• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Capeia Arraiana • Livros • Penamacor • Região Raiana • Toiros e Cavalos • Tradições  /  Apresentação do livro «Forcão – Capeia Arraiana»
13 Junho 2011

Apresentação do livro «Forcão – Capeia Arraiana»

Por leitaobatista
leitaobatista
Capeia Arraiana, Livros, Penamacor, Região Raiana, Toiros e Cavalos, Tradições antónio cabanas, joaquim tomé 7 Comentários

Tal como estava anunciado, no dia 12 de Junho, pelas 16 horas, o Auditório Municipal do Sabugal, acolheu a apresentação do livro «Forcão – Capeia Arraiana», da autoria de António Cabanas e Joaquim Tomé.

Algumas dezenas de pessoas, cerca de 70, assistiram ao lançamento de um livro que junta textos e fotografias na abordagem a uma manifestação cultural exclusiva da raia sabugalense. Trata-se de um importante contributo para a valorização desse património cultural, numa altura em que se pretende vê-lo formalmente reconhecido como património da humanidade.
Juntamente com os autores, ocuparam a mesa o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, o grafista do livro, Vítor Gil, e o antropólogo Norberto Manso.
Depois das palavra de circunstância, proferidas pelo presidente da Câmara, coube a Norberto Manso a apresentação do livro, esclarecendo que o fazia a pedido expresso do autor António Cabanas, e dada a impossibilidade de o fazer o autor do prefácio, Adérito Tavares, que não pode estar presente. Norberto Manso optou por efectuar uma análise crítica ao livro, que considerou sui generis, por juntar a literatura à arte fotográfica, ora nos parecendo que lemos um livro ora que folheamos um álbum fotográfico, tal a profusão de imagens sugestivas acerca da capeia enquanto espectáculo popular. No minudenciar do conteúdo dos textos, olhados pelo Antropólogo conhecedor da tradição do forcão, evidenciou alguns aspectos de relevo, não deixando de dar a sua própria perspectiva, nomeadamente acerca da real existência de um ritual iniciático nas tarefas ligadas ao corte do forcão, tese defendida por António Cabanas. Procurou também expressões originais e frases lapidares do autor, rebuscadas entre os textos, por vezes nas legendas ou nas notas de rodapé, para evidenciar aspectos e perspectivas de um homem que, embora nascido e vivido no concelho vizinho de Penamacor, tem encontrado no Sabugal e nas tradições das suas gentes campo fértil para as suas investigações e os seus livros.
O autor das fotografias, Joaquim Tomé, tomou a palavra para falar do que sente em relação ao Sabugal, a sua terra que, lamentavelmente, teve de abandonar em menino, para a ela regressar já muito mais tarde, tendo porém que de novo a abandonar por sentir que muita gente não gosta dos que regressam. «Há mais de vinte anos que trago uma pedra do nosso rio no meu bolso, a qual representa a saudade que sempre sinto pela minha terra», disse Joaquim Tomé. Sobre o trabalho fotográfico para o livro afirmou que foi para ele uma honra trabalhar com António Cabanas, e em especial fotografar por toda a raia em capeias e encerros, colhendo centenas de imagens de uma manifestação popular única, onde se sente a fibra da gente raiana.
António Cabanas explicou a razão por que tanto se tem empenhado em estudar as tradições raianas do concelho do Sabugal, que verdadeiramente sente como suas, e em especial o olhar que teve para com a Capeia Arraiana enquanto manifestação cultural original. O livro procura reunir diferentes perspectivas das corridas da raia no sentido de contribuir para a sua documentação e valorização enquanto património cultural e como elemento galvanizador de uma comunidade.
plb

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
leitaobatista
leitaobatista

Origens: Sabugal :: :: Crónica: Contraponto :: ::

 Artigo Anterior Balanço da operação «Viagem Segura»
Artigo Seguinte   Palavras de um indignado

Artigos relacionados

  • A esperteza de um cura

    Domingo, 1 Dezembro, 2019
  • A caça à baleia e o enterro nos Açores

    Domingo, 24 Novembro, 2019
  • Paulo Leitão Batista - Contraponto - © Capeia Arraiana (orelha)

