Trabalhadores do Comércio – Sabugal 2010

 

Falar dos «Trabalhadores do Comércio» é falar de uma banda que começou em 1979, fundada por dois nomes míticos do Rock português: Sérgio Castro (que foi dos Rocka, Síntese, Psico e Arte & Ofício) e Álvaro Azevedo (que pertenceu aos Pop Five Music Incorporated e aos Arte & Ofício).

 

Trabalhadores do Comércio - Sabugal - 2010

Em 1979, ao mesmo tempo que mantinham os Arte & Ofício, Sérgio e Álvaro, fundam os Trabalhadores do Comércio, cantando em português, com sotaque do Porto. A voz do grupo era a do sobrinho de Sérgio Castro, João Luís Médicis, então com 7 anos. Miguel Cerqueira também era membro da banda. As letras das músicas têm um certo humor. O seu disco de estreia, editado em 1980, foi o single intitulado «Lima 5», cujo refrão reza: «Eu só paro lá no Lima 5, Sou um meu de grabatinha e brinco». «Chamem a Pulíssia» tornou-se, no entanto, o seu maior sucesso. Este tema estava incluído no LP «Trips à Moda do Porto».
Outros temas conhecidos da banda são: «A Cançõm Quiu Abô Minsinoue» (traduzindo: A Canção Que o Avô Me Ensinou), «Atom Messiu, Comantalê Bu», «Paunka Roque», «Sim, Soue Um Gaijo do Porto» e «Quem Dera», «Haxixa na Braza», «Taquetinho Ou Lebas No Fucinho» e «Fado, Sexo e Vacalhau» (versão se «Sex and Drugs and Rock’n’Roll», de Ian Dury).
Actualmente a banda é constituída por Sérgio, Álvaro, Miguel Cerqueira, Jorge Filipe Santos, João Luís Médicis (agora já não puto com 7 anos, mas com 37 anos) e as vozes femininas de Marta Ren (uma das mais carismáticas vozes portuguesas, tendo-se afirmado enquanto voz principal do grupo Sloppy Joe, com uma energia imparável e uma presença inconfundível) e Diana Basto (que dispensa apresentações, sendo a maior Diva do Rock nacional que saltou para o estrelato com o seu impressionante trabalho com Pedro Abrunhosa. Inestimável. Única. Insubstituível.
O concerto dos «Trabalhadores do Comércio» irá acontecer no dia 31 de Julho, na Festa da Europa/Artes do Alto Côa. Uma hora e meia de Rock para animar as hostes…

[vodpod id=Video.4069988&w=425&h=350&fv=%26rel%3D0%26border%3D0%26]

Por João Aristides Duarte

One Response to Trabalhadores do Comércio – Sabugal 2010

  1. Grande banda, bem como Jáfumega….31 de Julho é uma boa data, ainda dá tempo 😉
    Obrgd (este post ontem só apareceu na caixa de email e tentava entrar e não aparecia, dava erro, já vi que o erro foi concertado)

Deixar uma resposta