• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Contraponto • Fóios • Opinião • Política  /  As eleições presidenciais no concelho do Sabugal
26 Janeiro 2011

As eleições presidenciais no concelho do Sabugal

Por leitaobatista
leitaobatista
Contraponto, Fóios, Opinião, Política cavaco silva, fernando nobre, manuel alegre, ps, psd 5 Comentários

Concluídas as eleições presidenciais, que ditaram a reeleição de Cavaco Silva, podemos traçar algumas considerações, olhando para os resultados eleitorais do concelho do Sabugal, onde há uma freguesia que luta abnegadamente contra a maré.

Cavaco portou-se como... Cavaco
Cavaco Silva

Nas terras raianas ganhou Cavaco Silva, com uma votação superior a 63 por cento. Outra coisa não era de esperar, tendo em conta o voto tradicional dos eleitores do concelho do Sabugal.

Contudo houve uma terra que contrariou claramente esse sentido de voto, o que também não surpreendeu, atendendo à forma como sempre vota em eleições de carácter nacional. Falamos da freguesia dos Fóios. Aqui Cavaco não atingiu os 42 por cento e Manuel Alegre andou perto dos 37 pontos percentuais, com Fernando Nobre perto dos 12. Significa isto que, se fossem os fojeiros a decidir, o algarvio teria de disputar uma segunda volta, onde seria inapelavelmente batido.

Na Moita o candidato da direita também não obteve a maioria, mas a expressão dessa realidade tem menos impacto. Já na Bismula e em Águas Belas o presidente reeleito obteve metade dos votos mais um, o que significaria uma reeleição garantida, ainda que por curta margem. No mais das freguesias Cavaco foi vencedor absoluto.

A conclusão é que Fóios é a terra de esquerda do concelho do Sabugal, ainda que incrustada entre freguesias conservadoras, onde o Partido Socialista e os demais partidos da esquerda não conseguem colher bons frutos eleitorais.

Os Fóios têm porém uma particularidade: em eleições autárquicas voltam as costas ao PS e votam nos candidatos do PSD, contribuindo decididamente para a sua vitória. Dirão que, ao invés, outras terras que votam PSD em eleições nacionais, expressam-se massivamente pelo PS em eleições autárquicas. Isso é verdade e uma coisa pode bem compensar a outra, porém, quem tem tirado vantagem dessas discrepâncias é o PSD, que há 13 longos anos gere o Município.

Os responsáveis concelhios do PS devem analisar estes resultados e em particular a forma de votar dos fojeiros e tirar ilações ao que verdadeiramente dá motivos para que a terra mais socialista do concelho do Sabugal volte as costas ao PS nas eleições locais.

:: ::
«Contraponto», opinião de Paulo Leitão Batista

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
leitaobatista
leitaobatista

Origens: Sabugal :: :: Crónica: Contraponto :: ::

 Artigo Anterior Belmonte será sede da Rede das Judiarias
Artigo Seguinte   Poesia portuguesa em Bruxelas

Artigos relacionados

  • A esperteza de um cura

    Domingo, 1 Dezembro, 2019
  • A caça à baleia e o enterro nos Açores

    Domingo, 24 Novembro, 2019
  • Paulo Leitão Batista - Contraponto - © Capeia Arraiana (orelha)

    Medidas de dinamização do interior

    Terça-feira, 19 Novembro, 2019

5 Comments

  1. Avatar José Alves Responder a José
    Sexta-feira, 28 Janeiro, 2011 às 0:28

    Sr. António Emidio! Eu acrescentava a seguinte análise: As últimas eleições autarquicas foram muito dificeis para o PSD. O pessimo mandato de Manuel Rito, sempre ausente pelas razões que se conhecem e o receio da continuidade e da subserviencia do actual Presidente, se juntarmos os fortes opositores Tony e Joaquim Ricardo e as intervencões do Eng Morgado, acabou por ser uma vitoria suada do PSD. O descontentamento manifestado pelo Manuel Rito face ao actual Presidente, nas Assembleias Municipais é resultado da independencia do Eng. Robalo, que só tem a ganhar com a situação. Diria eu que o Eng. Robalo em menos de um afastou todos os fantasmas: O Tony abandonou o executivo, o Manuel Rito zangou-se e o Joaquim Ricardo juntou-se à equipa. Tudo isto tem muito mérito. Um abraço

