• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Auditório Municipal • Câmara Municipal Sabugal • Centenário da República • Freguesias e Anexas • Nacional / Internacional • Política  /  Centenário da República no Sabugal (1)
Câmara Municipal Sabugal - © Capeia Arraiana
07 Outubro 2010

Centenário da República no Sabugal (1)

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Auditório Municipal, Câmara Municipal Sabugal, Centenário da República, Freguesias e Anexas, Nacional / Internacional, Política adérito tavares, antónio robalo, centenário, comemorações, ramiro matos, república, Sabugal, santinho pacheco 11 Comentários

5 de Outubro de 1910. 5 de Outubro de 2010. Os 100 anos da República foram assinalados com pompa e circunstância no concelho do Sabugal. A Comissão do Centenário, presidida por Adérito Tavares, preparou com muita dignidade – e qualidade – um programa comemorativo que destaca os valores republicanos da educação, liberdade, igualdade e justiça para todos.

Centenário República - Sabugal


A sessão solene das comemorações do Centenário da Implantação da República no concelho do Sabugal, no dia 5 de Outubro de 2010, teve lugar no Auditório Municipal. A mesa foi constituída por António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, por Santinho Pacheco, governador civil da Guarda, por Ramiro Matos, presidente da Assembleia Municipal do Sabugal, por Adérito Tavares, presidente da Comissão Municipal para as Comemorações e por Jaime Vieira, igualmente da Comissão Municipal.
A sessão solene foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo. O autarca raiano deu as boas-vindas a todos os convidados e felicitou os membros da Comissão Municipal e todos os que colaboraram, nos serviços do município e da Sabugal+, para a organização das cerimónias dos 100 anos da República que decorrem até ao dia 30 de Outubro.
«Faz hoje 100 anos que foi implantada a República, na sequência de um processo revolucionário de republicanização progressiva do país. Finda a monarquia, institui-se a república, que mais não é que o regime político em que ainda, e felizmente, vivemos e em que os cidadãos exercem o poder por intermédio de representantes por si eleitos e em que não existem cargos hereditários», afirmou António Robalo no início do seu discurso. De seguida foram destacadas pelo autarca as principais medidas da República como a «expulsão do país das ordens religiosas, erradicação de qualquer conteúdo religioso do ensino público, na legislação ou nos órgãos do Estado, universalidade e obrigatoriedade do registo civil, mudança da unidade monetária, mudança dos símbolos nacionais (bandeira e hino), instituição do casamento civil obrigatório e do divórcio, igualdade perante a lei, livre expressão do pensamento, instrução obrigatória e gratuita para todas as crianças dos 7 aos 12 anos, autorização e regulamentação da greve, instituição do descanso semanal e obrigatório dos trabalhadores ou a limitação dos horários de trabalho».
Houve, contudo, no entendimento do autarca, «excessos» praticados pela revolução republicana «próprios de quem quer dar novos rumos ao País» mas que «permitiram implantar valores, princípios, ideiais e… a visão da República onde deve prevalecer o interesse público sobre os interesses particulares. O autarca sabugalense recordou o exemplo de Manuel de Arriaga que «não teve direito a habitação como primeiro Presidente da República e só ocupou o palácio de Belém mediante o pagamento de renda».
Para os tempos de crise que vivemos António Robalo aconselhou a «valorizar princípios que orientem a sociedade, a dar o nosso melhor, a trabalhar em prol da comunidade, a esquecer as diferenças e a reforçar o espírito de cooperação» e celebrar os valores republicanos como «igualdade, fraternidade, liberdade, solidariedade, austeridade e não ostentação, preocupação, sacrifício e dedicação ao bem comum».
O presidente sabugalense aproveitou para deixar alguns conselhos «locais»: «Quer a nível nacional quer a nível local que cada um sirva a sociedade. Como eleitos ou como eleitores, os ideais republicanos devem balizar o rumo que queremos para o País, para a região, para o município, para a freguesia. Privilegiar o interesse público acima dos interesses particulares, gerir a coisa pública com determinação, com visão, administrando com zelo o esforço dos contribuintes, dando o exemplo. Às oposições pede-se colaboração no sentido de promoverem o bem comum e não a satisfação dos interesses particulares, os interesses dos seus eleitores. Quantas vezes as oposições estão contra, entre outras razões, porque o poder está a favor? Ao celebrar o centenário da República são estes os valores que devemos celebrar, valores de igualdade, de fraternidade, de liberdade, de solidariedade, de austeridade e não de ostentação, de preocupação, sacrifício e dedicação ao bem comum».
A finalizar e antes do «Viva a República!» o presidente António Robalo recordou o grande Almeida Garret para quem «tudo o que se fizer há-de ser pelo povo e com o povo… ou não se faz».
:: ::
Discurso do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal. Aqui.
:: ::
1 – As cerimónias do Centenário mereceram uma atenção especial por parte dos responsáveis municipais. O cartaz, da autoria de Manuel Morgado, é belíssimo e recebeu os parabéns de todos. Santinho Pacheco, governador civil da Guarda, quando foi presenteado pelo artista com uma serigrafia surpreendeu com uma tirada soberba: «Daqui a cem anos ninguém se vai lembrar dos nossos nomes mas tenho a certeza que vão recordar o de Manuel Morgado.»

