A concepção teocrática do poder é naturalmente a mais antiga e também a mais lógica. Para a Igreja Católica, o monarca, simples criatura de Deus, como qualquer outro homem, exerce legitimamente o poder enquanto servidor da mesma Igreja.
A soberania seria delegada por Deus na Igreja que, por seu turno, a delegava, numa casa reinante. Assim se entendeu por toda a Europa Medieval, sendo indiscutível que o Papa fora colocado por Deus acima dos reis e dos povos.
O conflito estalou quando Filipe-o-Belo, rei de França, declara que recebera o reino e o trono directamente de Deus, pelo que não reconhecia qualquer dependência face a Roma.
Bento VIII, que ao tempo se sentava no solio pontifício, lembrou-lhe que os reis só através da Igreja legitimam o poder, que só delegadamente exercem.
Esta divergência de concepções que se agitou nos anos de transição entre os séculos doze e treze da nossa era, passou a marcar, perturbando-o, o clima de relações entre as duas autoridades. E sem vantagens para qualquer delas.
Mas, concitando a atenção de santos e sábios, São Tomás de Aquino ensina que se deve distinguir entre a essência do poder e o uso que dele se faça.
A essência é divina, o uso é do homem, que o pode exercitar bem ou mal, sendo certo, acrescenta o santo doutor, que só obriga a obediência o poder exercido com vista ao bem comum – em prol do comum, passou a consignar-se nos textos.
E, porque o pecado original nos tornou naturalmente maus e tendentes à desobediência ou mesmo à anarquia, torna-se necessário erigir um poder que assegure a ordem e proteja o fraco contra o forte. Daí a necessidade dum governo. Que governo?
A Monarquia
Dirão uns, porque…
I – é o regime mais natural – o mundo começou por ser governado por monarcas;
II – é o mais duradouro – as repúblicas só muito tarde se conseguiram afirmar e habitualmente por períodos curtos;
III – é o mais estável – durando toda a vida do soberano;
IV – é o mais barato, dispensando eleições e o pagamento de reformas, que têm de ser dignas da condição de ex-chefe de estado e portanto vultosas;
V – o que melhor e coaduna com o poder espiritual da Igreja Católica, praticamente a única com implantação em Portugal;
VI – os monarcas, educados catolicamente, têm uma mais perfeita noção do bem comum.
Poderá fazer-se a abordagem do problema por outras vias. Um governo de sábios, preconizado pela Maçonaria, que abriu a porta, numa primeira fase à democracia igualitária de Rousseau, depois ao sectarismo jacobino, depois às varias utopias, a mais terrível de todas foi o marxismo-leninismo.
O problema de base é sempre o mesmo – a melhor concatenação do poder com a natureza humana – não o homem inocente, de Voltaire, nem o homem lobo de Hobbes.
Ora, a História mostra-nos que, no tocante a formas e métodos de governo se oscila indefinidamente entre a necessidade de reforçar o Estado para submeter o indivíduo ao interesse geral, e uma necessidade, igualmente imperiosa, de proteger o indivíduo dos abusos de autoridade, cometidos por outros indivíduos, alçapremados ao poder.
O perigo, o grande perigo, é a prevalência duma força, não controlada por razões morais, vício de que não podem sofrer as monarquias católicas.
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«Politique d’Abbord – Reflexões de um Politólogo», opinião de Manuel Leal Freire
Não é não!!! Seria nos primórdios da História Universal, quando o homem tinha medo da morte e não tinha explicação para os mistérios da natureza. Gradualmente o regime mais lógico passou a ser o monarquico, feudal, absolutista- aristocrático e democratico. Hoje, o mais lógico é a democracia!
Mestre Leal Freire:
O homem é muito débil para construir paraísos terrenais. Por isso, e para fugirmos ao homem inocente e ao homem lobo do outro homem, surge o Liberalismo e a Democracia, a tentativa de equilibrio. Sócrates ( o filósofo ) tentou encontrar esse equilibrio na aristocracia da inteligência, impossivel, no actual momento histórico a tentativa de equilibrio quer ser dada pelo dinheiro, impossivel. Onde devemos procurar o equilibrio? na Democracia, embora esta, no actual momento histórico esteja a sofre danos muito grandes, fazendo com que seja vista como um dos piores regimes políticos, mas sem ela, querido mestre, seriam impensáveis os diálogos políticos nesta República de Ideias que é o Capeia Arraiana.