No dia 6 de Julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com início às 16:30 horas e com a presença de uma dúzia de criadores de gado caprino e três presidentes de Junta de Freguesia – Foios, Soito e Aldeia do Bispo – o Presidente António Robalo, acompanhado do vereador Ernesto Cunha e do Veterinário Martinho, deu início à sessão cumprimentando e agradecendo a presença de todos.
O Presidente António Robalo deu a palavra a todas as pessoas que pretenderam falar para apresentarem os problemas e alguns pontos de vista tendentes à resolução dos mesmos.
A maioria dos intervenientes falaram do baixo preço do leite. É, na verdade, uma vergonha o preço praticado com esse precioso líquido. O preço tem rondado os 30 ou 40 cêntimos que é, de facto, uma provocação a quem persiste desenvolver a actividade.
Houve quem tivesse afirmado que durante largos anos o preço do leite esteve muito próximo do preço do vinho mas a força deste fê-lo disparar para os preços que todos conhecemos.
Tanto o Presidente Robalo como o experiente e conhecedor Dr. Veterinário Martinho iam ouvindo e dando as achegas julgadas convenientes. As intervenções foram sempre com ideias de força e ânimo para quem desenvolve a actividade.
Todos os participantes na reunião têm plena consciência de que a actividade atravessa tempos muito difíceis. Os poucos pastores que ainda resistem estão, francamente, cansados, desanimados e sem substitutos à vista.
O baixo preço do leite, a proibição de se poder fazer o bom queijo e de se poderem abater os cabritos são convites ao desânimo e à desistência.
Mas como dos fracos não reza a história agradou-me a intervenção do Presidente Robalo que rapidamente verificou que é urgente criar mais algumas queijarias no nosso concelho. Foi dito que a queijaria de Malcata está encerrada e que não tem capacidade para transformar mais de trezentos litros de leite o que é manifestamente pouco.
Disseram que a queijaria que se encontra sedeada na localidade da Quarta-Feira tem funcionado muito bem mas que também está no auge da sua produção.
Na qualidade de autarca congratulo-me com a vontade política manifestada pelo Sr. Presidente António Robalo para a criação de mais algumas queijarias.
Eu, depois da dita reunião, conversei com os pastores dos Foios – seis – e verifiquei que todos eles entenderam que a criação de uma queijaria é absolutamente imperiosa.
Tenho plena consciência da excelente qualidade de queijo que todos os dias se produzem nos Foios. A procura é enorme e sei que esta actividade tem também um enorme peso na economia local. O queijo, a castanha e o feno ajudam a viver um razoável número de famílias.
Aproveito então a boa vontade manifestada pelo Presidente António Robalo para lhe transmitir que a Junta de Freguesia de Foios, amanhã, quarta feira, já se põe em campo para poder negociar uma tapada onde a dita a ambicionada queijaria possa vir a ser implantada.
Que surja esta e outras mais, são os meus sinceros votos.
Vamos a isso, Sr. Presidente. Conte connosco porque nós também contamos consigo.
Alma até Almeida. Viva o progresso!
:: ::
«Nascente do Côa», crónica de José Manuel Campos
(Fojeiro)
Leave a Reply