    Medidas de dinamização do interior

    Terça-feira, 19 Novembro, 2019

7 Comments

  1. Avatar Kim Tomé Responder a Kim
    Segunda-feira, 13 Junho, 2011 às 18:11

    Quero deixar aqui, no Blog Capeia Arraiana, algumas palavras de agradecimento publico a todas as pessoas que assistiram ao lançamento do livro, pedindo as minhas desculpas por ter esquecido de referir na ocasião algumas pessoas que agora sem a emoção do momento faço questão de referir.
    Assim, começo por agradecer aos que agiram incorrectamente e de forma imprópria para comigo por não terem tido a capacidade de entender o trabalho que executava. De facto essas atitudes apenas me obrigaram a ser mais profissional e cuidado com o meu trabalho, fazendo com que eu não fosse displicente.
    Para estes vai o meu primeiro Bem Haja.
    Quero deixar aqui um agradecimento muito especial à família Bispo, em especial à D. Natália Bispo, pelo facto de ter sido ela a despertar-me para a necessidade de juntar-mos esforços para valorizar, proteger e promover as mais valias culturais e patrimoniais da nossa terra. De facto, estou em crer que se não fosse a D. Natália Bispo este livro não teria sido possível, pelo menos desta forma.
    Ao Senhor Vice Presidente da Câmara de Penamacor, António Cabanas Quero expressar o meu profundo agradecimento por me ter dado a honra de participar neste livro, que o seu texto de grande rigor histórico, sociológico e antropológico, tornou num documento incontornável para o estudo da Capeia Arraiana, sem que no entanto se tornasse num texto demasiado fechado em cinzentismos científicos, permitindo também ao comum dos mortais uma leitura esclarecedora e simultaneamente agradável.
    À Câmara do Sabugal, Nas pessoas do seu Presidente António Robalo e restante executivo, quero também deixar uma palavra de apreço pela forma como nos receberam e, pelo reconhecimento que demonstraram do trabalho realizado, pelo seu valor em termos de defesa e divulgação da Capeia Arraiana e consequentemente da cultura do Sabugal.
    Ao blog Capeia Arraiana, quero também deixar algumas palavras de agradecimento não só pelo esforço de divulgação e noticia do acontecimento, mas muito especialmente pelo trabalho e pelo empenho que têm colocado na divulgação da cultura e tradições e património da nossa terra.
    Pretendo também agradecer a todas as pessoas que anonimamente durante as capeias me apoiaram, permitindo o acesso a locais menos comuns, transportando-me à pendura em tractores ou outros veículos, oferecendo-me das suas refeições, ou simplesmente com um aperto de mão ou um abraço carinhoso, fazendo-me sentir o que de melhor tem este povo Arraiano.
    E em ultimo lugar agradecer aos que organizam e tornam estas manifestações culturais possíveis, com imenso esforço, sacrificio e empenho. São estes verdadeiramente os donos da festa e são estes os grandes heróis desta tradição, pois sem eles não nos teria sido possível realizar o trabalho que realizámos e acima de tudo o mais, sem estas pessoas não seria possível manter esta tradição.
    Assim, espero que para todos fique claro que o livro “FORCÃO” não é apenas resultado do esforço de duas ou três pessoas, mas sim de um povo, onde os que não aparecem nas noticias ou nas salas em ocasiões de cerimónia tem mais valor.
    Para todos o meu enorme Bem Haja.

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Terça-feira, 14 Junho, 2011 às 10:25

      A chega de bois com forcão, só é designada como “Capeia” em pleno século XX, por influência espanhola. Antes chamava-se folguêdo.

      • Avatar Kim Tomé Responder a Kim
        Terça-feira, 14 Junho, 2011 às 10:56

        Por acaso, ou talvez não…
        Sempre defendi que deveria ser realizado algum evento (congresso ou algo assim) que permitisse aos arraianos contribuir com coisas como este comentário para o enriquecimento histórico, sociológico e antropológico desta tradição, permitindo assim uma mais correta e completa compilação de dados.
        Mas parece que há quem não pense que isso seja necessário…
        Talvez daqui a uns tempos reconheçam essa necessidade 😛
        Depois esquecem-se de quem vem alertando para isto, como fizeram em relação à ideia de candidatar a Capeia Arraiana a património Imaterial da UNESCO.
        Enfim… lá estou eu com a minha má língua a falar do que não convém a alguns mas que são verdades convenientemente ocultadas.
        É que dizer que se é critico não é apenas criticar, é ao sê-lo ser também capaz de entender a critica dos outros como uma contribuição.
        Eu, sinto as criticas que me fazem deste modo mas há quem sinta como uma agressão.

