• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Confraria Bucho Raiano • Opinião • Sabugal • Sabugal Melhor • Soito  /  Sobre a Confraria do Bucho Raiano…
10 Março 2011

Sobre a Confraria do Bucho Raiano…

Por Ramiro Matos
Ramiro Matos
Confraria Bucho Raiano, Opinião, Sabugal, Sabugal Melhor, Soito bucho, confrade, confraria, confreira, ramiro matos 2 Comentários

A realização do II Capítulo da Confraria do Bucho Raiano foi um momento alto de afirmação das tradições sabugalenses.

Presidente da Câmara, António Robalo, dá início às «hostilidades»

Como confrade participei com grande satisfação na realização deste Capítulo, não podendo deixar de salientar os seguintes aspectos para mim mais relevantes:

1. O crescimento sustentado da Confraria, com a entronização de mais 21 confreiras e confrades que no Anfiteatro Municipal e na presença das restantes confreiras e confrades, fizeram o seu juramento.

2. A ultrapassagem de uma situação que se vinha a revelar contrária aos interesses do Concelho, referindo-me concretamente à presença e à outorga de um diploma de honra à Casa do Concelho do Sabugal.

O elogio público e o abraço entre o Chanceler da Confraria, Paulo Leitão, e o Presidente da Casa do Concelho, José Eduardo Lucas, são o prenúncio de que as duas entidades estão dispostas e saberão encontrar os caminhos para, em conjunto, continuar a defender e a divulgar as potencialidades do nosso Concelho.

3. A realização do Capitulo na cidade do Sabugal e do almoço na vila do Soito, onde fomos magnificamente recebidos, primeiro pelo Sr. Presidente da Junta num «Porto de Honra», e depois no Restaurante Martins, mostrando que, de uma vez por todas, devemos saber ultrapassar «guerrinhas» e rivalidades locais, pois, como venho dizendo, somos muito poucos e os desafios são demasiado grandes para que percamos tempo em coisas secundárias.

4. A assinatura do protocolo com um produtor de vinho do Concelho de modo a que o vinho «doispontocinco» da zona de Sortelha passe a ser o vinho oficial da Confraria, estando presente em todas as suas iniciativas. Eis uma forma correcta de promover os produtos sabugalenses.

5. Por último, a nobreza dos dinamizadores da criação da Confraria e seus actuais dirigentes ao recusarem serem entronizados enquanto cavaleiros.

Esta é uma atitude que os engrandece, mas que engrandece e dignifica também a Confraria do Bucho Raiano.

Caros confrades, podeis não ser cavaleiros à luz dos estatutos, mas estou certo que sois cavaleiros na mente e no coração de todas as confreiras e confrades!

:: :: :: :: ::

ps. Porque alguns dos presentes me questionaram sobre o assunto, deixo aqui este esclarecimento. O Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal (eu próprio) foi convidado oficialmente para participar neste evento (atitude que não tem vindo a ser seguida por outros promotores de eventos que se realizam no Concelho…).

Porque sou confrade solicitei ao Sr. Chanceler da Confraria que me permitisse juntar-me às restantes confreiras e confrades, o que foi entendido e assim se fez.

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
Ramiro Matos
Ramiro Matos

Origens: Sabugal :: :: Crónica: «Sabugal Melhor» :: ::

 Artigo Anterior O papel da Divisão Ligeira contra os franceses
Artigo Seguinte   O paradoxo da ironia

Artigos relacionados

  • Da vaca púrpura…

    Quinta-feira, 4 Março, 2021
  • Das saudades…

    Quinta-feira, 25 Fevereiro, 2021
  • Eleições autárquicas

    Quinta-feira, 18 Fevereiro, 2021

2 Comments

  1. Avatar joao valente Responder a joao
    Quinta-feira, 10 Março, 2011 às 15:29

    De Sortelha é um dos sócios (sr. Manuel Gouveia) da adega. O vinho, esse é de vinhas em Caria e Belmonte (e não do sabugal), com uma produção, em 2010, de 300.000 litros. A Adega da Covilhã atrasava os pagamentos, de forma que alguns produtores tiveram “que se fazer à vida”. Há males que vêm por bem.

  2. Avatar António Santos Responder a António
    Quinta-feira, 10 Março, 2011 às 13:52

    Não estive lá, mas disseram-me que foi um grande evento, que dignificou a nossa terra e promoveu devidamente o excelente produto gastronómico que é o bucho. Disseram-me também que foi uma organização primorosa, pelo que incentivo os dirigentes da confraria a continuarem o seu trabalho. Parabéns.

Leave a Reply Cancel reply

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2021. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.