Obras na igreja paroquial de Badamalos

Religião - © Capeia Arraiana (orelha)

Começaram na segunda-feira, dia 2 de Maio, as obras de conservação e restauro da Igreja de Badamalos. A empresa belmontense «Construções Pais dos Santos» começou a montar o estaleiro e os andaimes exteriores e interiores na manhã do feriado municipal do Sabugal.

Clique nas imagens para ampliar


No sábado anterior, dia 30 de Abril, cerca de duas dezenas de paroquianos juntamente com o pároco, retiraram tudo da igreja paroquial, sacristia e arrumos, guardando o que material que não era necessário, e as imagens dos santos nas casas de diversos badamalenses e fez-se do amplo salão da Junta de Freguesia o novo espaço litúrgico da paróquia.
No Domingo, 1 de Maio, a Eucaristia Dominical foi celebrada pela primeira vez nas novas instalações, e todos verificaram que eram muito acolhedoras e amplas.
Neste momento, cerca de quatro semanas depois do início das obras, já se procederam aos seguintes trabalhos: destelhou-se a igreja, retirou-se toda a estrutura de suporte do telhado, descascaram-se as paredes exteriores, fizeram-se novas juntas nas colunas e cantaria, fez-se novo reboco, reforçaram-se as paredes na parte superior, fixaram-se as sancas de pedra com arame de aço, instalou-se toda a nova estrutura de aço de suporte do telhado e colocou-se já o painel «sandwich» que fará o isolamento termo/acústico de todo o telhado e começam a colocar-se as novas telhas. Também a empresa de restauro de arte sacra esteve uma semana em Badamalos onde procedeu à limpeza e tratamento da madeira do tardoz, isto é, a parte de cima dos painéis hagiográficos da capela-mor.
Já procedemos ao pagamento de cerca de 40,000.00 euros, e temos de pagar nos próximos dias mais 30 por cento do trabalho ao empreiteiro. Todos os que amam Badamalos têm sido bastante generosos, mas o dinheiro começa a escassear e o dinheiro do protocolo celebrado com o Estado Português tarda em chegar. Agradecemos a todos os que já contribuíram para esta causa e pedimos que mais pessoas partilhem connosco a sua oferta para as obras.

As três fotografias que ilustram esta informação mostram o avanço das obras da nossa Igreja.
Pe. Hélder Lopes

Deixar uma resposta