Matosinhos homenageia Manuel António Pina

A Câmara Municipal de Matosinhos vai prestar homenagem ao poeta sabugalense Manuel António Pina, por ocasião da sétima edição da Festa da Poesia, que se realiza nos dias 7 e 8 de Dezembro.

Apesar das limitações financeiras o município matosinhense programou uma iniciativa ao nível das edições anteriores, voltada para diversos públicos. A grande novidade da edição deste ano é a homenagem a um nome sonante da Literatura Portuguesa, recentemente galardoado com o Prémio Camões.
Exposições, debates, leitura de poemas, são algumas das iniciativas previstas para a realçar a obra do autor sabugalense Manuel António Pina.
Do primeiro dia da Festa da Poesia, a 7 de Dezembro, haverá a iniciativa «Nota a Nota», que se trata de uma «Oficina de música para crianças», a realizar na Sala do Conto.
No mesmo dia, à tarde, realiza-se uma oficina prática, designada «A sublimação do real a partir da poesia de Manuel António Pina», no Espaço Adulto e Ciências. Seguidamente falar-se-á de Florbela Espanca, num retrato psicológico, a traçar numa conferência proferida por Manuela Rocha dos Santos, no Fundo Local/Adultos.
Na iniciativa «Poesia Reunida», Manuel António Pina volta a estar presente, na performance musical com José Jorge Letria (voz), Laura Ferreira (voz), José Soares (guitarra) e Gustavo Roriz (contra-baixo), a realizar no Átrio.
No segundo dia, 8 de Dezembro, terá lugar, pelas 15 horas, a inauguração da exposição «Manuel António Pina – Homenagem», também no Átrio, a que se seguirá uma intervenção por parte do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que homenageará o poeta vencedor do Prémio Camões de 2011.
A Festa da Poesia continuará no auditório, com a apresentação do documentário «Um sítio onde pousar a cabeça», produzido da autoria de Alberto Serra e Ricardo Espírito Santo.
Haverá depois um debate com o autor homenageado, Manuel António Pina, e o também escritor Germano Silva.
A terminar será lançado o novo livro de Manuel António Pina, «Como se desenha uma casa», seguido de leitura de poemas do autor e uma conversa com Luís Miguel Queirós.
plb

One Response to Matosinhos homenageia Manuel António Pina

  1. Justíssimo, nobre gesto, embora considere este poeta acima de qualquer gesto social de reconhecimento. Os divinos dispensam porque preferem passar anónimos.

Deixar uma resposta