2 – Excelente trabalho da Comissão Municipal para as Comemorações do Centenário presidida pelo professor Adérito Tavares. A exposição no Museu é historicamente valiosa. E o que falta cumprir do programa promete…

3 – A República «paga» para ter ao seu serviço centenas de mulheres e homens eleitos para representar o povo. O concelho do Sabugal tem 40 freguesias. As juntas de freguesia são constituídas por três elementos (executivos). A Assembleia Municipal tem, além dos 40 presidentes de Junta, 41 deputados (ou membros). Mas… estiveram presentes na sessão solene no Auditório Municipal do Sabugal, no dia 5 de Outubro, salvo melhor contagem um total de: 3 presidentes de Junta de Freguesia e menos de 10 deputados municipais. É simplesmente lamentável a falta de sentido de responsabilidade de alguns eleitos.

4 – Entre a insustentável leveza e ligeireza da indiferença de uns e as obscuras e bafientas tentativas de tudo tentar manter na mesma de outros há coisas que são difíceis de perceber no republicano concelho do Sabugal.
jcl

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Centenário da República no Sabugal (2)
Artigo Seguinte   Centenário da República e o concelho do Sabugal

Artigos relacionados

  • Covid-19 no distrito da Guarda (05.03.2021)

    Sexta-feira, 5 Março, 2021
  • A estranha apresentação autárquica do PSD

    Quinta-feira, 4 Março, 2021
  • Acessos melhorados ao castelo de Vila do Touro

    Quinta-feira, 4 Março, 2021

11 Comments

  1. Avatar João Pedro Responder a João
    Quarta-feira, 3 Novembro, 2010 às 12:35

    Será que ainda ninguém pensou que se o Sabugal (e a raia, e o interior, no seu todo) estão tão em declínio, isso se deve precisamente à república, aos seus “ideais”, e Às ideias “progressistas”, que mais não fizeram senão transformar Portugal num campo de guerra, de perseguições, assassínios e ódios? Não se lembrarão também que os republicanos eram seguidores dos franceses que cem anos antes massacraram os portugueses nas suas invasões? Então porquê comemorar cem anos de tão nefasto regime?

  2. Avatar joao valente Responder a joao
    Terça-feira, 12 Outubro, 2010 às 12:32

    No meio desta polémica tonta, toda a gente esqueceu o bom discurso republicano do presidente de edilidade, apelando à «colaboração no sentido de promoverem o bem comum e não a satisfação dos interesses particulares»… e aos «valores de igualdade, de fraternidade, de liberdade, e solidariedade».

  3. Avatar Antonio Silva Responder a Antonio
    Segunda-feira, 11 Outubro, 2010 às 22:58

    Aparentemente temos os deputados que merecemos.

  4. Avatar joao valente Responder a joao
    Segunda-feira, 11 Outubro, 2010 às 16:31

    Que “lavagem de roupa suja”! Havia necessidade?

  5. Avatar Ana Vilardell Responder a Ana
    Domingo, 10 Outubro, 2010 às 11:51

    Sr. Carlos Rosa, assim de repente não me vem à memória quem o Sr,possa ser;no entanto, pelo seu comentário sei o suficiente: o Sr.Carlos é daquelas pessoas que só comparece nos eventos quando há “tacho”!
    Mas deixe-me que lhe diga, como eu não costumo comparecer nas iniciativas de “comes e bebes”, eu vou pedir a quem me costuma contactar e o Sr. usufrui da minha senha… eu não tenho qualquer problema nisso!

    Obrigada pela sua atenção.
    P.S. Espero que tenha conseguido um almoço no restaurante que publicitou… Bom Apetite!

  6. Avatar Carlos Rosa Responder a Carlos
    Sexta-feira, 8 Outubro, 2010 às 16:28

    Como me divertem estas explicações públicas dos srs deputados municipais perante a sua escandalosa falta a uma cerimónia de grande importância organizada pela câmara municipal. Isto só se resolve introduzindo factores de motivação como o direito a senha de presença e a almoço no Robalo.