  2. Avatar José Alberto Responder a José
    Quarta-feira, 26 Janeiro, 2011 às 23:11

    Eu estive a rever os resultados nos Fóios das Autárquicas penso que as análises aqui feitas, estão erradas. O Prof. José Manuel como lista única a concurso, conseguiu com a sua popularidade ter 88 votos em branco (protesto) e 11 Nulos, ou seja, em 260 votantes 38% fez questão de votar em branco, pois não existia mais ninguém em quem votar.
    Será que se houvesse alguém a concorrer mais ele ganharia?
    Quanto à questão de que eles sabem o que querem eu concordo. Ganha o PSD nas Autárquicas, Ganha PS nas Legislativas, enfim penso ser um povo que sabe o que quer e sendo pessoas informadas sabem inverter o seu sentido de voto para o que pensem melhor.

  3. Avatar CLEMENTE Responder a CLEMENTE
    Quarta-feira, 26 Janeiro, 2011 às 11:24

    Sr. Paulo Batista: em resposta ao seu último parágrafo, até um analfabeto ( com o devido respeito ) consegue chegar à brilhante conclusão, que se deve hà existência nos Fóios de um grande Presidente chamado Prof. José Manuel e está tudo dito.

  4. Avatar jose silva guerreiro Responder a jose
    Quarta-feira, 26 Janeiro, 2011 às 10:51

    O professor Ze manel é um benfeitor, um homem que vive a tempo inteiro para os Fóios.O professor é antes de mais um humanista que se preocupa com os outros e que trabalha para a comunidade.Esse mérito lhe reconhecem os seus conterrâneos.Acontece que os fojeiros têm uma confiança cega no Zé Manel e nas autárquicas seguem os conselhos de quem nunca os enganou. Acontece no entanto que o professor tambem sabe que há pessoas que têm como os fojeiros o olhar limpo, cumprem a palavra dada e estão sempre connosco.O P.S. nas autárquicas é que não quiz o Zé Manel como candidato e apresentou uma outra alternativa, para derrotar o professor. Nas eleições autárquicas há cumplicidades, solidariedades e trabalho conjunto que se pode fazer à margem dos partidos. O Zé Manel para bem dos Fóios tem sabido distinguir o trigo do joio e para alem de ser um autarca conmpetente, é um homem muito inteligente que sabe de que lado estão as pessoas que nos querem bem e nos estimam.
    José Silva guerreiro

  5. Avatar Antonio Emidio Responder a Antonio
    Quarta-feira, 26 Janeiro, 2011 às 9:03

    Amigo Leitão:
    O Concelho é PSD. A única vez que o PS governou, foi com um homem vindo do núcleo duro do PSD, José Freire. A retirada da maioria PSD da Câmara foi conseguida nas últimas eleições com um homem, podemos dizer que também vindo do PSD, o Tony. Ou me engano muito, ou nas próximas eleições autárquicas iremos assistir a uma “implosão” dentro do PSD, o que aliás já começou a acontecer nas últimas. “Implosão” essa que poderá dar origem a um executivo de outra côr, mas se isso vier a acontecer, o cabeça de lista terá que ser alguém com o aval de uma maioria do Soito, e que sempre se tenha movido nas “franjas” do PSD.
    Acreditei ainda que o Partido Socialista estava a terminar a sua “passagam pelo deserto”, no Casteleiro, com o núcleo da Vereadora Sandra, mas o resultado das últimas presidenciais no Casteleiro deixou-me um pouco céptico.

Leave a Reply Cancel reply

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.