      • Avatar leitaobatista Responder a leitaobatista
        Terça-feira, 14 Junho, 2011 às 14:10

        O João Valente tem razão. É o maior monografista do concelho do Sabugal – Joaquim Manuel Correia – que o atesta no livro «Memórias do Concelho do Sabugal»: as touradas com forcão eram popularmente designadas, pelo menos em algumas terras, de «folguedo». O termo «capeia» veio por influência leonesa, pois os espanhóis designavam assim as suas touradas populares.
        Já a designação «capeia arraiana», ao que apurei, surgiu pela primeira vez em 1978, aquando da realização de uma tourada com forcão no Campo Pequeno em Lisboa – a primeira que a a Casa do Concelho do Sabugal (CCS) realizou, organizada por um grupo de raianos radicados em Lisboa, tendo ao leme o saudoso Chico Engrácia de Vila Boa. Num dos primeiros números do jornal «Sabugal», editado pela CCS, é feita referência expressa às razões da escolha da terminologia «capeia arraiana» para designar o evento. A partir dessa data as touradas do Campo Pequeno, realizadas anualmente, passaram a desinar-se «capeia arraiana» e o termo foi-se enraizando e generalizando.

      • Avatar António Cabanas Responder a António
        Terça-feira, 14 Junho, 2011 às 23:45

        Em Maria Mim, final dos anos 30 do século passado, Nuno de Montemor tem um capítulo a que chama “a capeia”, usando ainda os termos tourada e corrida. Este último é também usado por Correia, além de folguêdo. Estou convicto que o uso do termo “corrida” na raia sabugalense tem também infuência castelhana. Já o termo tourada parece ser exclusivo das tauromaquias nacionais.

  2. Avatar Clemente Responder a Clemente
    Segunda-feira, 13 Junho, 2011 às 17:49

    Parabéns ao Autor!! sem esquecer o seguinte contraste: embora Penamacôr seje um Concelho vizinho do Sabugal, pertence a outro Distrito e a outra Província e com um clima completamente diferente, já para não falar da sua fauna e flora.
    Mas, até se pode considerar um Concelho “irmão”, devido ás afinidades que existem entre ambos através de familiares comuns, casamentos, razões profissionais, etc…

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Terça-feira, 14 Junho, 2011 às 10:19

      O Sabugal, sempre esteve ligado histórica, judicial e administrativamente até fins do sec. XIX, a Penamacor e ao Distrito de Castelo Branco; a restante Riba-Côa sempre esteve ligada ao Douro, Lamego e Pinhel.

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5160 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Temos cá tudo e tanto (10)
  • Para que serve um Presidente?
  • A Mimosa
  • Vamos votar no domingo!
  • Cogumelos, tartulhos e míscaros...
  • Casteleiro – novos mistérios da Serra d’Opa
  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • D. Dinis – a nacionalização das Ordens Militares
  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • Túmulo do Rei D. Dinis foi aberto em 1938

Comentários recentes

  • ODETE LEITE em D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • José Carlos Mendes em Temos cá tudo e tanto (10)
  • Mário Antunes em Temos cá tudo e tanto (10)
  • LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA em A Mimosa
  • Joaquim Tenreira Martins - em O assalto ao Capitólio

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • José Carlos Mendes
    Postal TV (77) José Carlos Mendes Quinta-feira, 16 Julho, 2015
  • leitaobatista
    Os bens das igrejas das Quintas de S. Bartolomeu leitaobatista Domingo, 10 Junho, 2018
  • José Carlos Lages
    Morreu o guarda-redes Robert Enke José Carlos Lages Terça-feira, 10 Novembro, 2009
  • leitaobatista
    PS divulgou carta aberta ao presidente da Câmara leitaobatista Segunda-feira, 19 Setembro, 2011
  • António Alves Fernandes
    Bismula – as alminhas António Alves Fernandes Domingo, 9 Agosto, 2020

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Junho 2011
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« Mai   Jul »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.003.932 hits

Blog Stats

  • 3.003.932 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.