No próximo dia 13 de Novembro (sábado) a Associação Transcudânia, com o apoio de algumas empresas do concelho do Sabugal, organiza a Ronda de São Martinho, iniciativa de convívio, na qual todos são convidados a participar.
A Associação sabugalense proporciona com esta iniciativa um dia diferente no Sabugal, onde a tradição, a amizade e o convívio marcarão presença.
Às 10 horas começam as actividades com a apanha da caruma no pinhal. Ao meio-dia haverá um almoço convívio. Durante a tarde, os organizadores e todos quantos queiram colaborar, reúnem-se no largo do Castelo, onde vão preparar a iniciativa.
Logo após o jantar, às 20h30, inicia-se o magusto tradicional, com as castanhas assadas na caruma, seguindo a prática antiga.
Às 21h30 terá então lugar a Ronda de S. Martinho, com os convivas a percorrerem as ruas da cidade do Sabugal, munidos de campainhas, que tocarão incessantemente.
A Ronda de S. Martinho evoca uma tradição muito antiga, que acontecia no dia em que se provava o vinho novo nas adegas.
plb
Leave a Reply