  7. Avatar jose robalo Responder a jose
    Quinta-feira, 7 Outubro, 2010 às 22:48

    Quero dizer-lhe que o senhor faz análises precipitadas, se é que alguma vez já fez análises. Onde toda a gente vê moinhos de vento, o senhor continua a ver soldados inimigos…Vai para 20 anos que sou autarca no Sabugal e neste lapso de tempo tenho visto passar muitos cavaleiros andantes e arrivistas.Quero dizer-lhe que no que me diz respeito, seria com prazer que teria estado nas comemorações da Republica, não fora o facto de nesse dia no período da manha ter estado na cerimónia fúnebre do meu tio Amândio, irmão da minha mãe, na Cerdeira do Côa. Como deverá compreender não só não estava muito disponível para festas, como achei que seria muito mais útil no conforto que pudesse dar aos meus familiares.Imagino o estado de espírito do meu irmão , Presidente da Câmara nessa cerimónia. Noblesse oblige…

  8. Avatar Ana Vilardell Responder a Ana
    Quinta-feira, 7 Outubro, 2010 às 18:05

    Sr. JCL, Sei que não tenho porque me justificar, mas faço-o porque não tenho qualquer problema nisso;a ter de faze-lo tambem não seria com toda a certeza a si que lhe deveria tais explicações…
    No entanto eu sou responsável pelos meus actos e acções, e não fujo a factos…;não faz parte da minha forma de ser!

    Além nisso,deixe-me que lhe diga não me considero politica, simplesmente pretendo de uma forma ou de outra, dar o meu contribuito em prol dos projectos em que acredito;
    Faço-o sempre, de acordo com o que me diz a minha consciência, e com base em ensinamentos do passado que, felizmente, recebi de pessoas que muito (e realmente) contribuiram para elevar o nome do Concelho do Sabugal mais além, e sempre baseando-me em factos, em saberes, em conhecimentos que muitas pessoas do povo (tal como eu!) me ensinaram…

    Deixe-me só agradeçer-lhe o seu comentário…

  9. José Carlos Lages jclages Responder a jclages
    Quinta-feira, 7 Outubro, 2010 às 16:02

    Exma. Membro Ana Vilardell

    Como compreenderá não é a mim que deve pedir (ou dar) justificação de falta nem tão-pouco a senha de presença.

    Sobre o que a República OFERECE ou não OFERECE neste PEDACINHO de terra todas as opiniões são válidas. Aliás, fazendo a separação entre poder central e poder local, o órgão de que faz parte (Assembleia Municipal) e ao qual concorreu em eleições da República Portuguesa tem como responsabilidade legitimar as decisões (boas e más) e as grandes linhas de acção do executivo camarário sabugalense e, por consequência, do estado actual do concelho.

    Mas permita-me que lhe diga que, mesmo depois de ler o seu comentário, mantenho tudo o que escrevi no ponto 3.

    Até porque na sabedoria popular há um ditado que diz: Contra factos não há argumentos.

    Mas como a política e os políticos nem sempre se alimentam da sabedoria popular…

    Com os meus melhores cumprimentos,

    José Carlos Lages (JCL)

  10. Avatar Ana Vilardell Responder a Ana
    Quinta-feira, 7 Outubro, 2010 às 15:46

    Sr.JCL, sou honrosamente membro da Assembleia Municipal; é verdade que não estive presente nesta iniciativa,e embora não me deva justificar, creio que devo faze-lo, pelo simples facto de que este País (ou espécie disso), não nos oferece a nós (jovens) condições para viver e trabalhar neste pedaçinho de terra; Acredito que os Srs. que há 100 ergueram a República, sentir-se-iam hoje envergonhados com aquilo que o País ofereçe ao seu povo.

    E para que conste, quando por vezes se fala antes do tempo…

  11. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Quinta-feira, 7 Outubro, 2010 às 8:15

    Para que conste: sou membro eleito da Assembleia Municipal e não fui.
    Irei ao painel “Músicas da República” que me interessa mais.

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5204 days ago

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

TOTAL VACINAS ADMINISTRADAS EM PORTUGAL

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO PERIÓDICA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Uma década a criar Raízes
  • A estranha apresentação autárquica do PSD
  • Acessos melhorados ao castelo de Vila do Touro
  • Os Munhos
  • D. Dinis - dois filhos legítimos e sete naturais
  • Conversas com garotos
  • Património Natural (12.3)
  • As variedades da pera portuguesa
  • Postal TV (367)
  • A Pepa

Comentários recentes

  • Carlos Miguel M. Fernandes Jorge em Crónicas do Gervásio – Ir ao Endireita
  • António Bárbara Cunha em Património Natural (12.3)
  • António Martins em Património Natural (12.2)
  • MAnel em Que União é Esta?
  • Luiz Carlos Pereira de Paula em A Pepa

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • José Carlos Mendes
    Primeira Página (29-2-2020) José Carlos Mendes Sábado, 29 Fevereiro, 2020
  • leitaobatista
    Penamacor reage à reprodução do lince no Algarve leitaobatista Sexta-feira, 10 Agosto, 2007
  • António Emídio
    28 de Maio de 1926 António Emídio Terça-feira, 29 Maio, 2018
  • José Carlos Lages
    Cansaço em final de época de Capeias José Carlos Lages Sábado, 6 Setembro, 2014
  • leitaobatista
    Julgamento do Galo na Guarda leitaobatista Domingo, 3 Fevereiro, 2008

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Outubro 2010
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
« Set   Out »

SONDAGENS – ARQUIVO

Sondagens
Clique para ver sondagens arquivadas

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.046.816 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2021. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.