A construção de uma circular externa ao Sabugal ganhou força face ao previsível aumento do tráfego na cidade em alternativa às portagens que serão introduzidas na A25 e na A23 e partir do dia 15 de Abril. O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, recebeu há cerca de um mês a garantia do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações (MOPTC) de que a construção da via circular à cidade do Sabugal será introduzida no Plano Rodoviário Nacional, a fim de ser assegurado o seu financiamento pelo Estado.
O mais que previsível aumento do tráfego de camiões TIR pelo interior da cidade do Sabugal preocupa seriamente o presidente, na medida em que as vias existentes não têm condições para suportar esse aumento de tráfego.
Entretanto a existência de um governo de gestão, na decorrência da dissolução da Assembleia da República, ontem anunciada pelo Presidente da República, poderá atrasar a solução que até agora foi considerada prioritária para o concelho do Sabugal e para a região.
A decisão da colocação de portagens nas SCUT’s, obrigou a estudos técnicos, encomendados pelo MOPTC à empresa F9Consulting. O concelho do Sabugal aparece destacado a vermelho pela falta de variante (e alternativa) à passagem pelo interior da sede do concelho. O novo trajecto que vai passar a ser utilizado pelos TIR aponta para a estrada Ciudad Rodrigo – Aldeia da Ponte e correspondente passagem pela cidade do Sabugal. Os valores apresentados apontam para uma alteração das actuais sete/oito passagens diárias, em média, para cerca de 200 travessias dos TIR.
«O regime SCUT enquanto instrumento de correcção de assimetrias regionais – estudo de critérios para aplicação de portagens em auto-estradas SCUT» é o título do estudo da F9Consulting.
Destacamos algumas das conclusões do estudo, a que o Capeia Arraiana teve acesso:
1 – A introdução de portagens nas SCUTS’s, não só garantirá uma maior equidade e justiça social como permitirá um incremento das verbas a aplicar noutras áreas fundamentais das infra-estruturas rodoviárias, como sejam a conservação e segurança, bem como o melhoramento da rede de estradas e a ampliação da rede rodoviária nacional. A identificação de um conjunto de indicadores que retratam de forma fidedigna a realidade socio-económica das várias regiões servidas pelas SCUT’s, bem como as respectivas vias alternativas, permitirão, através da aplicação de determinados critérios, implementar uma discriminação positiva mais justa e eficaz.
2 – Na análise de alternativas de oferta no sistema rodoviário foi tomado em consideração o tempo de percurso global associado a cada uma das SCUT’s relacionando-o com o tempo de percurso das vias alternativas que lhe correspondem tendo em consideração as fragilidades existentes nas redes viárias regionais e locais.
3 – O concelho do Sabugal pelas suas características de território fronteiriço teve uma atenção especial no estudo. O apuramento do valor dos indicadores que no entender da Estradas de Portugal permitem aferir a existência de alternativas de oferta no sistema rodoviário A25 / A23 no sentido Castelo Branco / Lisboa está identificada pela ligação entre Ciudad Rodrigo (em Espanha) e Aldeia da Ponte (no concelho do Sabugal) com continuação pela Estrada Nacional 332 até à cidade do Sabugal. Os dados estudados apontam para um forte incremento da passagem de camiões pesados. Assim este estudo sugere uma intervenção urgente no sentido de criar uma variante externa à cidade do Sabugal como forma de oferecer alternativas no sistema rodoviário e manter os níveis de segurança no interior da localidade.
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(Actualização no dia 2 de Abril.)
Esta foi a nossa «partidinha» do 1.º de Abril. Evidentemente que não está prevista qualquer variante rodoviária à cidade do Sabugal.
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Capeia Arraiana
Julgo que a Variante a Penamacor só a retirou mais do mapa. As portagens na A23 vão fazer passar mais gente dentro do nosso concelho, não só TIR’s… que desgastem a estrada. Vai seguramente passar mais gente, é uma maneira para que a curto prazo possamos provar aos nossos governantes que estamos no mapa, que muita gente passa aqui e que merecemos ser tratados como Portugueses tal como os do Litoral…
O perfil actual das estradas do Sabugal não permite que seja alternativa à passagem dos camiões TIR. Como tal não existirá o citado incremento de 7/8 passagens para cerca de 200. Construir uma circular não faz pois qualquer sentido. Tal seria possível se existisse uma ligação A25/A23 via Cerdeira a Belmonte com perfil de via rápida. Acrescento que uma circular não trás mais riqueza para a região.
Boa notícia para o dia 1 de Abril.
…..não esquecer que as Vias existentes, vão sofrer uma grande aceleração no seu desgaste, já para não falar no material de desgaste rápido(marcas rodoviárias, etc…), por isso o Estado também deve pagar a factura ás Autarquias, visto ser o responsável por este acréscimo de prejuizo para elas.
Ainda bem que temos um presidente preocupado com as estradas que nos servem. Não gosto do PSD mas fico encantado com o posicionamento desse militante da direita. Só lamento que o resto dos elementos do executivo da Câmara não digam nada.
A consequência das SCUT’s, que o PS introduziu, quando sempre jurou que nunca o faria, é que é a nossa desgraça.
Posso dizer que vou votar na CDU? Todos damos razão aos comunas quando falam. Nas eleições presidênciais o que mais se ouviu foi que o Francisco Lopes era um bom candidato e até um bom futuro secretário geral do PCP. Mas afinal quem votou nele?
Se o PCP defende o povo e defende Portugal, apoiem-no. O mesmo digo do presidente da Câmara do Sabugal quanto às acessibilidades. Tenham lá a coragem de dizer que sim, que ele está no bom, caminho, ou então critiquem.
MAS SÓ AGORA É QUE ACORDARAM? E O JOAQUIM RICARDO, E O TONI, QUE PENSAM? TEMOS DE CONHECER A OPINIÃO DESSA GENTE.
Obra de sonho…
No tempo que o país atravessa é preciso contenção, e o governo que temos é de gestão. A circular ao Sabugal pode esperar, até porquer há outras prioridades. Não arruinem as finanças públicas.
O que é feito das termas do cró, do parque de campismo, do Ofélia Clube? O que é precfiso é investimento privado!
Isso é fundamental para a região. Sou de Penamacor e a nossa variante foi construída á longa data. O Sabugfal acordou apenas agora para o problema?
A construção de uma circular ao Sabugal há muito que deveria ser realidade. Vale mais tarde do que nunca, nem que seja por consequência na introdução de portagens nas auto-estradas.
Quem dera que não fosse 1 de Abril………