualidade do texto do catálogo da exposição da autoria do Paulo. E só ficou por fazer a tradução para castelhano…
jcl

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Balanço do mês de Agosto nos Fóios
Artigo Seguinte   Penamacor vai bater recorde de nascimentos

Artigos relacionados

  • Voto antecipado no Sabugal

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021
  • Orçamento de 25 milhões de euros para 2021 no Sabugal

    Quarta-feira, 13 Janeiro, 2021

5 Comments

  1. Avatar Carlos Canelas Responder a Carlos
    Quarta-feira, 27 Fevereiro, 2013 às 16:26

    Boa tarde

    Ando com um enorme apetite de comer uma morcela como deve ser.
    Já comprei aqui em Coimbra toda a morcela à venda (Corte Inglês, Continente, Jumbo, Pingo Doce, mercado, lojas) só que nenhuma me faz lembrar a morcela que comprava ou me compravam no mercado na Guarda.
    Assim, venho tentar saber como arranjar uma morcela à antiga, com aquele gosto, sabor tão característico.
    Como posso encomendar?
    Cumprimentos
    Carlos Canelas

  2. Avatar Natália Bispo Responder a Natália
    Quinta-feira, 6 Setembro, 2012 às 10:29

    Boa Paulo! Quem escreve bem e escreve sobre as coisas simples, merece estar e ficar na memória da nossa gente!
    Parabéns!

  3. Avatar leitaobatista Responder a leitaobatista
    Terça-feira, 4 Setembro, 2012 às 11:02

    Caro José Carlos Mendes
    Obrigado pelas palavras amigas. Confesso que foi para mim uma honra ver o meu texto figurar no catálogo da exposição, tanto mais que o restante trabalho, grafismo, fotos, legendas, e sobretudo o outro texto (de Norberto Gonçalves), é de altíssima qualidade – sobre o mérito do meu texto não me pronuncio, pois deixo a apreciação para os outros.
    De facto a Câmara da Guarda definiu uma estratégia para afirmar a morcela enquanto produto de excelência, realizando inciativas com dignidade, que poderão levar o barco a bom porto.
    A morcela é de facto um enchido de excelente paladar e um óptimo cartaz turístico para uma região que precisa de apostar em algo que lhe traga futuro.

    Agradeço também ao José Carlos Lages as palavras que colocou no texto com a notícia e à simpática notinha de rodapé.

    Quanto a Elvira Rebelo, que também comenta, confesso que não sei se a percebi, mas acho que o facebook é um bom instrumento de comunicação: tenho uma página pessoal nessa rede social e o blogue Capeia Arraiana também.

  4. José Carlos Mendes José Carlos Mendes Responder a José
    Segunda-feira, 3 Setembro, 2012 às 23:30

    Na «mouche», Paulo.
    Estas coisas meio ancestrais deliciam-me. Dá-me muito mais gozo pensar que vêm do profundo dos tempos estas coisas do que coisas como aquela coisa do touro e do forcão e arredores. A matança tem muito mais de sagrado e mítico.
    Prefiro. Basta referir que há religiões em que é proibido comer carne de porco. Por que será, ou por que é ou terá sido?
    Por tudo isso, quando li as referências que José Carlos Lages honestamente faz ao texto do Catálogo, tomei logo a liberdade de pedir esse texto. E li-o agora mesmo, sofregamente, meus amigos.
    É que… de facto, do porquinho, comia-se tudo, tudo, pedaço a pedaço: carne gorda, febras, entremeada, ossos, presunto. E os enchidos: chouriça, farinheira, bucheira, chouriço de ossos, paio (palaio). E, claro, logo para abrir, a inconfundível morcela. Na minha terra (o Casteleiro), temperada com cominhos – para obter cambiantes de sabor únicos.
    É assim que, na aldeia, em cada casa se obtém um paladar diferente. E sempre irresistível. Mas diferente de casa para casa. Quanto mais de aldeia para aldeia… e, mais ainda, se comermos morcela (ou chouriço mouro – seja lá o que lhe chamam nos vários pontos do País) feita noutras zonas do país…
    E isto é válido para cada um dos tipos de enchidos.
    Estão a ver a variedade de sabores, aromas, aspectos, cores, formas…?

    Compreendam, pois: não resisto a transcrever, abusando da abertura do autor: «A morcela era (…) o primeiro enchido a sair da matança e aquele que se comia com maior vontade. Podia consumir-se torrada, como atrás se indicou, ou cozida, acompanhando batatas também cozidas, ou pão, servindo como conduto.
    «(…) o porco guarda (…) um conjunto de sabores riquíssimos e de óptimo paladar, mas teremos de considerar, que entre esses sabores, um dos melhores, se não o primordial, é o da morcela».
    Bem dito.
    Venham mais descrições do género.
    E nós que possamos ter acesso.

    Nota
    Uma sugestão aos editores: podia ser criado um arquivo (outro portal, género Capeia 2) onde se armazenassem textos de maior volume e densidade (como este que refiro em cima) mas a que todos os interessados pudessem aceder.
    É um método utilizado por muitos de nós, utilizadores de blogs como meios de comunicar.

  5. Avatar Elvira Rebelo Responder a Elvira
    Segunda-feira, 3 Setembro, 2012 às 15:06

    Para uns o caminho faz-se caminhando. Para outros faz-se resistindo no Facebook.

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5159 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • A Mimosa
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)
  • Cogumelos, tartulhos e míscaros...
  • O Renascimento
  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • D. Dinis - Medidas de fomento
  • Histórias da memória raiana (6)
  • O assalto ao Capitólio
  • Casteleiro – história da Serra da Pena

Comentários recentes

  • LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA em A Mimosa
  • Joaquim Tenreira Martins - em O assalto ao Capitólio
  • Nélia Santos Martins em Um encontro inesperado
  • Augusto Simão Sales Salada em A matança
  • António Gonçalves em Este menir é meu!

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • leitaobatista
    O falar de Riba Côa – o léxico (93) leitaobatista Sábado, 15 Março, 2014
  • leitaobatista
    Arqueólogo lidera lista da CDU na Guarda leitaobatista Sexta-feira, 7 Agosto, 2015
  • leitaobatista
    Manuel António Pina na Biblioteca da Maia leitaobatista Quinta-feira, 28 Maio, 2009
  • Fernando Lopes
    A Europa dos Muros Fernando Lopes Sexta-feira, 30 Setembro, 2016
  • Capeia Arraiana
    Sepulturas do Porto Mancal e Eiras Velhas (2) Capeia Arraiana Quarta-feira, 29 Agosto, 2012

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Setembro 2012
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« Ago   Out »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.002.848 hits

Blog Stats

  • 3.002.848 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.