Ano Internacional da Criança – Soito (1979)

O ano de 1979 foi proclamado, pelas Nações Unidas, o Ano Internacional da Criança. A proclamação foi oficialmente assinada no dia 1 de Janeiro de 1979, pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim. As comemorações deste Ano Internacional da Criança, no concelho do Sabugal, tiveram lugar no dia 11 de Junho, no Soito.

Ano Internacional Criança - Soito - 1979

João Aristides Duarte - «Memória, Memórias...»A organização foi da Câmara Municipal do Sabugal, presidida, à época pelo Dr. João Lopes, com a colaboração de várias pessoas do Soito.
A coordenação de todas as escolas do concelho (neste ano ainda havia tinham escola todas as freguesias e anexas do concelho) esteve a cargo do Professor Lucas que era o Delegado Escolar. Só professores eram perto de 90. Imagine-se, portanto, o número de alunos que teria o concelho do Sabugal, nesta época. Também participaram crianças e professores das escolas espanholas de Valverde del Fresno, Navasfrias e Eljas.
As comemorações decorreram nas Eiras (perto do local onde se situam, hoje, os Bombeiros), tendo as crianças desfilado, da parte da manhã, desde a Cristalina até esse local.
Na fotografia (retirada, com vénia, do arquivo on-line do sr. Carlos Alberto da Conceição) pode ver-se um aspecto desse desfile, na actual Avenida S. Cristóvão. Cada grupo de crianças de cada localidade levava um cartaz com o nome da sua terra.
Na Avenida S. Cristóvão havia, também, diversas faixas penduradas, saudando os participantes. Nas Eiras foi montado um palco, onde se realizou uma missa campal, após o que foi servido um almoço para todas as crianças e professores. O almoço foi custeado pelas empresas e comerciantes do Soito. Da parte da tarde, no palco, actuaram a Banda Filarmónica de Vale de Azares e a Banda Filarmónica da Bendada (que já tinham desfilado junto com as crianças), para além de um grupo circense para animar a criançada.
Nas instalações do actual Centro Cultural do Soito (também nas Eiras), na época conhecido como o Pavilhão Gimnodesportivo, actuou a Orquestra Ligeira da Covilhã. Nunca o Soito conheceu um tão grande ajuntamento de crianças, como nesse ano. Como o Soito ainda não possuía Bombeiros foram os «soldados da paz» do Sabugal que trouxeram uma ambulância e montaram uma tenda, para atenderem algum caso de insolação ou outro problema de saúde que pudesse surgir, já que estava muito calor.
«Memória, Memórias…», crónica de João Aristides Duarte

(Deputado da Assembleia Municipal do Sabugal)
akapunkrural@gmail.com

2 Responses to Ano Internacional da Criança – Soito (1979)

  1. anonimo diz:

    era o tempo em que o sabugal era sabugal e o soito era soito tempos passados

  2. graçabatista diz:

    E eu também lá estava com as crianças do Centro Infantil Riba Côa.

Deixar uma resposta